Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A Segurança Pública precisa da integração das instituições e da comunidade

18/03/2019

Entrevistas

São Paulo (SP) – A Campanha da Fraternidade deste ano aborda o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O texto-base da CF afirma: “A política é essencialmente o cuidado para com o que é comum e realizar ações que ajudem na integração de todos na sociedade”. É neste sentido que somos chamados a pensar em Políticas Públicas na área da Segurança.

Para o jornalista Ricardo Bedendo, que integra o núcleo de Estudos de Violência e Direitos Humanos da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é preciso pensar num modelo preventivo de Segurança Pública, que vise a integração das instituições e da comunidade.

Ele também afirma que a liberação da arma de fogo não resolve os problemas relativos à segurança, pois coloca a responsabilidade do combate a criminalidade nas mãos do cidadão.

Acompanhe a entrevista concedida a Frei Gustavo Medella:

Site Franciscanos – Qual é a importância das Políticas Públicas na área da segurança?

Ricardo Bedendo – As Políticas Públicas são essenciais em todas as áreas e, na segurança, não é diferente. A segurança está praticamente em primeiro plano na agenda pública e sem dúvida alguma é ela que direciona todas as ações que precisam ser implementadas – tanto do ponto de vista político como do ponto de vista social. No caso do Brasil, é mais urgente possível. Temos várias demandas que necessitam da intervenção de Políticas Públicas. São elas que transformam a sociedade para melhor, por isso, necessitamos de maior intervenção neste sentido.

Site Franciscanos – Muitas vezes, as pessoas pensam em Política Pública de segurança apenas na parte do investimento – equipar a polícia, adquirir novas armas, viaturas – visando à repressão da violência. Tudo isso é importante, mas certamente as Políticas Públicas que visam promover uma maior segurança da comunidade não devem se concentrar apenas nessa área. Não é isso?

Ricardo Bedendo – Com certeza, pois estaríamos falando apenas de um modelo reativo de Segurança Pública, quando hoje, no mundo inteiro, as políticas nessa área privilegiam o modelo preventivo da Segurança Pública de uma forma geral. Deste modo, sim, envolvemos uma série de outras iniciativas para além do aparelhamento de instituições e agentes. Uma série de programas e projetos podem ser direcionados, por exemplo, para a juventude. Desde o ponto de vista educacional até a integração das comunidades, para estarem mais atuantes, presentes e conscientes sobre as suas necessidades nessa área. Esse aspecto preventivo é hoje, ao mesmo tempo, o grande desafio. Integrar as instituições e a comunidade, visando o bem comum, a maior segurança de todos.

Site Franciscanos – Recentemente acompanhamos o decreto da presidência facilitando o acesso às armas de fogo aos cidadãos brasileiros. Qual é a sua opinião em relação a esse posicionamento, que não deixa de ser uma política pública na área de segurança. Você acha, de fato, que a solução da violência passa por aí?

Ricardo Bedendo – O posicionamento do Núcleo de Estudos de Violência e Direitos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora é contrário a esta medida que foi implementada pelo governo Bolsonaro no início deste ano. Entendemos que a arma é um símbolo da violência em todos os aspectos. Antes mesmo de propor alguma política de segurança para o país, o Governo implementa uma medida que vai na contramão de uma série de pesquisas mostrando que a arma impacta o maior índice de violência, e não a redução, como argumenta essa medida. É preocupante. O 12º Anuário de Segurança Pública, divulgado em 2018 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta a apreensão de 119.484 armas no Brasil, sendo que 94,9% das armas apreendidas em 2017 não foram cadastradas na Polícia Federal. Ou seja, temos problemas de fiscalização destas armas. Há também uma preocupação muito grande com o aumento da violência doméstica, pois as pessoas vão ter mais armas em casa. A arma não é um instrumento de fácil manuseio, pois envolve o aspecto psicológico, técnico, que precisa ser muito bem trabalhado para que a pessoa possa ter condições de utilizá-la. Temos uma preocupação muito grande com esse tipo de medida, porque, de certa forma, o Governo acaba atribuindo ao cidadão uma maior responsabilidade pela sua segurança. É como se ele falasse para você: “Agora você resolve aí”. Em parte, a responsabilidade fica com o cidadão. É uma questão que vai na contramão de uma política de Segurança Pública que nós, do Fórum, entendemos como o melhor caminho para que as pessoas possam resolver os seus problemas.

CONFIRA TAMBÉM O ESPECIAL SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Ouça a entrevista:


Confira todas as entrevistas:

Tema e Lema da CF | Entrevistado:     Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.

Conceito de Políticas Públicas | Entrevistado: Robert Soares do Nascimento

Agente de Pastoral, compõe o Núcleo em Educação e Direitos Humanos da UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e participa do Grupo de Trabalho de Justiça Restaurativa da Comarca de Americana (SP).

Política como exercício do bem comum | Entrevistado: Felix Fernando Siriani

Formado em Gestão de Políticas Públicas, especialista em Pedagogia Social, Pastoral Escolar e mestrando em Mudança Social e Políticas Públicas.

Doutrina Social da Igreja | Entrevistado: Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior

Chefe do Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP.

As ações e ensinamentos de Jesus como inspiração para políticas em favor da cidadania |Entrevistado: Francisco Orofino

Leigo, professor de Teologia Bíblica em Nova Iguaçu (RJ) e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e do ISER Assessoria (Instituto de Estudos da Religião).

Os franciscanos e o engajamento político | Entrevistado: Frei Vitorio Mazzuco

Mestre em espiritualidade e coordenador da Pastoral Universitária da USF.

A importância dos Movimentos Sociais na busca do bem comum | Entrevistado: Dom Guilherme Werlang

Bispo da Diocese de Lages (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB.

Políticas Públicas na área da saúde | Entrevistado: Fernando Pigatto

Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).

Políticas Públicas na segurança | Entrevistado: Ricardo Bedendo

Jornalista e Mestre em Ciências Sociais, integra o núcleo de Estudos de Violência e Direitos Humanos da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Políticas Públicas e Assistência Social | Entrevistada: Rosangela Pezoti

Doutora em Serviço Social, responsável pelas áreas técnica e de articulação política do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade.

Políticas Públicas em favor dos negros | Entrevistado: Frei David Raimundo Santos

Presidente da Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes).

Importância da participação nos espaços de controle social | Entrevistada: Valdênia Paulino

Advogada, integra o Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (SP)

Políticas Públicas em favor dos índios e dos povos originários | Entrevistado: Egon Heck

Assessor do secretariado do Conselho Indigenista Missionário – Cimi.

Políticas Públicas e Juventude | Entrevistada: Anna Luiza Salles Souto

Coordenadora da área de Democracia e Participação do Instituto Pólis.

Políticas Públicas e na área da educação | Entrevistado: Professor Dilnei Lorenzi

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco (USF).

Saúde e o bem comum | Entrevistado: Pe. Christian de Paul de Barchifontaine

Assessor Internacional dos Camilianos na Área da Saúde, Relações Públicas das Organizações Camilianas.

O exemplo concreto no Rio de Janeiro | Entrevistado: Adriano de Araújo

Sociólogo, coordenador do Fórum Grita Baixada.