‘Jovens do Evangelho’ vivem a missão nas visitas às famílias e comunidades
31/01/2026

Divididos entre duas cidades catarinenses, jovens missionários anunciam o Evangelho com gestos de cuidado, oração e presença fraterna entre famílias e comunidades
Santo Amaro da Imperatriz (SC) – Neste sábado (31/01), os jovens franciscanos deram início às atividades missionárias da 9ª edição das Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) nas cidades de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, em Santa Catarina. Divididos entre os dois municípios, os jovens missionários, acompanhados por frades, seminaristas, religiosas e leigos das comunidades paroquiais, levaram às famílias a esperança, a oração e a presença viva do carisma franciscano.
Com o tema “Artesãos da Paz e do Bem” e o lema “Francisco e Carlo Acutis: jovens do Evangelho”, a missão convida os participantes a serem sinais de esperança e promotores de uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Vivida em pleno Jubileu dos 800 anos do Trânsito de São Francisco de Assis, a experiência ganha ainda mais profundidade ao propor aos jovens serem testemunhas e promotores da paz no cotidiano da vida.

As visitas missionárias tiveram início na manhã deste sábado (31) e proporcionaram uma intensa vivência de fé e fraternidade entre jovens vindos de diversos estados do Brasil. Ao longo do dia, os missionários percorreram as mais de 20 comunidades que compõem a Paróquia de Santo Amaro da Imperatriz, reforçando que ser missionário é reconhecer o irmão necessitado, seja ele de forma material ou espiritual, a partir de cada realidade que foram inseridos.
Movidos pelo espírito do “ir ao encontro”, os jovens visitaram famílias, comunidades, hospitais e lares de idosos, participaram de momentos formativos com as comunidades acolhedoras e de encontros com outros grupos de jovens. Cada visita tornou-se uma experiência de encontro com o Cristo Encarnado, fruto também dos dias de formação vividos antes do início das missões.
Uma experiência de comunhão e fé
Um dos momentos marcantes foi a presença missionária em uma casa de repouso para idosos. Júlio Conrado, integrante da banda que anima a MFJ 2026, destacou a emoção vivida na celebração. “Foi muito bonito ver a participação dos freis e dos idosos. A missão também está presente nesses lugares. Eles ficaram muito felizes com a celebração e com a presença de todos”, afirmou.

Bruno Gonçalves, fez missão na Comunidade da Matriz. Vindo de Guaratinguetá (SP), do Santuário Frei Galvão, destacou a riqueza do encontro com jovens de diferentes realidades, como Xaxim, Coronel Freitas e Colatina. Segundo ele, a experiência de reunir pessoas de vários lugares é muito positiva, especialmente por envolver também jovens que nem sempre são tão atuantes em suas igrejas e comunidades. Para Bruno, conhecer novas pessoas e realidades se torna um forte incentivo para a juventude, reforçando a importância das missões, que proporcionam uma vivência concreta de como tudo acontece na prática e deixam aprendizados que serão levados para a vida.
Primeira vivência na MFJ
Entre os jovens missionários está Ana Carolaine, da Paróquia São José do Patrocínio, de Coronel Freitas (SC). Para ela, a experiência tem sido transformadora. “É a primeira vez que participo e estou levando comigo uma bagagem enorme do amor e do Evangelho de Cristo, vividos no cuidado e na receptividade das pessoas. Precisamos reacender o amor, o acolhimento e a fraternidade entre as pessoas, e a Missão tem me ajudado neste propósito”, ressaltou.
A jovem Rafaela, da cidade de Gaspar (SC), também destacou o acolhimento e cuidado que as famílias realizaram com os jovens durante as visitas missionárias. “É um momento muito especial. Levamos o Evangelho, o amor e o cuidado às famílias, mas também somos profundamente tocados pela forma carinhosa com que somos acolhidos. Tem sido enriquecedor estar em missão e ver essa troca entre os jovens e as famílias”, enfatizou.
Encerrando o intenso dia missionário, jovens e comunidades participaram de celebrações em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, agradecendo a Deus pelos frutos colhidos ao longo do dia e renovando o compromisso de seguir sendo missionários no dia a dia, testemunhando a Paz e o Bem.

Na Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz, a celebração foi presidida pelo Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Na homilia, Frei Gustavo destacou a relação entre humildade e felicidade. “Ser humilde significa encontrar seu próprio lugar na vida, sem ceder à tentação do orgulho ou de um olhar negativo sobre si mesmo. E para nós, cristãos, quando crescemos na certeza de que somos filhos amados de Deus, irmãos de Jesus Cristo e templos do Espírito Santo, entendemos melhor nosso lugar no mundo: chamados a amar Deus e as pessoas, encontramos nossa felicidade”, explicou.
Referindo-se ao Evangelho do dia, no qual Jesus apresenta as bem-aventuranças, Frei Gustavo recordou que os jovens tinham vivido, na missão, a experiência prática das Palavras de Jesus. “De modo muito simples, vocês levaram alegria, alento e esperança para muitas pessoas neste dia, sendo presença de Cristo na vida delas”, ressaltou.

A programação do último dia da MFJ 2026 segue neste domingo, 1º de fevereiro, com um momento oracional, caminhada até a Igreja Matriz e o encerramento com a Santa Missa. Na ocasião, também será anunciada o local e a data da próxima Missão Franciscana da Juventude que já chega em sua 10ª edição, além das demais atividades previstas para o ano de 2026 como a 14ª edição da Caminhada Franciscana da Juventude e dos Encontros de Formação e Espiritualidade Franciscana, Alverne.
Equipe de Comunicação da CFJ















































