Quem somos - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vila Velha/Divino

Fraternidade
Divino Espírito Santo

SANTUÁRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

VILA VELHA – ES

Rua Cabo Aylson Simões, 762
Vila Velha – ES
CEP: 29107-034

Tel.: (27) 3329-1266
E-mail: secretaria@paroquiadorosario.com
Web: facebook.com/paroquiadorosariovv
instagram.com/paroquiadorosariovv/
youtube.com/c/PaóquiadoRosarioVV/
paroquiadorosario.com/

Arquidiocese de Vitória

A FRATERNIDADE:

Frei Adriano Dias do Nascimento vigário da casa, vigário paroquial, animador do SAV e JPIC local e representante da CFFB Regional
Frei Clarêncio Neotti vigário paroquial
Frei José Clemente Müller vigário paroquial
Frei Vanderlei da Silva Neves guardião, ecônomo e pároco

Padroeiro:
Divino Espírito Santo – Solenidade de Pentecostes (móvel)

EXPEDIENTE:

Secretaria Paroquial:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Sábado, das 8h às 12h.

Missas no Santuário:
3ª a 6ª feira
: 12h/19h
Sábado: 17h
Domingo: 07h/09h/11h/17h/19h

Rosário – Domingo: 08h
Jesus Ressuscitado – Domingo: 08h/19h
São Benedito – Domingo: 08h
Santa Clara – Domingo: 08h
São Marcos – Domingo: 08h/19h
Cristo Rei – Domingo: 08h30h
São Sebastião – Domingo: 19h
Cristo Redentor – Domingo: 10h
Sagrada Família – Domingo: 17h30

1ª quinta do mês: 15h – missa da saúde

Confissões:
De terça a sexta-feira: 8h45 às 11h | 14h30 às 16h30

Histórico

Data de fundação da igreja do Rosário: 1753
Rosário é entregue aos franciscanos: 1942
Data de fundação do Santuário do Divino Espírito Santo: 1956
Inauguração deste Santuário: 1968.

MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – PRAINHA

Nos tempos de Vasco Fernandes Coutinho (1535), no período colonial, a Igreja tinha pouco movimento pela população local e falta de clérigos, agravada com a transferência da capital para Vitória, em 1551, e a construção do Convento da Penha em 1651.

Seu registro como sede da Paróquia é do século XVIII. A prática religiosa se resumia à páscoa anual, rezas, ladainhas procissões e catequese. Com a vinda de D. Pedro II, em 1860, foi determinado que arranjassem um padre para as celebrações.

No final do século XIX, a Igreja separou-se do Estado, criando o Bispado do Espírito Santo. Surgiram, então, as capelas de Barra do Jucu, Jaguarussu, Ponta da Fruta, Paul, Glória, Ibes, São Torquato, Cobilândia, Boa Vista e Praia da Costa, entre outras.

A Festa do Divino Espírito Santo era um momento de religiosidade muito forte, às vezes acompanhada da Festa da Penha. Foram criadas algumas irmandades e confrarias e o Apostolado da Oração. Os Vicentinos surgiram no início do século 20, convocando os fiéis para o trabalho social de ajuda às pessoas. Em 1940 foi construído o Dispensário São Judas Tadeu, hoje sede social, ao lado da Igreja. Em 1942, a Paróquia foi entregue aos franciscanos da Ordem dos Frades Menores.

Com a inauguração do Santuário, em 1968, as celebrações na Igreja do Rosário foram reduzidas apenas aos finais de semana. Somente em 1974, com a implantação dos círculos bíblicos e do dízimo, é que Comunidade se organizou, criando as equipes de batismo, crisma, casamento, catequese, liturgia e outras. Os ministros da eucaristia são de fundamental importância para as celebrações eucarísticas.

Em 24 de setembro de 2015, Nossa Senhora do Rosário foi oficialmente declarada Padroeira do Município de Vila Velha. Desde então, a Igreja do Rosário, Mãe de todas as Igrejas do Espírito Santo, passou por um grande restauro. Em 18 de dezembro de 2016, houve a reinauguração da igreja, passando a ser reaberta ao público.

O SANTUÁRIO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

O nosso estado tem o nome de Espírito Santo, porque foi no dia em que a Igreja celebrava a Festa de Pentecostes que, Vasco Fernandes Coutinho aportou na Prainha em 1535, para tomar posse da Capitania Hereditária do Espírito Santo.

Em 1952, tomou posse na Diocese do Espírito Santo, Dom José Joaquim Gonçalves, que teve a inspiração divina de construir em Vila Velha um santuário em honra ao Divino Espírito Santo. D. José confiou a tarefa da construção ao Frei Aniceto Kroker que, por vários motivos, não conseguiu efetuar a compra do terreno. Em 1956, Frei Firmino Matuschek recebeu o encargo de vigário e deu impulso ao projeto traçado por Dom José, adquirindo o terreno da Rua Cabo Aylson Simões, onde foi construído o Santuário, sob sua orientação.

A inauguração e consagração do templo foram realizadas pelo Arcebispo Dom João Batista da Motta e Albuquerque em 21.04.1967, em cerimônia festiva. As explicações das cerimônias ficaram a cargo do capelão da Marinha Pe. Hebert Victor Burns.

O PROJETO

O projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto Hélio A. Vianna. O projeto estrutural foi feito pelo engenheiro Valeriano Geotto e a construção pelo construtor Gino Geotto. A igreja, em estilo gótico, mede 24 metros de largura por 60 metros de comprimento e tem capacidade para três mil fiéis. Seus vitrais tem motivos religiosos.

Ao longo dos anos o Santuário passou por diversas reformas, destacando-se o telhado, vitrais, piso e portas laterais. Frei Ladi Antoniazzi continuou os trabalhos de melhoria das instalações em 1995, realizando a mudança do altar principal, instalação de ar condicionado, mudança da casa paroquial, estacionamento pavimentado, novo sistema de som, recuperação dos vitrais, telhados, nova pintura externa e interna, entre outros. Construiu também o prédio anexo do Centro Paroquial, inaugurado em 03.10.2000, com três pavimentos, dois salões, dez salas de reunião, secretaria paroquial, centro administrativo, instalações da Pastoral da Saúde e Farmácia Comunitária.

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
udemy free download