Cultura franciscanaLiteratura religiosa e cultural

Francisco de Assis: Por uma pedagogia humanista

O Francisco de Assis, além do tempo e do espaço, intitula-se coletânea moderno focando o oceano de valores dessa pessoa humana de tão cativante mística (cf. Concilium, n.169). “Parecia um homem de outro século” – escreve seu primeiro biógrafo Frei Tomás de Celano, em 1228 (1Cel 82,1).
Dante Alighieri celebra um hino a Assis, “oriente dell´anima”, e chama Francisco de “sol de Assis” (Paradiso XI, v.52-54).
Em nossos dias, o notável historiador medievalista Jacques Lê Goff confessa-se fascinado “toujours fascine” pela figura de São Francisco de Assis, “um dos mais impressionantes personagens em seu tempo e até hoje da história medieval”.
O presidente livro, escrito com empenho e paixão, mostra-nos que ser educador é um valor absoluto.
Ele nos ensina a ler com seriedade as Fontes Franciscanas, porque elas sustentam gerações; o texto mostra ainda os argumentos franciscanos como um grande princípio de Nova Humanidade.
O autor nos desvela o modelo vivo de Francisco de Assis como mestre educador, provoca a pós-modernidade para um caminho seguro na educação e propõe o reencantamento do perfil de um/a educador/a franciscano/a.

Coleção Estudos Franciscanos
Autor: Frei Agostinho Salvador Piccolo, ofm
Editora Universitária São Francisco
Bragança Paulista – 2005