Etapa provincial do Capítulo Geral das Esteiras reúne Família Franciscana em Agudos
01/05/2024
“Aqui é um pedaço do céu”. Assim o Seminário Santo Antônio, de Agudos (SP) foi definido pelo seu guardião, Frei Ademir Sanquetti. E foi nesse ambiente de grande inspiração e importância histórica para a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil , que nesta segunda-feira (29) começou a etapa provincial do Capítulo das Esteiras.
Durante 5 dias frades, religiosas de diferentes congregações franciscanas e leigos OFS (Ordem Franciscana Secular) e outros serviços de evangelização das fraternidades estão reunidos com a missão de participar de vivências fraternas para refletir sobre o carisma e a espiritualidade franciscana. Esta é uma modalidade extraordinária do Capítulo das Esteiras, quando Frades Menores envolvem outras comunidades franciscanas em sua realização.
“Desde o início do movimento franciscano a Ordem se reuniu em Capítulo. São Francisco herdou isso de outras experiências religiosas, mas, ele dá ao Capitulo um tom de fraternidade, de sinodalidade e de escuta muito oportuno para recordar a nossa memória e continuar fazendo história. Por isso que o Capítulo das Esteiras é um formato somente nosso”, disse o Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira.
Segundo ele, Capítulo é um espaço no qual todos têm voz e é muito significativo. É uma experiência que os discípulos fizeram quando foram enviados dois a dois e, quando voltaram, compartilharam tudo que o espírito os moveu a promover e a alcançar. “É essa experiência que fazemos no Capítulo das Esteiras. Um espaço da partilha para revermos nossas vidas, a vida das fraternidades, a moção do espírito e o que ele diz à Igreja, a cada um de nós e para onde está impulsionando a Ordem”, afirmou.
Já o Vigário provincial, Frei Gustavo Wayand Medella, explicou que esse momento é uma preparação para o Capítulo Geral das Esteiras, que será realizado em 2025. “Precisamos ser dóceis e aderentes ao pedido do Papa Francisco quando ele fala em sinodalidade, em disponibilidade para a escuta. Desta forma conseguiremos ter uma Província em saída, de ouvidos atentos para compreender os sinais dos tempos. Estamos caminhando para uma Província mais disposta a aprender que ensinar. Tudo isso nos ajuda no exercício da humildade, da comunhão fraterna, valores tão caros à vida franciscana”, explicou.
O chamado, que partiu de uma recomendação do Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli, na qual pede que todos recordem e reavivem a identidade dos irmãos menores, “presente na capacidade efetiva de escutar, aprender e transformar, na itinerância, a vontade, o coração, a inteligência e os pés”, reverberou e foi atendido. São 120 pessoas reunidas e alinhadas ao anseio de serem testemunhas vivas da presença de Deus e de São Francisco de Assis nos tempos atuais.
“Nós nos fazemos na fraternidade, pois somos irmãos. Nesse Capítulo temos a fraternidade estendida. As irmãs de inspiração franciscana de vida apostólica estão conosco, assim como as contemplativas, como as Clarissas. Elas não são convidadas especiais, pois são da família. Essa é uma concentração bem familiar. Certamente teremos uma experiência marcante”, salientou Frei Paulo.
Chama atenção a diversidades de irmãs franciscanas, que chegaram para o Capítulo das Esteiras trazendo alegria e muita disposição para viver intensamente o momento de vivência de uma Igreja Sinodal, em saída, como pede o Papa Francisco. Estão presentes as Clarissas, as Concepcionistas, uma irmã da Sagrada Família de Maria, uma Catequista Franciscana, as Franciscanas da Imaculada Conceição, uma Franciscana de Siessen, uma Franciscana do Coração de Maria, uma Franciscana de São José, uma Franciscana da Beata Angelina, uma Franciscana de Santa Maria dos Anjos, uma Franciscana do Amparo, as Franciscanas de Ingolstadt e uma irmã da Pequena Família Franciscana.
Além das irmãs, cerca de 30 membros da Ordem Franciscana Secular (OFS), entre homens e mulheres, compõem o grande grupo junto com representantes de paróquias franciscanas, além de instituições de ensino como: do Instituto Teológico Franciscano (ITF), da Universidade São Francisco (USF) e também da Editora Vozes. De acordo com o Ministro provincial, a Ordem Franciscana Secular tem a dimensão de representar o povo. “São leigos e leigas que partilham conosco a vivência franciscana, na educação, nas paróquias e santuários. Por isso, a importância da escuta sugerida pelo Papa Francisco”.
A programação para a etapa provincial do Capítulo das Esteiras está intensa com momentos de formação, oração, partilha em grupo e atividades culturais, que serão encerradas nesta quinta-feira, dia 2 de maio.
“Desejo que nossas conclusões durante o Capítulo das Esteiras, a partir dos exercícios de sinodalidade, escuta e diálogo, tenha implicâncias concretas em nossas vidas. Que se transforme em ações de inclusão, respeito e diálogo, valores tão necessários nas nossas famílias, nos ambientes de trabalho, nos espaços de valorização da mulher, promoção da justiça social. Mas, para que isso aconteça, precisamos escutar e sermos consequentes com aquilo que escutarmos, com os corações dispostos a mudar também”, afirmou Frei Gustavo.
Adriana Rabelo