Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 01/07/2018

Quem é Jesus pra nós?

13ª semana do Tempo Comum

sabor_020718Mt 16, 13-19


“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.”


Caríssimos irmãos e irmãs, neste domingo, Dia do Senhor, celebramos a Solenidade de dois grandes homens que foram alicerces da Igreja: São Pedro e São Paulo.
São Pedro, simples pescador, foi chamado pelo Senhor para segui-lo, e é por Ele escolhido para dirigir a Igreja. São Paulo, audaz e corajoso, após a sua conversão doou-se por inteiro no anúncio do Evangelho, fundando muitas comunidades cristãs.
No Evangelho da liturgia de hoje, vemos Jesus indagando os discípulos a seu respeito. Queria, pois, saber o que eles pensavam a seu respeito. Simão, responde por todos: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Essa reposta foi inspirada por Deus a Simão, e em vista disso, Jesus muda-lhe o nome, chamando-o de Pedro (Pedra); significando que é na fé professada por Pedro que devemos alicerçar a nossa, isto é, de que Jesus é o Enviado pelo Pai; o Messias; o Filho do Deus vivo.
Jesus foi, é, e será para sempre, o Filho amado do Pai. Dessa comunhão de amor brota o Espírito Santo que nos anima em nossa peregrinação neste mundo. Devemos estar sempre conscientes de que só Deus sustenta nossa vida. São Pedro, com sua fé firme, nos inspira a termos Jesus como sentido de nossa vida; e São Paulo nos lembra que essa vida cheia de sentido não pode ficar apenas conosco, deve ser partilhada, para que todos encontrem a Esperança e a Paz.

Reflexão feita pelos noviços.