04/04/2013

São Francisco de Assis

Esta Fraternidade atende o Seminário São Francisco de Assis

ITUPORANGA – SC
Rua São Francisco de Assis, 450
CEP. 88400 – 000
Caixa Postal 3 – Cep. 88400-000
Tel. (47) 3533-1197
Fax (47) 3511-1197
e-mail: seminario.iup@brturbo.com
Diocese Rio do Sul

A FRATERNIDADE

Frei Alberto Eckel Junior, guardião, orientador e professor
Frei Elias Dalla Rosa, vigário casa, orientador e professor
Frei Robson Luiz Scudela, orientador, prof., ecônomo e animador do SAV local e regional

PADROEIRO

São Francisco de Assis

Todas as atividades, organização, horários e eventos do Seminário São Francisco estão em função de levar os seminaristas a uma experiência de Vida Fraterna. Tudo o que acontece tem como grande objetivo desenvolver nos seminaristas a capacidade de viverem como irmãos.

Este edifício chamado Vida Fraterna é sustentado por quatro pilares: oração, estudo, trabalho e esporte/lazer. Todos são igualmente importantes, de modo que o seminarista deve estudar com o mesmo empenho com que reza, e deve trabalhar com o mesmo entusiasmo com que pratica esportes, sempre com a consciência de que é mais um irmão entre os irmãos.

 

História

O seminário menor da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil funcionava em Rodeio, SC. Esta experiência durou de 1946 a 1965, com o Seminário Franciscano de Nossa Senhora de Fátima, uma construção feita em madeira que funcionou ao lado do atual prédio do Noviciado São José. Diante do mau estado do prédio e da falta de espaço para uma nova construção, incluindo dependências esportivas, o superior provincial encarregou Frei Jerônimo Back de sondar terrenos mais adequados.

Entre outras cidades interessadas, apareceram Indaial, Gaspar e Ituporanga. A escolha recaiu sobre Ituporanga e a construção foi iniciada por Frei Jerônimo, aos 13 de janeiro de 1964. A inauguração ocorreu no dia 1° de agosto de 1965, já com os alunos em atividade para as turmas de 5ª e 6ª série. Em 1973, a Secretaria de Educação aprovou também o funcionamento da 7ª e 8ª séries do Primeiro Grau.

Para receber estes novos alunos, o seminário foi ampliado com a construção de mais uma ala de três pisos (1.000 metros quadrados) sob a administração do novo diretor, Frei Alcides Cella. A construção da nova ala foi iniciada em 26 de novembro de 1975 e concluída em 1976.

Depois de concluído o Ensino Fundamental, o estudante era encaminhado para cursar o 2° Grau no Seminário de Agudos, no Estado de São Paulo.

Em 2000, Ituporanga funcionou pela última vez como seminário menor.

A partir de 2001, o seminário passou a se dedicar somente ao Aspirantado, ou seja, à acolhida de candidatos adultos, com o Ensino Médio Completo. Esta experiência vigorou até 2010.

Em 2011 a casa começa a receber os candidatos adolescentes que vêm até aqui para cursar o Ensino Médio. Nestes 46 anos de caminhada, já passaram por aqui 1383 seminaristas de diferentes estados do Brasil, sendo a maior parte deles provenientes de Santa Catarina.