Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Juventudes

Em 2011, o Secretariado Provincial para a Evangelização realizou  um encontro com 76 jovens procedentes de todas as Frentes de Evangelização. “Para nossa alegria, entre tantas outras questões, os jovens falaram dos seus anseios e medos, de como gostariam que fossem vistos pela Igreja, do seu protagonismo na formação dos próprios jovens, daquilo que poderia ser uma orientação sadia para as juventudes no mundo de hoje”, afirma Frei Fidêncio, Ministro Provincial.

Frei Toni Michels relembra que a motivação inicial para o encontro era a preparação da delegação da Província para o Encontro Nacional de Jovens, promovido pelo Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão (Sifem), que aconteceu no Santuário de Canindé (CE) e também uma resposta aos apelos do Congresso Missionário Franciscano realizado em 2008, em Córdoba, Argentina, quando a Ordem dos Frades Menores pediu uma maior aproximação entre os frades e os jovens.

Desde então, surgiu uma bonita aproximação com os jovens. Em janeiro de 2014, 36 jovens foram convidados a viver uma experiência de superação e desprendimento, caminhando em 2 dias cerca de 60km, de Taubaté a Guaratinguetá (SP). Desde então, as Caminhadas Franciscanas da Juventude tornaram-se uma atividade assumida pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional), reunindo nas sete edições mais de 3.000 pessoas, em todo o território da Província. Além dos participantes, milhares de pessoas participam indiretamente, seja na acolhida dos jovens, nas comunidades e na organização da atividade. A última edição da Caminhada Franciscana da Juventude aconteceu na cidade de Curitibanos (SC).

IMG_9490

Peregrinos e Missionários

Além das Caminhadas, as Missões Franciscanas da Juventude, que teve sua primeira edição em 2014, foi outro momento de reunir os jovens da Província, desta vez para realizar uma experiência de encontro com o próximo. A primeira experiência aconteceu em 2014, no Seminário São Francisco, em Ituporanga (SC) e reuniu 90 pessoas. A primeira edição das Missões Franciscanas foi apenas para jovens dos estados do Paraná e Santa Catarina. Já a segunda edição, que aconteceu em Concórdia (SC), reuniu mais de 210 jovens dos cinco estados da Província. Na última edição, em 2020, realizada em Xaxim (SC), 800 jovens disseram sim ao apelo da Província para serem missionários. Na ocasião, foi realizada conjuntamente a terceira edição da Serata Laudato Si’, um evento  cultural da Ordem dos Frades Menores que promove a mensagem da Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da Casa Comum, escrita pelo Papa Francisco.

Além das atividades já consolidadas no trabalho com juventude, duas outras atividades nasceram a partir do desejo dos jovens de buscar e encontrar o desejo de Deus para suas vidas e conhecerem mais sobre a Espiritualidade Franciscana. Uma delas é o Acampamento Franciscano da Juventude e o Encontro de Formação Franciscana Alverne, organizado pelos próprios jovens, com apoio do SAV.

“O trabalho com os jovens não escolhe dia, hora ou local. Através das mídias sociais e dos meios de comunicação, a proximidade com a vida concreta de nossos jovens é muito intensa. Tenho consciência de que muitos deles procuram em nós, frades, um referencial para suas escolhas, decisões, buscas e inquietações. É uma grande alegria perceber a adesão cada vez maior de nossos frades, que participam, interagem, fazem amizades e se aproximam dos nossos jovens. Tudo isso me faz perceber o quanto a juventude também pode contribuir para a renovação de nossa vida franciscana. Sempre digo que toda essa movimentação nos motiva a darmos uma resposta atualizada e juvenil de nosso carisma”, afirma Frei Diego Melo, coordenador do SAV.

Em 2019, O Conselho Provincial de Juventudes definiu um Plano de Ação, que foi dividido em dois grupos de trabalho: Itinerário e formação.