Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Missões Franciscanas da Juventude foram, na prática, uma vivência concreta das Bem-aventuranças”

01/02/2026

Notícias

Durante quatro dias, mais de 150 jovens vivenciaram formações, espiritualidade e missão, fortalecendo a fraternidade e o compromisso com o Evangelho na cidade de Santo Amaro da Imperatriz e Aguas Mornas, em Santa Catarina

Santo Amaro da Imperatriz (SC) – As Missões Franciscanas da Juventude (MFJ) 2026 foram concluídas neste domingo (1º/02), na cidade de Santo Amaro da Imperatriz, em Santa Catarina. A 9ª edição do evento reuniu mais de 150 jovens inscritos, vindos de diferentes regiões, para quatro dias intensos de formação, espiritualidade, convivência fraterna e ação missionária nas comunidades da paróquia que acolheram toda a juventude franciscana.

Com o tema “Artesãos da Paz e do Bem” e o lema “Francisco e Carlo Acutis: Jovens do Evangelho”, a MFJ teve como objetivo fortalecer o compromisso da juventude com a fraternidade, o diálogo, o respeito e as relações mútuas, promovendo também a conscientização sociocultural nas comunidades visitadas. Durante esses dias, os jovens tiveram como inspiração a doação e oferta de vida dos santos Francisco de Assis e Carlo Acutis.

Ao longo da missão, os jovens estiveram presentes em mais de 20 comunidades da Paróquia de Santo Amaro da Imperatriz e também do município de Águas Mornas. Divididos em grupos missionários, eles vivenciaram diversas atividades pastorais e sociais, levando a mensagem do Evangelho de forma simples e próxima, comprometidos em ser missionários no anúncio da Palavra, da espiritualidade franciscana e da alegria em ser jovens.

Entre as ações realizadas estiveram visitas a lares de idosos, enfermos e centenas de residências, além de encontros com grupos de jovens, famílias acolhedoras e lideranças comunitárias. A programação incluiu ainda atividades culturais, momentos lúdicos, formações temáticas e celebrações, proporcionando uma experiência missionária ampla e transformadora.

A presença da juventude franciscana foi marcada pela acolhida calorosa dos moradores, que receberam os missionários com sorrisos e abraços fraternos. O intercâmbio cultural e das diversas expressões entre os jovens possibilitou a troca de experiências e o fortalecimento dos laços entre jovens e comunidades, enriquecendo a vivência missionária.

Ana Julia, jovem da cidade de Guaratinguetá-SP, comentou que foi motivo de muita alegria participar das Missões Franciscanas da Juventude. Ela destacou que foi uma experiência transformadora e que a vivência nas comunidades provocou um olhar diferente para o ser missionário.

“A MFJ foi incrível e transformadora para mim. Eu pude perceber o acolhimento das famílias em cada visita nas comunidades. Nunca imaginei que eu poderia realizar um missão e levar a Palavra de Deus há outros lugares. Sem dúvidas, valeu a pena vir em missão”, descreveu.

O jovem Marcos Scheibel, de Xaxim-SC, falou de sua experiência na 3ª participação na MFJ e como foi estar em missão nestes dias em Santo Amaro da Imperatriz-SC. Ele destacou que cada missão é única e individual.

“A gente leva no coração essa experiência em cada comunidade que passamos. Levando a palavra de Deus, passando em cada casa levando bênçãos para as famílias. É um carinho para cada família que estamos indo”, afirmou.

A jovem Isabela, da Igreja Matriz de Santo Amaro, revela que essa foi a sua primeira missão jovem e ainda mais impactante por ser na sua cidade e descobrir tantas belezas ao longo da vivência missionária. “É algo muito lindo entrar na casa das famílias, perceber a fé de cada comunidade. Foram aprendizados e conhecimentos que me fizeram perceber que quero realizar outras missões franciscanas da juventude”, destacou.

Caminhada Franciscana: compromisso com o Evangelho

Dentro da programação do último dia da MFJ 2026, na manhã deste domingo (1º), os jovens participaram da Caminhada Franciscana até a Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz. A caminhada teve início no CTG Boca da Serra e reuniu centenas de jovens, além de familiares que acolheram os missionários durante os dias de missão.

Antes do percurso, os participantes vivenciaram um momento de oração com cânticos, ladainhas e preces. Mesmo acompanhados por um sol forte, os jovens missionários seguiram com entusiasmo, alegria e bastante animação, expressando gratidão pelos dias de missão e pelas experiências vividas neste dias na cidade de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas, em Santa Catarina.

Ao chegarem à Igreja Matriz, os missionários participaram da Missa de Encerramento da 9ª edição das Missões Franciscanas da Juventude, presidida por Frei Felipe Carretta, integrante da Comissão Organizadora da MFJ, e concelebrada pelos demais freis que acompanharam esses quatros dias de programação.

‘Jesus Cristo não é uma ideia; é amor concreto, amor encarnado’

Na homilia, Frei Felipe destacou o encontro pessoal com Jesus Cristo como o centro e o sentido de toda a experiência missionária. Segundo ele, cada visita, oração e gesto simples realizado durante a missão foi expressão da presença viva de Cristo, que se faz encontro em cada pessoa.

“Este encontro é o que de mais sagrado nós podemos ofertar a cada um de vocês. Esta possibilidade de se ter uma intimidade com o nosso Salvador é o que vocês vieram ter conosco, aqui em Santo Amaro. Nada mais!”, afirmou.

Inspirado nos exemplos de São Francisco de Assis e Carlo Acutis, o frei ressaltou que a santidade é um caminho possível e concreto para a juventude atual. O convite foi para que os jovens se tornem verdadeiros “jovens do Evangelho”, vivendo com autenticidade, fraternidade e compromisso com a justiça e o Reino de Deus.

“Quero que vocês sejam seres humanos integrados consigo mesmos; quero que vocês tenham coragem e ousadia para ser, no mundo, luzes onde há tantas trevas; quero que vocês sejam portadores da fraternidade, proclamadores da justiça, anunciadores do Reino e das bem-aventuranças”, destacou o frei.

A homilia também enfatizou que o encontro com Cristo é transformador e comprometedor, chamando os jovens a assumirem seu papel profético no mundo contemporâneo, inclusive no ambiente digital.

“Jesus Cristo não é uma ideia; é amor concreto, amor encarnado. Ser do Evangelho é traduzir e atualizar a vida de Jesus Cristo no nosso mundo de hoje. Por isso, Francisco e Carlo Acutis quiseram tanto realizar o seu encontro”, apontou.

Utilizando a imagem da rede, Frei Felipe comparou os missionários a “artesãos da paz e do bem”, chamados a construir relações firmes, seguras e sustentadas pelo Evangelho.

“Nossas relações não podem ser construídas em redes furadas. O trabalho do artesão da paz e do bem é algo produzido e esculpido no dia a dia. Precisamos abandonar as redes furadas e ir ao encontro das redes firmes e seguras. Ou seja, precisamos criar redes seguras, meus irmãos. O nosso mundo precisa de redes sólidas, em que os nós não se rompam, e que não caiamos nem deixemos o irmão cair em redes furadas”, acrescentou.

À luz do Evangelho das Bem-aventuranças, o frei afirmou que a MFJ foi uma vivência concreta desse ensinamento de Jesus. Mais do que um encerramento, a celebração marcou um envio missionário, convidando os jovens a retornarem às suas casas como bem-aventuranças vivas, anunciando o Evangelho com a própria vida.

“As Missões Franciscanas da Juventude foram, na prática, uma vivência concreta das Bem-aventuranças. Em cada casa visitada, em cada escuta silenciosa, em cada gesto simples, o Evangelho aconteceu. Talvez vocês não tenham resolvido todos os problemas, mas revelaram algo maior: que o Reino de Deus começa quando alguém se faz próximo, quando alguém se faz encontro e do encontro fazemos rede”, destacou Frei Felipe.

Agenda das Juventudes da Província

Após a missa de envio, os jovens se reuniram no salão anexo à Igreja Matriz para os anúncios das próximas atividades das Juventudes da Província ao longo de 2026 e da 10ª edição da MFJ, em 2027. Entre os destaques, o Alverne terá duas edições em 2026: nos dias 24 e 25 de abril, em Guaratinguetá (SP), e nos dias 22 e 23 de agosto, em Gaspar (SC).

Também foi lembrada a Caminhada Franciscana da Juventude, que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de julho, em Colatina, no Espírito Santo e que já chega em sua 14ª edição.

Já a próxima edição das Missões Franciscanas da Juventude será realizada entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2027, em Guaratinguetá (SP). Serão dias de acolhida, formação, espiritualidade e missão, vivendo intensamente a fraternidade, visitando comunidades, partilhando a fé e celebrando a alegria de ser jovem no seguimento de Jesus Cristo!


Equipe de Comunicação da MFJ