CF: As Políticas Públicas em favor dos negros são uma conquista de todos
27/03/2019
São Paulo (SP) – Para abordar o tema das Políticas Públicas em favor dos negros, entrevistamos Frei David Raimundo dos Santos, diretor presidente da Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes). Para ele, o tema escolhido para a Campanha da Fraternidade deste ano é uma oportunidade para que os cristãos estejam mais conscientizados e emponderados dos seus direitos.
Uma das grandes conquistas nas Políticas Públicas em favor dos negros são as políticas de cotas, que garantiu a presença dos negros em áreas até então pouco acessadas por esta parcela da população, como, por exemplo, o Ensino Superior. “Se o contágio, determinação e convicção da Educafro pelas Políticas Públicas for o mesmo que todas as comunidades católicas terão, daqui para frente, garanto que o Reino de Deus estará mais próximo”, assegura o frade.
Confira a entrevista concedida a Frei Gustavo Medella:
Site Franciscanos – Como o sr. vê a escolha do tema da CF deste ano?
Frei David – Com alegria, pois é totalmente importante. Entendemos que neste momento, em que a Igreja define como tema da CF as Políticas Públicas, há uma grande possibilidade de transformação, ainda mais inspirados pelo profeta Isaías no lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Serás libertado – o verbo indica um futuro próximo! Portanto, este futuro dependerá decisivamente da boa qualidade que nós, Igreja, faremos no uso desta ferramenta chamada Políticas Públicas.
Site Franciscanos – Qual a importância das Políticas Públicas para a reparação de toda injustiça, agressão e desrespeito que o povo negro recebeu no decorrer da história do Brasil?
Frei David – Entre todos os oprimidos do mundo, o grupo que mais conquistou Políticas Públicas no mundo é o afro-brasileiro. Por exemplo, hoje 95% das Universidades públicas e particulares do Brasil já têm inclusão de negros. Hoje, 100% dos concursos públicos federais já têm a inclusão da Política Pública chamada de ações afirmativas. Tenho certeza de que tudo isso só foi possível porque a Igreja, através do trabalho da Educafro, que conta com um frei liberado junto a um grupo de leigos de várias religiões, faz este processo de conquista, com muito amor, com muita opção franciscana.
Site Franciscanos – Quais expectativas ficam em relação aos possíveis resultados desta CF?
Frei David – Tenho plena consciência que um dos erros da nossa Igreja não conscientizar o povo devidamente. Quando a Igreja define como tema da CF as Políticas Públicas e, inspirada no lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, entendemos que teremos um brasileiro, um cristão católico, muito mais conscientizado, muito mais empoderado dos seus direitos e, consequentemente, com mais garra para reivindicá-los. O povo das paróquias, comunidades, movimentos de nossa Igreja precisam levar sério a leitura integral do texto-base da CF, pois ele é uma grande luz e ensina como se deve lutar por Políticas Públicas. Nós, negros, através da Educafro, temos a consciência de estes próximos quatro anos, tendo a direita no poder, precisamos ter muita garra e muita energia para defender nossas Políticas Públicas já consolidadas como políticas de Estado. As cotas para negros nas universidades não foi dádiva do grupo a, b ou c. Foi uma Política Pública de Estado com voto de todos os partidos – de direita, de centro e de esquerda. As cotas foram uma conquista, levamos mais de dez ônibus para Brasília a fim de negociar com os deputados e senadores a aprovação das cotas do serviço público. Foi muito investimento de tempo, amor e convicção na força de Deus para realizar esta vitória. Portanto, se o contágio, determinação e convicção da Educafro pelas Políticas Públicas for o mesmo que todas as comunidades católicas terão, daqui para frente, garanto que o Reino de Deus estará mais próximo.
CONFIRA TAMBÉM O ESPECIAL SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Ouça a entrevista:
Confira todas as entrevistas:
Tema e Lema da CF | Entrevistado: Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.
Conceito de Políticas Públicas | Entrevistado: Robert Soares do Nascimento
Agente de Pastoral, compõe o Núcleo em Educação e Direitos Humanos da UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e participa do Grupo de Trabalho de Justiça Restaurativa da Comarca de Americana (SP).
Política como exercício do bem comum | Entrevistado: Felix Fernando Siriani
Formado em Gestão de Políticas Públicas, especialista em Pedagogia Social, Pastoral Escolar e mestrando em Mudança Social e Políticas Públicas.
Doutrina Social da Igreja | Entrevistado: Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior
Chefe do Departamento de Ciência da Religião da PUC-SP.
As ações e ensinamentos de Jesus como inspiração para políticas em favor da cidadania |Entrevistado: Francisco Orofino
Leigo, professor de Teologia Bíblica em Nova Iguaçu (RJ) e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e do ISER Assessoria (Instituto de Estudos da Religião).
Os franciscanos e o engajamento político | Entrevistado: Frei Vitorio Mazzuco
Mestre em espiritualidade e coordenador da Pastoral Universitária da USF.
A importância dos Movimentos Sociais na busca do bem comum | Entrevistado: Dom Guilherme Werlang
Bispo da Diocese de Lages (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora da CNBB.
Políticas Públicas na área da saúde | Entrevistado: Fernando Pigatto
Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM).
Políticas Públicas na segurança | Entrevistado: Ricardo Bedendo
Jornalista e Mestre em Ciências Sociais, integra o núcleo de Estudos de Violência e Direitos Humanos da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Políticas Públicas e Assistência Social | Entrevistada: Rosangela Pezoti
Doutora em Serviço Social, responsável pelas áreas técnica e de articulação política do Sefras – Serviço Franciscano de Solidariedade.
Políticas Públicas em favor dos negros | Entrevistado: Frei David Raimundo Santos
Presidente da Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes).
Importância da participação nos espaços de controle social | Entrevistada: Valdênia Paulino
Advogada, integra o Centro de Direitos Humanos de Sapopemba (SP)
Políticas Públicas em favor dos índios e dos povos originários | Entrevistado: Egon Heck
Assessor do secretariado do Conselho Indigenista Missionário – Cimi.
Políticas Públicas e Juventude | Entrevistada: Anna Luiza Salles Souto
Coordenadora da área de Democracia e Participação do Instituto Pólis.
Políticas Públicas e na área da educação | Entrevistado: Professor Dilnei Lorenzi
Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco (USF).
Saúde e o bem comum | Entrevistado: Pe. Christian de Paul de Barchifontaine
Assessor Internacional dos Camilianos na Área da Saúde, Relações Públicas das Organizações Camilianas.
O exemplo concreto no Rio de Janeiro | Entrevistado: Adriano de Araújo
Sociólogo, coordenador do Fórum Grita Baixada.