Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 12/09/2018

Viver as bem-aventuranças hoje

23ª semana do Tempo Comum

sabor_120918Lc 6, 20-26


“Felizes de vocês se os homens os odeiam, se os expulsam, os insultam e amaldiçoam o nome de vocês, por causa do Filho do Homem” (Lc 6,22).


Paz e bem!

Na liturgia de hoje, Jesus volta seu olhar para os discípulos e revela a sorte que está reservada a eles: o Reino dos Céus, ver a Deus face-a-face, no eterno e jubiloso banquete. Ele pede que comecem já a vivenciar tal sorte no dia-a-dia, apesar das peripécias da vida. Tal atitude, que deve ser de cada cristão, impele-nos a saborear os pequenos momentos de felicidade que o Senhor vai concedendo-nos agora, isto é, a beleza e a sublimidade do viver e do conviver fraternalmente e a sustentação das tribulações por seu amor.

Nas Bem-aventuranças, podemos ver o rosto misericordioso e compassivo de Cristo com os marginalizados e os sem rumo. Jesus não nos quer abastados, perseguidos, odiados ou indiferentes. Quer que tenhamos o necessário para viver com dignidade; nos pede que busquemos nossa força e alegria unicamente no encontro que mantemos com Senhor, nos bons e maus momentos de nossa breve existência, e não nas honrarias e louvores do mundo presente.

Reflexão feita pelos noviços.