Sete jovens frades farão a Profissão Solene neste sábado

 

A Fundação Imaculada Mãe de Deus e a Província da Imaculada Conceição celebrarão o ingresso definitivo na Ordem dos Frades Menores de sete jovens frades no dia 15 de setembro: os jovens angolanos, Frei Alfredo Epalanga Prego e Frei Mário Sampaio Pelu, e os brasileiros Frei Alan Leal de Mattos, Frei Jefferson Max Nunes Maciel, Frei Jhones Lucas Martins, Frei Josemberg Cardozo Aranha e Frei Junior Mendes.

Esse momento importante na vida do religioso franciscano será feito na bela igreja do Sagrado Coração de Jesus de Petrópolis (RJ), durante a solene Celebração Eucarística às 16h15.

O ‘sim’ definitivo será dado nas mãos do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel. Como tema “… começando pela cruz, seguindo a regra da cruz e finalmente terminando na cruz”. Cada um dos frades fará a profissão pela qual se compromete a seguir Jesus Cristo observando os conselhos evangélicos: “Para louvor e glória da Santíssima Trindade, eu, frei… tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por todo o tempo de minha vida, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a Regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai São Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

O rito da profissão perpétua celebra-se dentro da Missa, com a devida solenidade e a participação da comunidade. Depois da leitura do evangelho, começa-se o rito na seguinte ordem: chamado do professando; apresentação de sua trajetória vocacional; diálogo com o celebrante; homilia; prostração e Ladainha de Todos os Santos; profissão dos votos e bênção aos professandos.

Frei Jefferson Max Nunes Maciel

É natural de Curitiba, Paraná, onde nasceu no dia 27 de janeiro de 1992. Ingressou no Seminário Santo Antônio de Agudos e vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2012, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão em 3 de janeiro de 2013. Concluiu o curso de Filosofia em 2015. Fez Ano Missionário em Angola, e está no 2º ano de Teologia.

Frei Mário Sampaio Pelu

É natural de Benguela, província de Benguela, Angola, onde nasceu no 20 de agosto de 1988. Ingressou no aspirantado Monte Alverne em 2011 em Malanje, vestiu o hábito franciscano em 12 de janeiro 2013, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão no dia 03/01/2014. Concluiu o curso Filosofia em 2016 e está 2º ano de Teologia.

Frei Jhones Lucas Martins

Lucas Martins natural de Macatuba, São Paulo, nascido no dia 6 de abril de 1990. Ingressou no Aspirantado no ano de 2010 em Ituporanga (SC). Vestiu o hábito no dia 12 de janeiro de 2012 e fez sua primeira profissão no dia 3 de janeiro 2013 em Rodeio (SC). Concluiu a Filosofia em 2015 e fez o Ano Missionário em Angola em 2016. Atualmente esta no 2º ano de Teologia.

Frei Josemberg Cardozo Aranha

É natural de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde nasceu no dia 24 de julho 1988. Ingressou no Aspirantado São Francisco de Assis de Ituporanga (SC), em 2010, e vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2012, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão no dia 03 de janeiro de 2013. Concluiu o curso de Filosofia em 2015, fez Ano Missionário no Sefras em São Paulo e está cursando o 2° ano da Teologia.

Frei Alan Leal de Mattos

É natural de Petrópolis, Rio de Janeiro, onde nasceu no dia 19 de novembro de 1986. Ingressou no Aspirantado São Francisco de Assis de Ituporanga (SC), em 2010 e vestiu o hábito franciscano no dia 12 de janeiro de 2012, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão no dia 3 de janeiro de 2013. Concluiu o curso de Filosofia em 2015. Fez o Ano Missionário no Convento da Penha e na Paróquia Santa Clara em Colatina (ES). Está no 2º ano de Teologia.

Frei Alfredo Epalanga Prego

É natural de Benguela, Benguela (Angola), onde nasceu no dia 10 de junho de 1990. Ingressou no Aspirantado Monte Alverne em 2009 e vestiu o hábito franciscano em 2 de abril de 2012, em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão no dia 16 de março de 2013. Concluiu o curso de Filosofia e está no 2° ano de Teologia.

Frei Junior Mendes

É natural de Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina, onde nasceu no dia 24 de janeiro de 1989. Ingressou no Aspirantado no ano de 2010 em Ituporanga (SC). Vestiu o hábito no dia 12 de janeiro de 2012 em Rodeio (SC), onde fez a primeira profissão no dia 3 de janeiro de 2013. Concluiu Filosofia em 2015 e fez o Ano Missionário em Angola. Atualmente esta no 2º ano de Teologia.

A celebração será transmitida ao vivo pelo Facebook da Paróquia, no link: fb.com/sagradopetropolis/


profissao-convite