28/02/2013

Fraternidade Franciscana Nossa Senhora Mãe Terra

DUQUE DE CAXIAS- RJ

CASA FILIAL DA FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO
Rua Batista de Oliveira, Q. 68, L.04
CEP. 25266-210
Vila Ema – Imbariê
Tel. (21) 2787-4198

A FRATERNIDADE
Frei Jorge Luiz Maoski, coordenador da  fraternidade, vice-mestre e ecônomo
Frei João Fernandes Reinert, pároco
Jefferson Max Nunes Maciel, estudante e animador do SAV local
Frei José Morais Cambolo, estudante (FIMDA)

Paróquia de Santa Clara
Tel.: (21) 2778-1045
http://bit.ly/imbarie
Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti

Atendimento dos frades na Paróquia Santa Clara
Fundada em 3 de abril de 1993
Expediente paroquial
De terça a sexta, 9 ao meio-dia
Sábado: 9h00 às 17h00

Missas:
Domingo, às 10h00 e 19h30
1ª sexta do mês, missa do Apostolado da Oração, 19h00

Comunidades:
Jesus Crucificado, Nossa Senhora da Estrela, São Francisco, Divino Espírito Santo, São Pedro e São Paulo, Santa Rosa de Lima, Imaculada Conceição, São Sebastião, Santa Bárbara, Santa Terezinha, Nossa Senhora Aparecida e São Domingos.

PASTORAIS

Pastoral do Batismo, Catequese, Idoso, Criança, Esportiva e Juventude

TRABALHO SOCIAL
Alfabetização para jovens e adultos

MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES
RCC, Cursilho, Apostolado da Oração

COMUNICAÇÃO
Boletim Informativo “Nossa Voz”, 500 exemplares, semanal


HISTÓRIA
Imbariê, fraternidade de inserção

A primeira experiência de “comunidade inserida no meio popular”, com frades estudantes, foi realizada em 1992. No dia 1º de abril, às 7h15, a Comunidade do Convento do Sagrado, em Petrópolis, iniciou a Celebração do envio de Frei Luiz Fernandes Ferreira (hoje egresso), Frei José Idair Augusto e Frei Paulo Roberto Pereira, que assumiram o compromisso de realizarem sua formação franciscano-teológica concretamente “a partir dos pobres, com os pobres e como pobres”.

O mestre Frei Vitório Mazzuco, refletindo sobre o capítulo 16 da Regra não-Bulada da Ordem dos Frades Menores -“dos que quiserem ir para entre os sarracenos e outros infiéis” -, lembrou que toda a comunidade estava compromissada com estes frades e irmãos, que de livre e espontânea vontade se dispuserem a viver o Evangelho junto aos pequeninos.

Frei Vitório frisou, em nome da Comunidade do Sagrado, que todos os dias “quando estes nossos irmãos após as aulas descerem para a sua casa, em Imbariê, toda a comunidade estará embarcando também de coração no mesmo ônibus”.

No final da celebração, Frei Geraldo Freiberger entregou o Tau de São Francisco aos três frades estudantes, convocando-os a buscarem encarnar em suas vidas a Cruz de Cristo.

Nos anos seguintes, até a criação do Aspirantado de Ituporanga, em 2001, esta casa também foi Aspirantado para os jovens do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Depois desta experiência em Imbariê, a Província da Imaculada Conceição criou novas fraternidades de inserção para estudantes de Teologia, em Petrópolis: Nossa Senhora do Advento (2000), Nossa Senhora de Guadalupe (94), Santa Clara e São Benedito (2002) e Monte Alverne (2003); e, em Duque de Caxias: São Damião (1994).