Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Vésperas Organísticas do Tempo Pascal em Petrópolis

30/04/2024

Notícias

 

No último sábado, dia 27 de abril, às 18h, ocorreu na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), um momento de Oração e Arte com as Vésperas Organísticas do Tempo Pascal. Um momento que uniu a meditação dos textos bíblicos e reflexões do tempo da Páscoa com músicas próprias para o Órgão de Tubos. O Organista destas Vésperas foi o Maestro do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt.

O centenário Órgão de Tubos dos franciscanos da Igreja do Sagrado Coração de Jesus passou, recentemente, por uma restauração completa capitaneada pelo organeiro Frei Lauro Both, e desde então está servindo à liturgia das celebrações cotidianas desta Igreja. Ele tem, portanto, essa nobre e bela função de contribuir para que as celebrações de todo o povo possam ser realizadas com maior solenidade e que a música possa ajudar a entrarmos em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs.

As Vésperas Organísticas unem a celebração da Páscoa semanal dos cristãos, o dia do Domingo, que tem seu início na “Véspera” do dia do Senhor. Por isso, a Igreja, desde o princípio das celebrações pascais, já começou a celebrar esse dia tão importante ao por do sol do sábado, o considerando não mais sábado, mas sim, o dia do Senhor.

A proposta destas “Vésperas Organísticas” é a de unir a sonoridade do órgão de tubos com um momento de meditação do Tempo da Páscoa. O órgão exercendo a sua função não só de acompanhar o canto na liturgia, mas dele mesmo, com a sua rica sonoridade e variedade timbrística poder nos conduzir, através da música, da meditação da palavra de Deus e de cantar acompanhado por seu som; as alegrias da Páscoa, o sentido máximo da nossa fé. Coube a Frei Jean Carlos Ajluni e a Frei Marcos Antonio de Andrade e leitura de textos das Sagradas Escrituras e da Patrística que ajudaram os presentes na meditação e na interiorização destas Vésperas.


Frei João Zechinatto e Frei Marcos Antonio de Andrade