Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Corais dos Canarinhos acolhem novos jovens

22/04/2024

Notícias

Em dois domingos do Tempo Pascal, 07 e 14 de abril, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) celebrou a investidura de novos meninos e meninas que foram acolhidos oficialmente nos corais. As celebrações foram realizadas durante a Santa Missa dominical, das 10h, na Igreja do Sagrado, em Petrópolis (RJ), celebração sempre cantada pelos Canarinhos. 

No dia 07 de abril, dez jovens passaram a integrar o Coral das Meninas dos Canarinhos. Já no domingo, dia 14,  seis meninos chegaram para compor o Coral dos Canarinhos. As duas celebrações foram conduzidas pelo Frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) e Definidor Provincial. Os novos componentes dos corais foram chamados um a um por seus respectivos maestros: Marcelo Vizani, do Coral das Meninas; e Marco Aurélio Lischt, do Coral dos Meninos. Ambos  estão completando 26 anos à frente dos Corais neste ano.

Acompanhados por seus familiares e por toda a comunidade de fé, reunidos em oração, os meninos e meninas assumem a nobre missão de cantar junto com todo o povo os louvores do Senhor, mantendo viva a rica tradição do canto litúrgico da Igreja, seja ele polifônico, gregoriano e também popular. 

Frei Marcos falou aos novos coralistas sobre a nobre, importante missão e serviço que irão desempenhar. “Jovens cantores, a investidura de vocês, neste tempo pascal, quer ser um convite à experiência de tocar o Ressuscitado, expressão máxima do amor que vence a morte e o pecado. Isso porque o amor é tocável. Vocês, com suas vozes, procuram mostrar esse mesmo amor para todos nós! Que, por meio de vocês, todos possam ouvir, sentir e viver esse amor! Amor este que é a própria voz e mandato do Senhor à sua Igreja! Jamais esqueçam de que é também o amor que os trouxe até este dia. Ele que também guiará cada um de vocês nos anos seguintes como servidores dos Louvores do Senhor junto aos nossos Corais”, finalizou. 

O processo de formação dos coralistas

Com as vestes próprias dos corais os novos cantores recebem a pasta com as partituras, sinal do ofício de cantores da Liturgia e dirigem-se junto ao coro para exercerem a nova missão assumida perante toda a Igreja.

Para chegarem ao dia da investidura nos Corais dos Canarinhos, os meninos e meninas fazem um ano de preparação como “Aprendizes dos Canarinhos”. Um tempo de formação no qual aprendem teoria e prática musical, bem como convívio e ambientação em um Instituto de Música. Depois desse período de preparação, os aprendizes optam pelo ingresso oficial nos Corais.

Atualmente, o Coral dos Canarinhos e o Coral das Meninas dos Canarinhos fazem revezamento nas celebrações dominicais na casa mãe do IMCP, a Igreja do Sagrado, em Petrópolis (RJ). Aos domingos um dos Corais canta a Liturgia Eucarística, um costume de décadas na história dos Canarinhos de Petrópolis. 

No final da celebração da investidura é realizado um momento de confraternização entre os coralistas e familiares, com bolo para celebrar a alegria de acolher os novos meninos e meninas nos corais. 


Frei João Manoel Zechinatto, com participação de  Adriana Rabelo