Vocacional - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Pró-Vocações e Missões Franciscanas – PVF

Faça parte desta família, colabore com
as vocações e missões dos Franciscanos!

Caro benfeitor,

O Pró-Vocações e Missões Franciscanas é uma família que acredita e vibra com o sonho de São Francisco de Assis. Nossa proposta é convidar você a participar desta corrente de Paz e Bem, pois sua ajuda na formação dos futuros franciscanos garante que todos os projetos sociais, devocionais e missionários que são mantidos pelos frades continuem a ser realizados.

Aceitando colaborar com os franciscanos, você recebe um carnê que pode ser pago em qualquer rede bancária ou casa lotérica. Com ele, você pode colaborar quando quiser e com quanto puder. Não há valor determinado, por se tratar de doação espontânea.

A partir de 2017 é necessário o CPF do doador para emitir o carnê, portanto estamos pedindo que todos atualizem seus dados. Preencha o formulário abaixo, acrescentando o número do seu CPF ao seu cadastro. Aproveite para atualizar outros dados. Paz e Bem!

Loading

Apresentação

Ligado à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, com sede em São Paulo, este trabalho existe desde 1986 e tem como principal missão a divulgação do carisma franciscano e a manutenção das Casas de Formação desta Província, bem como a missão que os frades mantêm em Angola, através da Fundação Imaculada Mãe de Deus em Angola (FIMDA).

Quando se pensou em dar início a um projeto em prol das vocações, tinha-se em mente o desejo de valorizar e engajar, sobretudo o leigo, no acompanhamento e formação dos frades estudantes. A ideia de Frei Floriano Surian (idealizador do projeto) e de alguns leigos do Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, era justamente a de sensibilizar a todos de que as dificuldades concretas encontradas na formação dos futuros religiosos atingem toda a Igreja e são por isso responsabilidade de todos.

Hoje, o PVF conta com a colaboração de três funcionários e três frades, que se revezam no atendimento aos benfeitores, no envio de correspondências e e-mails, produção do boletim bimestral, atualização das redes sociais, na organização de retiros e encontros com os benfeitores, em romarias às cidades de Aparecida e Guaratinguetá, na elaboração de campanhas de evangelização e missão, entre outros.

Contamos atualmente com mais de 9 mil benfeitores espalhados por todo o Brasil e que são o coração, ou seja, a razão de todo este trabalho que hoje realizamos. Temos que expressar aqui nosso agradecimento aos nossos confrades de todas as Paróquias e Conventos que sempre acolheram e incentivaram o trabalho do Pró-Vocações entre seus paroquianos. Esta mútua ajuda é de extrema importância.


Venha você também participar conosco
deste trabalho em prol das vocações
e das missões franciscanas.

 

Para mais esclarecimentos,
ligue (11) 5576-7990
ou (11) 5576-7990 (whatsapp)
ou mande um e-mail para
pvf@franciscanos.org.br

Meirelles, Victor (1832 - 1903)
 	
Primeira Missa no Brasil , 1860
—leo sobre tela
268 x 356 cm
Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro, RJ)
Reprodu‹o fotogr‡fica Lula Rodrigues

História

No Brasil, os frades menores vieram com os descobridores, quando Frei Henrique de Coimbra celebrou a Primeira Missa nesta Terra de Santa Cruz. Mais tarde, depois da estabilização definitiva dos frades, criou-se a primeira Província do Brasil, a de Santo Antônio, de onde nasceu, no dia 15 de julho de 1675, a Província da Imaculada Conceição do Brasil, da qual fazemos parte.

A nova Província, contudo, passou por momentos difíceis, como em 1764, quando o Marquês de Pombal proibiu a admissão de noviços. Em 1777, Pombal caiu e os franciscanos voltaram a receber noviços. Mas em 1855, uma nova proibição deixou a Província com apenas um frade: Frei João do Amor Divino Costa, que residia no Rio de Janeiro.

Foi então que, em 1891, a Província Santa Cruz da Saxônia, na Alemanha, veio em socorro dos brasileiros. Chegaram a Santa Catarina os missionários Frei Amando Bahlmann, Frei Xisto Meiwes, Frei Humberto Themans e Frei Maurício Schmalor. Esta Província alemã enviou 206 franciscanos, entre religiosos e seminaristas, para restaurarem a Província de Santo Antônio e a da Imaculada Conceição.

IMG_0121

Como se estrutura a Província

Situada geograficamente no eixo Sul-Sudeste do Brasil – Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo – e na Missão de Angola, a Província da Imaculada Conceição é formada por 44 fraternidades. Todas as nossas atividades evangelizadoras estão distribuídas em casas de formação, paróquias, santuários, colégios, meios de comunicação, serviços sociais e missões.

primeira_feira_santa_clara

Das sementes aos frutos

O Pró-Vocações e Missões Franciscanas da forma como o conhecemos hoje, já tem mais de 30 anos de história, tendo sido fundado em 1986. Contudo, a primeira semente já tinha sido plantada em 1976 no Convento Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro. A iniciativa nasceu da sensibilidade do coração de uma terceira franciscana, Maria Arietta, e de Frei Floriano Surian, que sentiram a necessidade e a corresponsabilidade de fomentar a vocação religiosa, de forma prática, angariando recursos para ajudar seminaristas carentes. Os dois iniciam seu projeto através da venda de cartões desenhados por Frei Floriano, contudo, com o tempo as pessoas passaram a dar donativos também para as vocações.

Através da experiência do Rio de Janeiro, Frei Alberto Esteves apresenta o serviço a Província bem como a possibilidade de ampliar para os outros estados. Em 1986 é criado então, o Pró-Vocações Franciscanas com a missão de divulgar o carisma e a espiritualidade franciscana, angariar recursos para a sustentabilidade dos seminários e a formação dos frades estudantes.

Com o tempo, Frei Alberto sente a necessidade de alguém que esteja dedicado exclusivamente a este trabalho, a Província então nomeia como coordenador Frei Reynaldo Ameixeira para o Pró-Vocações e com o tempo também vieram Frei Edrian Pasini e Frei Antônio Andrietta.

Frei Reynaldo se mostra um grande empreendedor, de sua arte e dedicação surge o uma pequena lojinha chamada VOFRAN, produzindo materiais devocionais e vocacionais. Em 1987, lhe vem uma de suas grandes inspirações: a feira de Santa Clara. Todos os seminários participavam trazendo produtos feitos por eles: linguiça, mel, compotas, biscoitos, vinhos.

O Pró-Vocações se torna um grande aliado da animação vocacional, seja na confecção de materiais, seja no apoio financeiro. Neste mesmo ano, damos inicio à Exposição Franciscana de Presépios e a Feira de Natal, a repercussão é tão positiva que começa a se tornar uma tradição.

Em 1991, o Pró-Vocações ganha um grande reforço, Frei Mário Luiz Tagliari, que vem participar e fortalecer a equipe ao lado de Frei Reynaldo e Frei Severino. O projeto cresceu e precisava de espaço para se organizar. Por isso, em 1993 é celebrada a bênção das novas salas do Pró-Vocações Franciscanas, agora no térreo do convento São Francisco de Assis, dando condições de acolhermos cada vez melhor nossos benfeitores.

Com a saída de Frei Reynaldo, o Pró-Vocações precisava de reforço, o qual ocorreu em 1995 com a vinda de Frei Atílio Abati. Ele logo assumiu uma tarefa importante de zelo e cuidado aos benfeitores: responder às numerosas cartas que nos chegam. Papel este desempenhado com carinho por ele. Em 1997, a Província solicita ao Pró-Vocações que trabalhe também em prol das missões. Sendo assim, passa-se a chamar: Pró-Vocações e Missões Franciscanas. Frei Atílio Abati foi eleito animador das missões, com o objetivo de ser um elo entre a missão em Angola e o Brasil, bem como percorrer as comunidades apresentando o trabalho missionário. Um sonho teve condições de se concretizar em 1999, reunir um grande número de benfeitores para um momento de troca de experiências e religiosidade. Nascia o primeiro retiro de benfeitores no Seminário Santo Antônio em Agudos.

Em 2003, com uma nova equipe, Frei Airton da Rosa Oliveira e Frei Marcos Melo, começamos a intensificar nossa presença em vários estados, através de Romarias, cursos de espiritualidade e retiros. Em 2007, são retomadas às visitas a todas as comunidades franciscanas, bem como a implantação de um projeto pensado por Frei Reynaldo: os elos de união (representantes do PVF em suas comunidades). Neste mesmo período, houve uma grande parceria com o Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, com o intuito de transformá-lo em um espaço franciscano de acolhida aos romeiros que vinham conhecer o nosso primeiro santo do Brasil: Santo Antônio de Sant’Ana Galvão.

Hoje a equipe do Pró-Vocações tem como membros Frei Robson Luiz Scudela, Frei Alexandre Rohling e Jeâ Paulo Andrade, com a missão de recolher os frutos e semear para as futuras gerações.

primeira_feira_santa_clara_3

Fundamentos do PVF

O Pró-Vocações e Missões Franciscanas é um projeto de relacionamento entre as comunidades de fé e a vida religiosa; buscando perpetuar a presença franciscana. Os franciscanos participam nas comunidades, no atendimento espiritual e social, como testemunhas do Cristo.

Este trabalho consiste em apresentarmos às comunidades a co-responsabilidade de formar e preparar os futuros frades menores e convidar seus membros para participar e contribuir com a formação dos jovens que no futuro, estarão junto às comunidades assumindo a missão evangelizadora, motivados pelo trabalho apostólico e missionário dos franciscanos e seu modo de vida. Hoje buscamos cada vez estar mais perto dos benfeitores, seja em nossos encontros, retiros, romarias, boletins, cartões e redes sociais. Nossa intenção é transformar estes momentos em momentos que fortaleçam nossa fraternidade entre nossos benfeitores e nós frades.

Agenda

Frades

Frei Robson Luiz Scudela

Coordenador Pró-Vocações e Missões Franciscanas. É natural de Xaxim (SC). Nasceu no dia 27 de outubro de 1986 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 28 de dezembro de 2006. Fez profissão solene no dia 4 de janeiro de 2012 e ordenou-se sacerdote em 29 de outubro de 2016.

Frei Daniel Dellandrea

Natural de Ascurra (SC), Frei Daniel nasceu no dia 25 de janeiro de 1981. Vestiu o hábito franciscano, onde sua família reside, no dia 10 de janeiro de 2000. Fez a profissão solene no dia 2 de agosto de 2005. Foi ordenado presbítero no dia 18 de outubro de 2008. Frei Daniel também é Definidor Provincial.

Frei Jeâ Paulo Andrade

É natural de Imbuia, Santa Catarina. Nasceu no dia 21 de julho de 1986 e ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 8 de janeiro de 2005. Fez profissão solene no dia 2 de outubro de 2010 e ordenou-se sacerdote em 6 de julho de 2013. Frei Jeâ também é Animador do SAV Provincial.

Frei Gabriel Dellandrea

Natural de Timbó (SC), Frei Gabriel nasceu no dia 7 de outubro de 1994. Vestiu o hábito franciscano em janeiro de 2013, em Rodeio (SC). Fez sua profissão solene no dia 8 de setembro de 2019. Concluiu a Teologia em 2021. Frei Gabriel também é Animador do SAV Provincial.

Onde estamos

Rua Borges Lagoa, 1209 – A
Vila Clementino
São Paulo – SP
CEP. 04038-033

Próximo ao metrô Hospital São Paulo


 

(11) 5576-7990

 

(11) 5576-7990

 

 pvf@franciscanos.org.br

Intenções de Missas



    * campos obrigatórios.