Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Florianópolis

Paróquia Santo Antônio

Rua Padre Schuler, 81
Florianópolis – SC
CEP. 88010-310

Tel.: (48) 3024-9120
E-mail: secretariafloripa@franciscanos.org.br
Web: facebook.com/psantonioflorianopolis/

Arquidiocese de Florianópolis

A FRATERNIDADE:

Frei Günther Max Walzer vigário paroquial
Frei José Lino Lückmann vigário da casa, vigário paroquial e assistente da OFS
Frei Luís Antonio Aliberti a serviço da evangelização
Frei Nazareno José Lüdtke a serviço da evangelização e animador do SAV local
Frei Paulo Cesar Magalhães Borges guardião, ecônomo, pároco e representante da CFFB Regional

PADROEIRO
Santo Antônio

EXPEDIENTE:

Secretaria Paroquial:

segunda a sexta –  das 8 às 12h e das 13 às 17h

sábado – 8 às 12h

Missas

Terça-feira: 12h30 e 19 h
Quarta-feira: 17h
Sábado: 17h
Domingo:  8h30, 10h e 19h

Confissões:

Terça a sexta: das 9h às 11h e das 14h às 17h
Sábado: das 9h às 11h

 

Facebook: www.facebook.com/psantonioflorianopolis

História

Data de fundação da Fraternidade: 1908
Ano de chegada dos frades: 1908
Data de fundação da Paróquia: 1966

A presença franciscana em Santa Catarina com os missionários franciscanos que restauraram a Província da Imaculada Conceição teve início em 1891, em Teresópolis, município de Santo Amaro da Imperatriz.

Em 1908, era criada a Diocese de Florianópolis, tendo como primeiro bispo Dom João Becker, ano em que os franciscanos se estabeleceram definitivamente na Ilha. Nesse início, moraram os antigos frades nas dependências da Igreja de São Francisco, pertencente à Ordem Terceira.

“Depois de algum tempo, mudaram-se para o lugar atual, “o mais pitoresco da cidade”, antigo campo de Moreira César, morto em Canudos, e depois chácara da Ordem Terceira. Os frades compraram uma área de 6.478 metros quadrados com duas casas, onde moraram por longos anos e instalaram uma capela provisória. A ala central da atual residência foi inaugurada em 1924 e a ala lateral em 1930. São obras de Frei Evaristo Schuermann, como também a Igreja de Santo Antônio, construída em 1921″, como conta Frei Querubim Engel, na Revista Vida Franciscana (1964).

Neste início de século, o  jesuíta Luís Schuller e Frei Evaristo Schuermann, em esforços conjugados, lançaram as bases do Grupo Escolar São José, o maior do Estado, com mais de 1100 alunos. Em 1925, faleceram no mesmo ano os dois apóstolos de Florianópolis: Monsenhor Francisco Topp, e o Padre Luís Schuler.  Frei Evaristo tornou-se o herdeiro de ambos: foi nomeado Vigário Geral da Diocese e diretor da Escola Gratuita de São José. Desde o começo, os franciscanos haviam trabalhado na escola. Distribuíam não apenas calçados e cadernos aos inúmeros alunos carentes, como ainda lecionavam no Instituto de Educação e no Colégio Coração de Jesus.

Frei Evaristo também teve tempo para, em 1921, construir a Igreja Santo Antônio. A Paróquia Santo Antônio, por Decreto Arquiepiscopal assinado por Dom Afonso Niehues, foi criada em 30 de agosto de 1966. O seu território, desmembrado da Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Catedral) abrangia toda a área de entrada da Ilha, pela ponte Hercílio Luz. Englobou o território da paróquia Puríssimo Coração de Maria (com sede na atual igreja de Nossa Senhora do Parto), criada a 12 de abril de 1915.

Os frades ajudavam nos serviços da Catedral e estavam encarregados da Igreja de São Francisco, fundada em 1744, com a Ordem Terceira e da Igreja de Nossa Senhora do Parto (Paróquia anexa à Catedral).

Com o falecimento de Frei Evaristo Schuermann em 1939, a Escola Gratuita foi transformada em Grupo Escolar para alunos de ambos os sexos e foi entregue a um diretor secular.

O Convento sofreu diversas reformas. No triênio (60,  61, 62) foi reformado externamente e a reforma interna se deu em 64. Os quartos do andar superior receberam água encanada.

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download samsung firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=