Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Luzerna

Fraternidade
São João Batista

Rua Rui Barbosa, 160
CEP. 89609-000
Luzerna – SC

Tel.: (49) 3523-1085
E-mail: fraterluz@softline.com.br
Web: facebook.com/Paroquia-Sao-Joao-Batista-de-Luzerna-SC-809938482686123/

Diocese de Joaçaba

A FRATERNIDADE:

Frei Léo Severino Schmidt vigário paroquial
Frei Luiz Toigo vigário da casa, vigário paroquial e animador do SAV e JPIC local
Frei Nolvi Dalla Costa guardião, ecônomo e pároco

PADROEIRO
São João Batista

Secretaria:
Segunda a sexta-feira: 8h15 às 12h e 14h às 17h45
Sábados: 8h às 11h30

Missas na Matriz:
Terças: 19h30
Sextas: 16h30
Sábados: 19h
Domingos: 8h30 e 19h (1° domingo do mês)

Comunidades atendidas em 4 municípios pelos frades da paróquia:

Linha do Estreito (São Roque); Barreirão (São Paulo); Caetano Branco (São Paulo); Estação Luzerna (N.Sra. Aparecida); Linha Bonita (Santo Antônio); Linha do Cedro (São Silvestre);  Linha Germano (Santa Izabel da Hungria); Linha Grafunda (Santo Antônio); Linha Limeira (N. Sra. da Salete); Linha Triângulo (São Sebastião); Nova Estrela (Santo Antônio); Capitel (N.Sra. do Perpétuo Socorro); Roça Grande (N. Sra. Aparecida); Linha Santa Terezinha (Santa Terezinha); Sede Belém (Menino Deus); Sede Sarandi (Sagrado Coração de Jesus); Vila Kennedy (N. Sra. dos Navegantes); Bairro São João Bosco (São João Bosco); Portal das Flores (Nossa Senhora Aparecida); e Loteamento Laske.

Histórico

A cidade de Luzerna nasceu no começo do século. A margem direita do Rio do Peixe, onde ficava a colônia Bom Retiro, e a margem esquerda, onde passavam os trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande do Sul, formavam o território da Fazenda Bom Retiro, propriedade do casal Amabele e Adelino Sassi. Mais tarde, a colônia foi vendida para o engenheiro alemão Henrique Hacker, que em 1915 fez loteamentos do imóvel – cerca de 900 -, e tornou-se o fundador da Vila de Bom Retiro, que depois ganhou o nome de Luzerna.

Mas para doar terras, ele condicionou ao fato de ter sacerdotes no local. Os colonos se mobilizaram para conseguir atendimento religioso permanente. A primeira igreja, contudo, foi construída entre 1923 e 1925, quando era atendida por Frei Osvaldo Schlenger, residente em Palmas, no Paraná. Em seguida, em 1925, veio Frei Roque Sampaio; de 1926 a 1931, Frei Humberto Zeller; e 1932, Frei Rogério Neuhaus e Frei Damião Wolf. Frei Rogério veio da Alemanha em 1891, quando partiu a segunda expedição de frades missionários para restaurar a Província da Imaculada.

A Paróquia de São João Batista foi criada no dia 6 de outubro de 1935, quando, às 10 horas, frei Pio Falker e Frei João Evangelista Reinert se apresentaram na então Vila de Bom Retiro. O primeiro como encarregado do Bispo Diocesano, Dom Daniel Hostin, e o segundo como o primeiro vigário da nova paróquia.

Logo em seguida, em 1937, chegaram a Luzerna as Irmãs Franciscanas de Bonlanden para trabalharem na educação dos filhos dos colonos e na formação religiosa através do trabalho apostólico na paróquia.

Na Páscoa do dia 28 de março foi inaugurado o Colégio Imaculada Conceição. As irmãs ficaram em Luzerna até 1996.

Em 1941, era fundado o Seminário São João Batista. Desde esta data, o seminário funcionou com seminaristas menores no 1° grau até o ano de 1994, onde por um ano ficou fechado, reabrindo no ano de 1996 para o aspirantado de vocações adultas.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course