Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 07/06/2018

Amar devotamente

9ª Semana do Tempo Comum

flor_070618Mc 12,28b-34  


“Amá-lo de todo o coração… amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Mc 12,33)


No Evangelho de hoje, temos um lindo e grandioso diálogo entre Jesus e um escriba. Essa conversa nasce após uma série de discussões (em forma de interrogatório) e até perseguições a Jesus, o que corresponde ao capítulo 12 de São Marcos por completo.

Jesus é interrogado acerca do primeiro mandamento, e que, com sabedori, diz: “O primeiro de todos: Ouve, ó Israel! O Senhor Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!” (Mc 12,29-30) e elenca um segundo mandamento que complementa o primeiro: “Amarás o próximo como a ti mesmo.” (Mc 12, 31). Cristo nos fala do amor maior, Ele não nos fala de um “amorzinho” ou uma “paixãozinha”, ele fala de um amor verdadeiro que brota do fundo do coração, é como a tréplica do escriba: “amar a Deus e ao próximo como a mim vale mais que todos os holocausto e sacrifícios”. Que possamos entender e praticar esse mandamento do Amor.

Paz e Bem!

Reflexão feita pelos noviços