Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Comunicação

Comunicação

Contexto histórico

A presença da Comunicação sempre preocupou a Província da Imaculada, como parte integrante de seus programas pastorais, mas sempre em função de escola e evangelização. Basta lembrar que, em março de 1901, foi fundada a Tipografia da Escola Gratuita São José, futura Editora Vozes, que começou numa cela do convento. Em maio de 1902, fundou-se em Lages o jornal “Cruzeiro do Sul” e uma pequena tipografia, que funcionou nas dependências do convento. Em fins de maio do mesmo ano de 1902, nasceu em Curitiba o periódico “Der Kompass”. Pouco depois nasceu em Rodeio “L’Amico”.

Os jornais de Rodeio, Lages e Curitiba não apareceram por acaso. Foi uma decisão tomada em capítulo, na Alemanha, para fazer frente ao avanço das ideias de inspiração positivista. Em julho de 1907, os franciscanos criaram a revista “Vozes de Petrópolis”, publicação que teria uma longa e extraordinária história entre os intelectuais, professores e colégios católicos do Brasil. As outras revistas e publicações editadas pela Vozes começam a aparecer nos anos 40: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus (1940), REB (1941), Grande Sinal (1946), SEDOC (1968), sem esquecer o Centro Radiofônico Franciscano, depois chamado Centro Informativo Católico, que, a partir de Petrópolis, fornecia notícias semanais a rádios e jornais do interior.

A primeira emissão de rádio no Brasil data de setembro de 1922. Em 1957, começa a linda e fecunda história da Rádio Celinauta em Pato Branco. Já em 1967 pediu-se sinal para uma televisão, o que só se concretizou em 1987, com a fundação da TV Sudoeste. Em Curitibanos nasce a Rádio Coroado, comprovada pela Província em 1966. Depois do rádio e TV, o maior avanço da humanidade, até hoje, relacionado à comunicação foi a Internet. Ela começou tímida na década de 1960 nas universidades americanas e atualmente é a maneira mais rápida e prática de comunicação. Internet, aqui considerada não somente como a rede que liga redes de computadores, mas como uma ferramenta deveras importante que construiu um novo conceito de sociedade, é a protagonista das mais importantes criações do século XX, principalmente por contribuir para a instauração de um novo estágio sociocultural. Em 1996 surge a maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais: UOL. Em 1997, o Pró-Vocações e Missões lança o primeiro site na Província, uma espécie de piloto para o site institucional da Província: franciscanos.org.br. Em 2010, entra no ar a TV Franciscanos. Desde 2013, esta Frente realiza encontros provinciais com o objetivo de ser ocasião de encontro entre leigos e frades envolvidos com o trabalho da comunicação propriamente dita e também nas outras Frentes.

Além das iniciativas institucionais, há de se destacar o trabalho realizado nas paróquias ou em outras presenças, por frades individualmente ou também por grupos, como programas de rádio e TV, boletins, artigos em jornal e revistas, blogs, sites e presença em redes sociais.

Presença

A presença no mundo da comunicação não pressupõe apenas o uso dos meios, mas também o esforço de viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo neste novo ambiente (cf. Bento XVI em “Redes Sociais, portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. Mensagem para o 47º Dia Mundial das Comunicações).

“Pensem a comunicação para fazer parte da sua própria ação, não pensem na comunicação apenas para divulgar. Meio de comunicação não é alto falante, que serve apenas para ampliar a voz. Tenham a comunicação como uma aliada no dia a dia de vocês.

Ajude a gente a garimpar boas histórias de vida, bons exemplos de pessoas, de projetos, de coisas que estão acontecendo ali. Quem muda o mundo sou eu a partir da ação do Espírito Santo, da inspiração divina. Pastoral que perde a mística vira agente de ação social. Pastoral que se fecha ao espírito, perde o seu compromisso cristão. É preciso equilíbrio entre a mística e a ação social. Tanto pastoral como movimento social devem ter claro que nós temos que convidar pessoas, não para ser plateia, mas já sair com uma ação concreta a ser realizada. O que move as pessoas é o sentido da ação”, Elson Faxina, no 2º Encontro da Frente de Comunicação.

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