Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

USF realiza primeiro Retiro Universitário do ano com o tema do Bom Pastor

08/06/2022

Notícias

No dia 04 de junho de 2022, das 08h às 17h, ocorreu o 9º Retiro Universitário da Universidade São Francisco. Como foi maravilhoso experienciar a acolhida fraterna e a comensalidade! Como foi maravilhoso experienciar momentos de silêncio e atenção plena! Esta experiência, a USF proporciona duas vezes durante o ano. O próximo será dia 1º de outubro de 2022.

Os frades da Fraternidade Frei Leão situada no Centro Agro-Veterinário da USF, no Bairro Moenda, em Itatiba (SP), nos acolheram com carinho. Nos aguardava uma mesa farta de café da manhã. Todo o ambiente da Chácara foi muito bem preparado para acolher a todos que chegavam de Campinas, Itatiba e Bragança Paulista.

Quem teve a oportunidade de participar, se encantou com a natureza, com o belo dia de sol e com o jardim belíssimo da chácara. O dia foi um presente, uma ação de graças sob o cuidado amoroso do Bom Pastor.

O nono Retiro Universitário, para o qual foram convidados Professores, Alunos, Funcionários, Colaboradores e inclusive, familiares e amigos dos mesmos, foi um presente raro. Com o tema “Espiritualidade do Salmo 23”, nos reunimos na Chácara sob os cuidados de todos aqueles que há alguns dias, já encaminharam os preparativos para que tudo ocorresse num clima de Paz e Bem, uma comunhão harmoniosa e produtiva. O clima de fraternidade estava no ar. Em comunhão e oração pela unidade dos cristãos e de todas as religiões, iniciamos o primeiro momento da manhã com um saboroso e farto café colonial.

             (toque nas imagens para ampliá-las)

Em seguida, fomos convidados ao ambiente celebrativo embaixo de uma enorme tenda, para realizarmos a Leitura Orante da Palavra. O texto que lemos, meditamos e refletimos nos revelou Jesus falando da grande opção de sua encarnação no meio de nós: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10b). Invocando a ação do Espírito de Jesus Cristo que continuamente, derrama e faz transbordar o amor em nossos corações, acolhemos o texto do Evangelho segundo João 10,1-30: “Vida em abundância para todos”. A leitura Orante foi articulada em quatro momentos: 1º) a realidade como nosso lugar de fala; 2º) escutar, refletir, meditar e contemplar a palavra; 3º) celebrar a Palavra; 4º) Aprofundar o texto bíblico. Jesus é o Bom Pastor que veio para que todas as pessoas tenham vida em abundância. O discurso sobre o Bom Pastor nos trouxe três comparações ligadas entre si: Jesus fala do pastor e dos assaltantes (Jo 10,1-5); Jesus é a porteira das ovelhas (Jo 10,6-10); Jesus é o Bom Pastor (Jo 10,11-18).

Jesus é o pastor das ovelhas. Todo mundo sabia o que era um pastor e como ele vivia e trabalhava. Jesus, porém, não é um pastor qualquer, mas sim o Bom Pastor! Dizendo que é o Bom Pastor, Jesus coloca em prática as esperanças da profecia e que são as esperanças do povo. Jesus insiste em dois pontos: 1º) Na defesa da vida das ovelhas: o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas; 2º) No mútuo reconhecimento entre pastor e ovelhas: o Pastor conhece as suas ovelhas e elas conhecem o pastor. Jesus diz ao povo, há uma percepção para saber quem é o bom pastor. Ele nos convoca a prestar muita atenção na reação das ovelhas, pois elas reconhecem a voz do pastor; bem como, na atitude de quem se diz pastor, a fim de ver se o seu interesse é a vida das ovelhas e se é capaz de dar a vida por elas. Concluímos este momento com o cântico atribuído ao Salmo 23: “Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará!” Com uma oração de um pastor ao Bom Pastor, todos foram convidados a aprofundar o texto do Evangelho em silêncio e em comunhão com a natureza: “O Senhor é o Pastor que me conduz, nada me falta: é nos prados da relva mais fresca, que me faz descansar; para as águas tranquilas me conduz, reconforta minha alma”.

Após o longo momento de comunhão conosco, com a natureza, com as criaturas e com o Bom pastor que foi proporcionado a todos, fomos despertados pelo som do sino para nos reunirmos embaixo da tenda. Agora, para nos atermos à espiritualidade do Bom Pastor. Uma espiritualidade que nasce no chão da vida. Conduzidos pelas belas imagens de pastores e rebanhos no mundo bíblico, fomos percebendo que a imagem do bom pastor é uma das mais antigas e tão urgentes nos dias atuais. o jeito simples de transmitir a experiência do pastor, sua humildade e ternura no relacionamento e cuidado com o rebanho. A imagem do pastor na Palestina de ontem e hoje nos irmana com todas as pessoas que se inclinam em cuidar da vida com ternura e compaixão solidária. Na Palestina, a sobrevivência do povo dependia em grande parte da criação de cabras e ovelhas. A imagem do pastor guiando suas ovelhas para as pastagens era conhecida por todos. Era normal usar a imagem do pastor para indicar a função de quem governava e conduzia o povo. Os profetas criticavam os reis por serem maus pastores que não cuidavam do seu rebanho e não o conduziam para as pastagens. Em nossos dias, é importante retomar este salmo e refletirmos como estamos atuando como lideranças religiosas, professores, pais, cuidadores, etc. Torna-se urgente que o povo saiba reconhecer a voz do seu pastor: “Oxalá, ouvísseis hoje a sua voz!” (Sl 95,7). Jesus realiza esta esperança e se apresenta como o Bom Pastor.

O horário de almoço concretizou a reflexão. Foi bonito ver todos ao redor da mesa já preparada. Novamente, a experiência da comensalidade: “Diante de mim preparas a mesa; tu me unges com óleo na cabeça, minha taça transborda.
Após um longo tempo de repouso, nos integramos na tenda para entoarmos alguns cânticos e participarmos de um sorteio. Em seguida, iniciamos a oração da tarde que logo foi acompanhada por uma alegre e bem participada celebração eucarística.

De novo, a integração e a alegria, o dinamismo de irmos ao encontro uns dos outros e usufruirmos da mesa compartilhada. Aqui, a prática dos valores que proporcionam uma educação integral transformadora, o humanismo solidário, o respeito à diversidade e a inovação sustentável. Portanto, vamos prosseguir nas trilhas e no cuidado amoroso do Bom Pastor, educando para a Paz e o Bem.


Pastoral Universitária da USF