Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Sorocaba

Fraternidade
Bom Jesus dos Aflitos

Rua Péricles Pilar, 80
Sorocaba – SP
CEP. 18020-100

Tel.: (15) 3232-2020 (Paróquia Bom Jesus)
(15) 3227-5979 (Paróquia Santo Antônio)
E-mail: paroquiabja@yahoo.com.br (Paróquia Bom Jesus)
secretaria@santoantoniosorocaba.com.br (Paróquia Santo Antônio)
Web: Paróquia Bom Jesus
facebook.com/bomjesus1926
instagram.com/bomjesus1926/
youtube.com/channel/UCeHhcZPGscMzFEBaD1HZF8w

Arquidiocese de Sorocaba

A FRATERNIDADE:

Benedito Geraldo Gomes Gonçalves pároco Bom Jesus
Gilberto Marcos Sessino Piscitelli guardião, ecôn., pároco Sto. Antônio e assist. OFS
José Raimundo de Souza vig. casa, vig. par., anim. SAV e JPIC local e assist. OFS
Rozântimo Antunes Costa a serv. evang.

EXPEDIENTE:

Paróquia Bom Jesus dos Aflitos

Tel.: (15) 3232-2020 / 3327-6008
E-mail: paroquiabja@yahoo.com.br
Facebook: https://fb.com/bomjesus1926

Secretaria:

Terça a sexta: 8h às 12h e 13h às 17h
Sábado: 8h às 12h

Missas:

Terça-feira: 15h e 19h
Quarta a sexta-feira: 19h
Sábado: 18h
Domingo: 7h, 10h e 19h

Confissões:

Terça a sábado: 9h às 11h
Quinta e sexta 9h às 11h e 14h30 às 17h

Paróquia Santo Antônio

Praça Joaquim E. Arruda, 181 – Árvore Grande
CEP 18013-130 – Sorocaba – SP

Tel.: (15) 3227-5979
Web: facebook.com/paroquiasantoantoniosorocaba
instagram.com/santoantoniosorocaba/
youtube.com/channel/UCTNPUyPRR07cV_0U8MWphQA

Secretaria:

Terça a sexta: 8h às 12h e 13h às 17h
Sábado e segunda: 8h às 12h

Missas:

Terça e sexta: 19h
Sábados: 19h
Domingos: 10h e 19h

Sábado: 9h às 10h – Adoração ao Santíssimo

Confissões (ligar para agendar):

Terça a sexta: 9h às 11h

História

Segundo o Livro I do Tombo da Paróquia, datado de 6 de agosto de 1926, a cidade de Sorocaba estava crescendo muito e os “habitantes dos “Além Ponte”, ou seja, além do rio Sorocaba que banha a cidade, tinham dificuldades de ir à Catedral devido à distância.

Preocupado com essa situação, o então bispo diocesano, Dom José Carlos de Aguirre, encarregou o Pe. Antônio Francisco Cangro, coadjutor da Catedral, da construção de uma capela provisória, onde pudessem celebrar os ofícios religiosos. Resolveu-se construir a capela provisória num terreno doado pelo sr. Alberto Kenworty (residente nesse tempo em Barueri), há uns 500 metros da igreja atual. Terminada a construção da capela, o então bispo criou a nova paróquia no dia 6 de agosto de 1926, dia em que se celebra a Festa do Senhor Bom Jesus, padroeiro da nova igreja.

“Assim, pela manhã do dia 6 de agosto de 1944, celebrou-se a última missa na antiga capela provisória e, às 10 horas, transladaram o Santíssimo Sacramento para sua nova morada na nova igreja, em grandiosa e comovente procissão. Apesar da preocupação material da construção do novo templo, os frades realmente desenvolveram um verdadeiro e apostólico trabalho pastoral, atendendo regularmente a mais de 15 comunidades, entendendo que havia apenas duas paróquias nesse tempo em Sorocaba: a da Catedral e a dos Franciscanos”, escreve Frei Antônio Andrietta.

Presença franciscana

Os primeiros franciscanos na cidade foram Frei Conrado Schiwiora e Frei Zeno Kohr, que chegaram por volta do Natal de 1936.

Segundo o historiador Aluísio de Almeida, em artigo no “Diário de Sorocaba”, por ocasião do cinquentenário do Bom Jesus, Dom Aguirre deu-lhes todo o curato de Votorantim e a pequena capela de Santa Rita para exercerem o seu ministério. A sede de sua comum residência era em Santa Rita, numa chácara generosamente doada a eles pelo major Abílio Antunes Soares, depois comendados da Santa Sé. Oficialmente, o pároco de Votorantim era o próprio superior, frei Conrado, mas quem residiu no Votorantim foi frei Zeno, que viveu entre os operários das fábricas. A ida de Frei Conrado para o Bom Jesus é de 24 de dezembro de 1937.

Em janeiro de 1941 chegou o vigário frei Eugênio Becker. Ele resolveu com a aprovação de Dom Aguire, construir a igreja definitiva no local melhor, mais central, da rua cel. Nogueira Padilha. A primeira pedra da nova igreja do Bom Jesus foi a 9 de abril de 1942. Frei Eugênio Becker, que já tinha sido pároco antes, voltou para ficar de 1952 a 1959 e terminou as obras da Igreja, inclusive a torre inaugurada em 1956 ou 1957. Frei Eugênio, neste período, iniciou a construção das igrejas de São Francisco de Assis e de Santo Antônio, acompanhando o desenvolvimento respectivamente, da Vila Assis e da Vila Barcelona.

A imagem

A imagem do Bom Jesus é do século XVIII e também servia na Catedral para a tradicional procissão do fogaréu ou do Senhor preso, em que as pessoas, quase só homens, andavam correndo com a imagem no andor depois do lava-pés da 5ª Feira Santa, para imitar aquele gesto da Paixão.´

Paróquia Santo Antônio

Começou a ser criada por iniciativa de Frei Eugênio Becker na década de 50, na antiga capelinha de Santo Antônio, Árvore Grande, onde Frei Achilles reunia seu pequenino rebanho.

Depois de muitas lutas, conseguiu-se a doação do terreno. No dia 11 de outubro de 1964 foi lançada a pedra fundamental e iniciada a construção da atual igreja matriz.

Graças ao esforço de Frei Achilles e de grandes colaboradores, a construção seguiu em ritmo acelerado. No dia 11 de outubro de 1970 foi elevada à condição de Paróquia, oficiada por D. Melhado Campos, que na mesma ocasião deu posse ao seu primeiro pároco, Frei Achilles, que permaneceu até seu falecimento em 1986.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy paid course