Vida CristãFrei AlmirO Sabor da Palavra › 07/03/2018

A lei deve passar primeiro pelo amor

Tempo da Quaresma

?????????Mt 5,17-19


“Se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu”


Jesus não veio abolir as leis e os mandamentos, mas dar-lhes um novo sentido: toda lei deve passar primeiramente pelo amor. Por isso diz Ele: “Vim dar o cumprimento da Lei”, pois Ele mesmo foi o pleno Amor, ou seja, viveu tanto o amor que esse mesmo amor impregnou em sua carne até consumar-se em sua morte de Cruz por nós.

É desse mesmo modo de vivência que o Evangelho de hoje nos motiva a viver: a “dinâmica do amor”. Todas as nossas ações, cotidianas ou não, devem passar por primeiro pela dinâmica do amor, e esse amor é concreto, básico, prático; consiste em aceitar o próximo em suas diferenças, doar-se aos outros, perdoar e muitas outras coisas. Isto se remete, também, a pequenos gestos que podemos fazer diariamente, como ser mais tolerante, paciente, manso, sereno, alegre, etc.

O campo de atuação do amor é vasto, é para todos e deve expandir-se! Então vivamos nesse dia de hoje ao modo de Cristo na dinâmica do amor e deixar exaurir de nós o amor por onde pisarmos e a todas as pessoas que nos relacionarmos, pois de nada adianta seguir leis e regras de convivência se elas não passarem antes pelo “filtro” do amor.

Reflexão feita pelos noviços.