O Mistério da Ascensão e o legado de Cristo à Igreja

Frei Gustavo Medella

Jesus Cristo, Verbo Eterno do Pai, permanece vivo no seio do seu povo e no coração de cada batizado e batizada. Neste Domingo da Ascensão, a Igreja celebra a conclusão do percurso histórico do Cristo para o início de sua presença viva e atuante naqueles que aderem a seu projeto. O envio missionário apresentado no Evangelho deste Domingo (Mt 16,15-20) é a instrução clara de Jesus confiando a seus a continuidade da missão de anunciar a Boa-Nova a todos os povos de todos os tempos. Sem abandonar a Igreja, Jesus delega a Ela a tarefa de torná-lo presente em cada contexto, especialmente naqueles onde a cruz continua a pesar nos ombros dos prediletos do Senhor.

Anunciar a Boa-Nova significa levar, com a Palavra e a Ação, consolação aos aflitos, esperança aos desanimados e suscitar nos corações a capacidade de se tornarem solidários e solícitos aos dramas humanos. Agir em consonância com a lógica da Boa Notícia significa, portanto, assumir a responsabilidade de ser presença encarnada do Cristo na vida da humanidade. Verdadeira atualização realizada na carne daqueles que se colocam a serviço de curar as feridas que ardem no corpo e na alma de tantos irmãos e irmãs. Seguir adiante nesta tarefa é a razão de ser da Missão da Igreja e de cada cristão.  É caminho certo de realização plena para quem se deixa de fato guiar pela Luz que o Ressuscitado continua a oferecer, revelando que Deus ama o seu povo com amor materno.

O Dia das Mães, providencialmente celebrado na data em que se recorda a Festa de Nossa Senhora de Fátima, é momento de pedir à “Mãezinha do Céu” que seus olhos plenos de maternidade amorosa gerem reflexos que inspirem aos cristãos o amor–entrega tão necessário nos tempos atuais. Também ao recordar os 130 anos de Assinatura da Lei Áurea que, em tese, marcou o fim da Escravidão no Brasil, a Igreja se empenhe de maneira visceral na luta contra todo racismo e toda injustiça social, condição indispensável para manter-se fiel e obediente à Missão confiada pelo Mestre que hoje sobe aos céus. E que, no Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Povo de Deus busque comprometer-se com a promoção da verdade, do diálogo, da justiça e da paz.

rodape-medella