Universidade São Francisco celebra Tempo Pascal em cada campus
27/05/2022
Vamos celebrar a Vida! Viver é celebrar!
Vamos celebrar o Amor! Amar é celebrar!
Celebrar o passado, o presente e o futuro tendo Deus sempre presente!
Conforme tradição na Universidade São Francisco (USF), o Núcleo de Pastoral, sob coordenação de Frei Vitório Mazzuco, promoveu uma Celebração Pascal em cada campus. Frei Vitório animou as representantes pastorais a prepararem o evento celebrativo com uma temática diferente, integrando os núcleos de professores, funcionários e colaboradores.
(toque nas imagens pequenas para ampliá-las)
A primeira celebração ocorreu no dia 29 de abril, às 15h no Campus de Itatiba-SP. E teve como tema: “Dádivas no altar da Paz do nosso Deus” e lema: “Falar com sabedoria, ensinar com amor, semear com esperança, partilhar com alegria”. Esta celebração foi preparada pela representante pastoral Ana Márcia Santana de Oliveira. No dinamismo de celebrar a vida e o amor, todos foram convidados a ofertar as dádivas no altar da Paz de nosso Deus. Em destaque, um louvor ao Deus Criador-Salvador com o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis. Enfatizou-se a comunhão com todas as pessoas e criaturas ao redor da Terra numa ciranda de Paz e foi proclamado um apelo profético de Paz e Bem ao Deus de todos os Nomes e de todas as religiões. Cientes de que em todo o tempo somos chamados a semear esperança e sermos testemunhas da fraternidade tornando a Terra mais misericordiosa e mais humana, celebramos convictos de que nossa missão como educadores para a Paz e o Bem, com excelência acadêmica, pluralismo, inovação e sustentabilidade é semear conhecimentos e despertar virtudes. Como gesto concreto, todos foram convidados a semear sementes de girassol num dos canteiros do jardim da USF e em suas casas.
As celebrações em Campinas-SP ocorreram nos Campus Swift e Cambuí entre os dias 09 e 13 de maio às 15 horas. Com o tema “Páscoa de Jesus, nossa Luz”, a celebração foi preparada pela representante pastoral Janaína Cristina de Souza. A mesma nos motivou a cantar o mantra “tudo por causa de um grande amor” e recordar que Jesus Ressuscitado abre caminho de vida e esperança para toda a humanidade. Contagiados pela Palavra, anúncio da ressurreição, celebramos com a convicção de que a caminhada na fé é iluminada pelo encontro pessoal com Cristo. Recebemos uma vela para acendermos no Círio Pascal, cantando e meditando: “Brilhe a vossa Luz, brilhe para sempre. Sejam luminosas vossas mãos e mentes. Brilhe a vossa Luz, brilhe a vossa Luz!” Um convite a prosseguirmos em nossos caminhos com a missão de sermos guardiãs e guardiões da Casa Comum, discípulas e discípulos do Cristo Luz, partícipes da Esperança e promotores da Paz e do Bem!
A celebração pascal no Campus de Bragança Paulista-SP ocorreu no dia 20 de maio às 15 horas, com o tema: “A Cruz e a Ressurreição”. Preparada pela representante pastoral Vanessa Maria Pereira Araújo, foi um momento de reflexão sobre a real importância da renovação espiritual, do renascimento da fé e esperança dentro de nossos corações. Todos foram convidados a contemplar a cruz e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aqui, professamos as interpelações do Crucificado-Ressuscitado à luz dos apelos de São Francisco de Assis. Neste sentido, contemplamos o Crucifixo de São Damião nos servindo de luz em todas as situações de trevas. Pois o Crucificado-Ressuscitado nos convida sempre de novo a reconstruímos a Igreja e a humanidade ferida, a abraçarmos os “leprosos” em tempos de injustiças sociais, a olharmos com reverência toda a criação e humana criatura, a agirmos com reverência, cuidado e respeito para com todas as pessoas, a caminharmos nesta terra com humildade, com misericórdia, compaixão e inefável caridade. Com a entrada do Círio Pascal, um momento festivo: a luz do Crucificado-Ressuscitado despertando em cada um de nós, a alegria de viver e anunciar a Boa Nova. Como gesto concreto, todos recebemos uma vela aromática como sinal e convite a prosseguirmos iluminando caminhos nossos e de todos com a Luz de Cristo.
A alegria de partilhar a bênção do pão, dos sucos de uvas e de um saboroso Coffee Break preparado com muito carinho foi visível em todos os campus e revelou o jeito de ser franciscano em celebrar a comensalidade.
Ana Márcia Santana de Oliveira, pela Pastoral Universitária da USF