Cultura franciscanaNotícias › 08/05/2013

Coral vai se apresentar no Festival ‘Iguazu en Concierto’

canarinhos

Por Philippe Fernandes, especial para este site

O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis irá participar do Festival Iguazu en Concierto, que será realizado entre os dias 27 de maio e 1º de junho, na Argentina. O festival reúne solistas, orquestras e corais infantojuvenis de países como Argentina, Angola, Brasil, EUA, Turquia, Equador, França e Paraguai, com solistas da Argentina, Austrália, Brasil e Rússia.

Ao todo, 34 coralistas do Coral dos Canarinhos de Petrópolis irão se apresentar. “Este é um festival multicultural. Para nós, é muito importante estar em contato com outros coros e grupos musicais, pois, dessa forma, a mente se abre para o mundo”, declarou o maestro Marco Aurélio Lischt. “Os coralistas gostam muito de ter esse contato, que é extremamente enriquecedor”, completou.

De acordo com Lischt, a apresentação terá muita música brasileira, folclórica e popular, levando as tradições brasileiras para o mundo. Durante os seis dias, 700 crianças e jovens dos cinco continentes farão música juntos, em um dos cenários naturais mais maravilhosos do mundo: as Cataratas do Iguaçu.

Para as apresentações, os coralistas convocados se preparam, todos juntos, em aulas magistrais, com professores e solistas do Teatro Colón. Durante os ensaios, eles preparam o repertório final que interpretarão em forma conjunta no grande concerto final, formando a denominada Grande Orquestra e Coral “Iguaçu em Concerto”.

Os concertos são gratuitos, e acontecem, sem interrupção durante os seis dias, nos melhores hotéis da região, La Aripuca e o anfiteatro de Puerto Iguazu. O encerramento do festival é marcado por um megaconcerto nos jardins do Sheraton Hotel, dentro do Parque Nacional, que reúne orquestras, corais e solistas convocados em um único palco.

Cada orquestra, coral ou solista convocados são escolhidos por meio de uma seleção realizada pela Direção Artística do Iguazu en Concierto, a cargo de Andrea Merenzon, ganhadora do Latin Grammy 2005.