Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Meditação diária

abril/2024

  • Diálogo Social

    O diálogo social autêntico inclui a capacidade de respeitar o ponto de vista do outro, admitindo a possibilidade de que nele contenha convicções ou interesses legítimos. A partir da própria identidade, o outro tem uma contribuição a fazer, e é desejável que aprofunde e exponha sua posição para que o debate público seja ainda mais completo. Sem dúvida, quando uma pessoa ou um grupo é coerente com o que pensa, adere firmemente a valores e convicções e desenvolve um pensamento, isso , de uma maneira ou outra beneficiar a sociedade; mas isso só pode ocorrer realmente à medida que tal desenvolvimento acontecer no diálogo genuíno e na abertura aos outros.

    Papa FranciscoCarta Encíclica Fratelli Tutti

  • Crer no amor de Deus

    Quantas vezes nos vimos diante do sofrimento, das angústias e do medo de pessoas que nos cercam… Quando nosso coração se consome na dor do outro, somo convidados sempre a crer no amor impossível de Deus que vence todas batalhas, e que está sempre conosco.

    Emio Marcos de Oliveira Crer no Deus do Amor

  • Desperdício da criação

    Esquece-se que «o homem não é apenas uma liberdade que se cria por si própria. O homem não se cria a si mesmo. Ele é espírito e vontade, mas é também natureza». Com paterna solicitude, convidou-nos a reconhecer que a criação resulta comprometida «onde nós mesmos somos a última instância, onde o conjunto é simplesmente nossa propriedade e onde o consumimos somente para nós mesmos. E o desperdício da criação começa onde já não reconhecemos qualquer instância acima de nós, mas vemo-nos unicamente a nós mesmos».

    Papa FranciscoCarta Encíclica Laudato Si’

  • Raiva e o encontro com Deus

    Através da minha raiva eu entro em contato com a fonte das minhas energias, na qual o próprio espirito de Deus brota em mim. É desta forma que minha raiva me conduz ao Deus, que pode me dar vida. A raiva se defende contra tudo quanto gostaria de tirar de mim a vida de Deus. Onde está o maior dos meus problemas, ali está também meu tesouro. É ali que eu entro em contato com minha verdadeira essência. É ali que alguma coisa poderá ganhar vida e desabrochar.

    Anselm GrünO céu começa em você. A sabedoria dos padres do deserto para hoje

  • Somos natureza

    Se nos aproximarmos da natureza e do meio ambiente sem esta abertura para a admiração e o encanto, se deixarmos de falar a língua da fraternidade e da beleza na nossa relação com o mundo, então as nossas atitudes serão as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, incapaz de pôr um limite aos seus interesses imediatos. Pelo contrário, se nos sentirmos intimamente unidos a tudo o que existe, então brotarão de modo espontâneo a sobriedade e a solicitude. A pobreza e a austeridade de São Francisco não eram simplesmente um ascetismo exterior, mas algo de mais radical: uma renúncia a fazer da realidade um mero objeto de uso e domínio.

    Papa Francisco – Carta Encíclica Laudato Si’

  • Desenvolvimento e dignidade

    O desenvolvimento não deve orientar-se para a acumulação sempre maior de poucos, mas há de assegurar «os direitos humanos, pessoais e sociais, económicos e políticos, incluindo os direitos das nações e dos povos». O direito de alguns à liberdade de empresa ou de mercado não pode estar acima dos direitos dos povos e da dignidade dos pobres; nem acima do respeito pelo ambiente, pois «quem possui uma parte é apenas para a administrar em benefício de todos».

    Papa Francisco Carta Encíclica Fratelli tutti

  • Palavra e atualidade

    Muitas vezes corremos o risco de colocar o relato bíblico no passado, e nos esquecemos da presença divina em nós, mesmo quando estamos diante de um mar de problemas, tendo às nossas costas um exército de dificuldades. O amor impossível continua abrir o mar. Continua a iluminar a noite escura para que possamos prosseguir, mas Deus não nos violenta, não entra em nossa história se o coração estiver fechado.

    Emio Marcos de Oliveira Crer no Deus do Amor

  • Encontros únicos

    Cada encontro na vida é um acontecimento único, jamais se repete. Ele deixa em nós uma lembrança. Um encontro de amor deixa a dor da saudade; um de dor, a lembrança da tristeza. É tão misteriosa a vida do coração humano… sofre a dor da saudade, ao mesmo tempo que sente saudade da dor.

    Frei Anselmo Fracasso, OFM  – A criança e a dor nos dão lições de amor. Vivências de ternura

  • Silêncio necessário

    O cansaço e a fadiga da vida, o desespero da dor e a angústia causada pelas derrotas sofridas levam-me a procurar o silêncio da solidão. O silêncio é sempre eloquente, e eu queria ouvir a voz da solidão, próximo ao marulho das ondas do mar.

    Frei Anselmo Fracasso, OFM  – A criança e a dor nos dão lições de amor. Vivências de ternura

  • Encantamentos da vida

    Tal como acontece a uma pessoa quando se enamora por outra, a reação de Francisco, sempre que olhava o sol, a lua ou os minúsculos animais, era cantar, envolvendo no seu louvor todas as outras criaturas. Entrava em comunicação com toda a criação, chegando mesmo a pregar às flores «convidando-as a louvar o Senhor, como se gozassem do dom da razão». A sua reação ultrapassava de longe uma mera avaliação intelectual ou um cálculo económico, porque, para ele, qualquer criatura era uma irmã, unida a ele por laços de carinho. Por isso, sentia-se chamado a cuidar de tudo o que existe.

    Papa Francisco Carta Encíclica Laudato Si’

  • Autoconhecimento

    Conhecer a si mesmo é descobrir o desconhecido que está em nós e no outro. Não nos fecharmos e nem ao outro naquilo que conhecemos, já que nós somos e o outro é sempre mais do que tudo que podemos conhecer. Essa é a condição para que possamos viver bem juntos.

    Jean- Yves Leloup e Roberto Crema  – Dimensões do cuidar. Uma visão integral

  • Mudanças necessárias

    O clima é um bem comum, um bem de todos e para todos. A nível global, é um sistema complexo, que tem a ver com muitas condições essenciais para a vida humana. Há um consenso científico muito consistente, indicando que estamos perante um preocupante aquecimento do sistema climático. Nas últimas décadas, este aquecimento foi acompanhado por uma elevação constante do nível do mar, sendo difícil não o relacionar ainda com o aumento de acontecimentos meteorológicos extremos, embora não se possa atribuir uma causa cientificamente determinada a cada fenómeno particular. A humanidade é chamada a tomar consciência da necessidade de mudanças de estilos de vida, de produção e de consumo, para combater este aquecimento ou, pelo menos, as causas humanas que o produzem ou acentuam.

    Papa Francisco  – Carta Encíclica Laudato Si’

  • Mundo para todos

    O mundo existe para todos, porque todos nós, seres humanos, nascemos nesta terra com a mesma dignidade. As diferenças de cor, religião, capacidade, local de nascimento, lugar de residência e muitas outras não podem antepor-se nem ser usadas para justificar privilégios de alguns em detrimento dos direitos de todos. Por conseguinte, como comunidade, temos o dever de garantir que cada pessoa viva com dignidade e disponha de adequadas oportunidades para o seu desenvolvimento integral.

    Papa Francisco  – Carta Encíclica Fratelli tutti

  • Olhar atento às origens

    Toda a pretensão de cuidar e melhorar o mundo requer mudanças profundas «nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder, que hoje regem as sociedades». O progresso humano autêntico possui um carácter moral e pressupõe o pleno respeito pela pessoa humana, mas deve prestar atenção também ao mundo natural e «ter em conta a natureza de cada ser e as ligações mútuas entre todos, num sistema ordenado». Assim, a capacidade do ser humano de transformar a realidade deve desenvolver-se com base na doação originária das coisas por parte de Deus.

    Papa Francisco Carta Encíclica Laudato Si’

  • Gratuidade fraterna

    Quem não vive a gratuidade fraterna, transforma a sua existência num comércio cheio de ansiedade: está sempre a medir aquilo que dá e o que recebe em troca. Em contrapartida, Deus dá de graça, chegando ao ponto de ajudar mesmo os que não são fiéis e «fazer com que o Sol se levante sobre os bons e os maus» (Mt 5, 45). Por isso, Jesus recomenda: «Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita, a fim de que a tua esmola permaneça em segredo» (Mt 6, 3-4). Recebemos a vida de graça; não pagamos por ela. De igual modo, todos podemos dar sem esperar recompensa, fazer o bem sem pretender outro tanto da pessoa que ajudamos. É aquilo que Jesus dizia aos seus discípulos: «Recebestes de graça, dai de graça» (Mt 10, 8).

    Papa Francisco  – Carta Encíclica Fratelli tutti

  • Somos terra

    A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.

    Papa Francisco  – Carta Encíclica Laudato Si’

  • Ser bom e justo

    Ser bom e ser justo; o homem torna-se bom na medida em que se dedica à prática generosa do bem, e justo na proporção em que cultiva a justiça.

    Frei Anselmo Fracasso A arte de viver feliz

  • Cuidando do mundo

    Cuidar do mundo que nos rodeia e sustenta significa cuidar de nós mesmos. Mas precisamos de nos constituirmos como um “nós” que habita a Casa Comum. Tal cuidado não interessa aos poderes econômicos que necessitam de um ganho rápido. Frequentemente as vozes que se levantam em defesa do ambiente são silenciadas ou ridicularizadas, disfarçando de racionalidade o que não passa de interesses particulares. Nesta cultura que estamos desenvolvendo, vazia, fixada no imediato e sem um projeto comum, “é possível que, perante o esgotamento de alguns recursos, se vá criando um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas sob nobres reivindicações”.

    Papa Francisco – Carta Encíclica Fratelli tutti

  • Doses de amor

    Colocar uma grande dose de amor em tudo que fazemos faz com que nossas obras se tornem mais preciosas; pôr muito amor em tudo que damos faz com que a dádiva se torne mais rica.

    Frei Anselmo Fracasso A arte de viver feliz

  • Força do bem

    Todo o bem se valoriza na riqueza do amor; o amor faz com que as coisas materialmente pequenas se tornem espiritualmente grandes.

    Frei Anselmo Fracasso A arte de viver feliz

  • Guerra e interesses

    As guerras, os atentados, as perseguições por motivos raciais ou religiosos e tantas afrontas contra a dignidade humana são julgados de maneira diferente, dependendo de convirem ou não a certos interesses fundamentalmente econômicos: o que é verdade quando convém a uma pessoa poderosa, deixa de ser quando já não a beneficia mais. Estas situações de violência vão-se “multiplicando cruelmente em muitas regiões do mundo, a ponto de assumir os contornos daquela que se poderia chamar uma “terceira guerra mundial por pedaços”.

    Papa FranciscoCarta Encíclica Fratelli tutti

  • Flores e espinhos

    Viver semeando o bem por onde passamos e por onde outros passarão amanhã. Quem faz o bem se enriquece com as boas obras que realiza; quem faz o mal torna-se vítima da própria maldade. Ao praticar o bem colhemos as flores da alegria; ao fazer o mal colhemos espinhos da tristeza. O bem não traz remorso.

    Frei Anselmo FracassoA arte de viver feliz

  • Salve-se quem puder?

    Se não conseguirmos recuperar a paixão compartilhada por uma comunidade de pertença e solidariedade, à qual saibamos destinar tempo, esforço e bens, desabará ruinosamente a ilusão global que nos engana e deixará muitos à mercê da angústia e do vazio. Além disso, não se deveria ignorar, ingenuamente, que “a obsessão por um estilo de vida consumista, sobretudo quando poucos têm possibilidades de o manter, só poderá provocar violência e destruição recíproca”. O princípio do “salve-se quem puder” se traduzirá rapidamente no lema “todos contra todos”, e isso será pior que uma pandemia.

    Papa FranciscoCarta Encíclica Fratelli tutti

  • Primeiro passo

    A decisão e a coragem de começar uma obra é o ponto de partida para sua realização, assim como dar o primeiro passo representa o início de uma grande caminhada que pretendemos fazer.

    Frei Anselmo Fracasso A arte de viver feliz

  • Realização e frustração

    A alegria da realização é o prêmio daqueles que fazem com grande amor tudo que pode. A tristeza da frustração é o fruto amargo que colhem aqueles que nada fazem, que agem sem amor ou que desejam alcançar o impossível.

    Frei Anselmo FracassoA arte de viver feliz

  • Viver com dignidade

    Muitas vezes constata-se que, de fato, os direitos humanos não são iguais para todos. O respeito a esses direitos “é condição preliminar para o próprio progresso econômico e social de um país. Quando a dignidade do homem é respeitada e os seus direitos são reconhecidos e garantidos, florescem também a criatividade e a audácia, podendo a pessoa humana explanar suas inúmeras iniciativas a favor do bem comum”.

    Papa FranciscoCarta Encíclica Fratelli tutti

  • Grandeza humana

    A grandeza do homem não se mede pelo tamanho nem pela quantidade das obras que realiza, mas pela grandeza de alma com que as faz. Nada é mesquinho nem medíocre quando se vive e se age com grandeza do amor.

    Frei Anselmo Fracasso – A arte de viver feliz

  • Armadilhas do mal

    A solidão, os medos e a insegurança de tantas pessoas que se sentem abandonadas pelo sistema, fazem com que se crie um terreno fértil para as máfias. Com efeito, ele se impõe, apresentando-se como “protetor” dos esquecidos, muitas vezes por meio de vários tipos de ajuda, enquanto persegue seus interesses criminosos. Há uma pedagogia tipicamente mafiosa que, com um falso espírito comunitário, cria laços de dependência e subordinação, dos quais é muito difícil libertar-se.

    Papa FranciscoCarta Encíclica Fratelli tutti

  • Ser melhor

    O homem torna-se melhor de acordo com o esforço que faz para praticar o bem, e torna-se justo na medida em que se empenha para realizar a justiça.

    Frei Anselmo FracassoA arte de viver feliz

  • Riscos dos fanatismos

    Deve-se reconhecer que os fanatismos, os quais induzem a destruir os outros, são protagonizados também por pessoas religiosas, sem excluir os cristãos, que podem “fazer parte de redes de violência verbal através da internet e vários fóruns ou espaços de intercâmbio digital. Mesmo nos meios de comunicação católicos, é possível ultrapassar os limites, tolerando-se a difamação e a calúnia e parecendo excluir qualquer ética e respeito pela fama alheia”. Agindo assim, qual contribuição se dá para a fraternidade que o Pai comum nos propõe?

    Papa FranciscoCarta Encíclica Fratelli tutti