Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 29/09/2018

Mensageiros da Palavra de Deus

Festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel, e Rafael

sabor_290918Jo 1, 47-51


“Vocês verão o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo 1,51)


Natanael professa a sua fé naquele que o conhece em profundidade. Natanael era muito seguro de seus conhecimentos das Escrituras Sagradas. Pensava saber tudo, só não sabia que Jesus o conhecia. Deixou então a sua segurança e se entregou nas mãos do Filho de Deus, do Rei de Israel. Jesus, porém, o leva mais adiante. Ele não é só humano em sua aparência. Ele é Deus e Homem em sua realidade.

Os Anjos, mensageiros de Deus, o envolvem, subindo e descendo, ligando céu e terra como na escada de Jacó. A escada é a cruz com seus instrumentos, apresentados a Jesus ainda criança pelos arcanjos. Quem é como Deus, Miguel? Que é a força de Deus, Gabriel? Quem cura a não ser Deus, Rafael?

Ao se despedir da família de Tobias, Rafael se revelou e disse: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor”. Conhecemos os três que hoje celebramos e um dia conheceremos os outros na alegria de ver o céu aberto e eles descendo e subindo sobre o Filho do Homem. Nesse dia também nós seremos como anjos. Que eles se multipliquem entre nós em muitos mensageiros da Palavra de Deus.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas.