Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Educação

Educação

Contexto histórico

“Os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, desde seus inícios, sempre investiram na educação, num trabalho conjunto com a evangelização. São herdeiros de uma inegável e rica história na área da educação, desde os tempos mais antigos aos mais recentes. É sabido que os franciscanos restauradores da Província, no início do século XX, primeiro procuravam levantar a escola paroquial e só depois a matriz. Foram muitas as escolas paroquiais criadas pelos franciscanos como nucleadoras da comunidade e fontes de evangelização” (Clarêncio Neotti, “Uma palavra de introdução, em Provínicia da Imaculada Conceição do Brasil, 1985).

A presença dos frades nas escolas era acompanhada pela produção de cartilhas e livros didáticos, inicialmente impressos na pequena gráfica São José hoje Editora Vozes. Estes primeiros materiais, endereçados aos alunos da Escola Gratuita São José, em Petrópolis, logo se espalharam  para outros colégios, sendo comercializados para todas as regiões do país até  segunda metade do século passado.

A presença dos frades na educação foi igualmente notória nos seminários (Luzerna, Rio Negro, Agudos, Ituporanga, Rodeio, entre outros) e nos institutos próprios: Filosofia em Curitiba e Teologia, em Petrópolis. Hoje, os cursos de Filosofia e Teologia atendem a demanda de jovens frades da Província, de outras ordens e congregações e estão abertos à comunidade laical.

Há frades em outras instituições pertencentes à Província: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ) e Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF). Pela AFESBJ,  as unidades de Ensino Bom Jesus estão presentes nos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Pela  FAE, há a presença franciscana nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Blumenau. Pela CNSP, a Universidade São Francisco (USF), presentes nas cidades de Bragança Paulista, Itatiba e Campinas.

Segundo o Plano de Evangelização, a Igreja e a Ordem dos Frades Menores consideram a educação “como uma plataforma fundamental e privilegiada de evangelização”, “prestando especial atenção à evangelização dos jovens”. Os frades atuam na educação em fraternidade, a partir de um projeto fraterno de vida e missão, com espírito de proximidade e comunhão, trabalhando em rede e somando forças.

GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS

Resultado de uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza os ideais humanistas franciscanos, o Grupo Educacional Bom Jesus investe na formação integral e de qualidade, sendo reconhecido nacionalmente por sua excelência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior. Detentor das marcas Colégio Bom Jesus e FAE (FAE Centro Universitário e FAE Business School), o Grupo atua em cinco estados brasileiros, sendo fonte de credibilidade e pioneirismo na educação há mais de 120 anos.

O Colégio Bom Jesus oferece formação completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com unidades localizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A FAE Centro Universitário está presente nos estados do Paraná e Santa Catarina e conta com mais de 20 cursos de graduação. A FAE Business School oferece mais de 50 cursos de especialização lato sensu, programas de MBA, sendo um semi-internacional ou internacional, educação executiva e programas in company, com cursos direcionados e personalizados para empresas e executivos.

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Na Universidade São Francisco (USF), o aluno conta com a tradição de uma instituição sólida no mercado educacional. São mais de 40 anos de atuação e 80 mil alunos formados. Presente nas cidades de Bragança Paulista, Campinas (Unidades Swift e Cambuí) e Itatiba, oferta mais de 30 cursos de graduação, 10 de pós-graduação, incluindo três programas de Mestrado e Doutorado.

Uma Universidade que tem como principal pilar a formação completa do estudante. Nesse sentido, os professores trabalham com dedicação para que o aluno se destaque na profissão escolhida. Fora da sala de aula, são oferecidos eventos, cursos, projetos e programas de extensão, além de todo apoio necessário para que o aluno participe de intercâmbios e ingresse no mercado de trabalho, entre outras oportunidades.

Por tudo isso, a USF é uma Universidade que, além de transmitir conhecimento, promove o desenvolvimento humano integral, participando do sonho do aluno de se tornar um profissional competente e realizado.

Presença

Coordenador:

Frei João Mannes

Contatos

Rodovia do Café, km 112

CEP 83607-000 – Rondinha – Campo Largo – PR

Tel.(41) 2105-4690

Email: administração@bomjesus.br

Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
free online course