Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

D. Gregório: “O que vocês plantaram, nós continuaremos regando!”

03/07/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – Na manhã deste domingo da Solenidade de São Pedro e São Paulo (03/07), a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil deixou aos cuidados da Diocese de Petrópolis os serviços pastorais da Paróquia Santa Clara, localizada no bairro Valparaíso da Cidade Imperial, na Serra Fluminense.

A Paróquia Santa Clara nasceu do serviço prestado pelos franciscanos nessa região de Petrópolis, especialmente depois do início das atividades do Instituto Teológico Franciscano em meados dos anos noventa, onde antes existia o então Colégio São Vicente. Em 1998, sob a liderança de Frei Antônio Moser davam-se início os projetos da construção da nova sede da Paróquia em um terreno próximo, no mesmo Bairro Valparaíso. Hoje, a sede da Paróquia conta com uma Igreja Matriz toda feita de Madeira, um ginásio e salas de catequese.

No dia 31 de maio foi anunciado pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB, a acolhida da manifestação feita pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, de entrega da Paróquia aos cuidados pastorais do clero diocesano. Houve, portanto, o início dos preparativos, tanto por parte dos Frades que estavam concluindo sua missão evangelizadora nessa localidade, como também da Diocese, que designou Padre José Carlos da Cruz Luna como administrador paroquial.

No início da celebração, realizada no ginásio da Paróquia, foi lida pelo Diácono Caio Martins a provisão que confere posse ao Padre José Carlos Luna como administrador paroquial desta porção do povo de Deus. Terminada a leitura da Provisão, o novo Administrador Paroquial fez sua Profissão de Fé e juramento de fidelidade e obediência à Igreja diante do Pastor desta Diocese e do povo de Deus. Fez seu juramento com as mãos sobre o Evangelho. Terminado este momento, Dom Gregório o ajudou a paramentar-se e se cumprimentaram num gesto de amizade e alegria.

Neste domingo, a Igreja do Brasil celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, grandes colunas da fé cristã. Em sua homilia, Dom Gregório lembrou que “os Evangelho são cheios de perguntas, de questionamentos; e estes são mais importantes do que as respostas. Por isso que Jesus não responde muitas das perguntas que lhe fazem, como a que Pilatos lhe fez: ‘o que é a verdade?’ Sendo que a Verdade estava ali, diante dos olhos dele”. Mais à frente, Dom Gregório lembrou que “Jesus sendo Deus de nada acrescentaria o que as pessoas dissessem dele, mas Ele nos questiona: ‘Quem dizem que Eu sou?’ Ele questiona a cada um de nós sobre isso e toda a nossa vida é uma busca para respondermos quem nós somos, num percurso de descoberta pessoal de nossa missão e do nosso chamado aos planos de Deus em nossa existência”.

No final de sua fala, Dom Gregório lembrou do espírito de oração da Igreja que rezava por Pedro, que estava na prisão, e fez uma alusão com o momento especial que a Paróquia Santa Clara vive. Disse o Bispo: “aqui está um irmão que deseja caminhar com vocês na fé, um irmão que vos foi confiado. Com ele vem a acolhida, a união e o desejo de trabalhar junto. Rezem por ele, como eu também sei que ele há de rezar por cada um de vocês. Com vocês, ele fará a sua primeira experiência de administrador paroquial”. E concluiu dizendo: “Agradecemos a Deus pelos irmãos franciscanos que desempenharam uma bonita história nessa porção do povo de Deus, mas que agora seguem em outros caminhos e outras missões. De modo especial, na figura de Frei Moser, que tanto se dedicou a essa Paróquia, e agora ao Frei Elói, queremos expressar o nosso muito obrigado pelo testemunho e pelo trabalho aqui desempenhado e por não terem medo de entregar a outros o que aqui foi construído, como também Jesus entregou a Pedro a liderança da Igreja. Lembro aqui o que diz São Paulo: ‘Eu plantei, Apolo regou, mas foi Deus que fez crescer’ (1Co 3,6). Vocês, irmãos franciscanos, plantaram; agora nós iremos regar, mas a obra há de continuar, pois quem faz crescer é sempre Deus!”

No final da Celebração, os fiéis do Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Amor Divino, local onde trabalhava Padre José Carlos, o deixaram aos cuidados dos fiéis da Paróquia Santa Clara e agradeceram todo o trabalho dele no Santuário. Logo em seguida, Dona Luciana Brand falou em nome da Paróquia Santa Clara. Ela expressou, representando da toda a comunidade paroquial, a enorme gratidão a todo o trabalho empenhado pelos frades em todos esses anos nesse chão e que essa história permanecerá para sempre na memória e no coração do nosso povo. Voltando-se ao novo administrador paroquial, desejou-lhe as melhores boas vindas e de que agora essa era a sua casa e esse era o seu povo. Por fim, teceu um agradecimento especial ao pároco até então, Frei Elói Dionísio Piva: “Frei Elói, em nome de todos, queremos agradecer por tudo o que aprendemos com o senhor nesses anos e pelo seu jeito sempre humilde e sereno, tratando a todos, sempre, com muito carinho e atenção”. Em seguida, Dom Gregório, Padre José Carlos e Frei Elói ganharam um quadro de presente da Comunidade em homenagem por esse momento especial.

Tomando a palavra, Padre José Carlos agradeceu a acolhida que tem recebido desde o início de sua nomeação, seja pelos frades, como também por todo o povo. Estendeu seu agradecimento a Dom Gregório, pela confiança em sua pessoa nessa nova missão e também a Frei Elói por toda a ajuda nessa transição. Por fim, disse: “caros irmãos franciscanos, esta paróquia estará sempre de portas abertas para vocês e lembrem-se, somos muito gratos por tudo o que aqui foi plantado e cultivado”.

Frei Elói, até este dia, pároco da localidade, fez uma acolhida eloquente ao novo Administrador Paroquial, Padre José Carlos. Dirigiu-se ao povo, agradecendo toda a ajuda nesses anos de trabalho juntos e pediu desculpas por algumas falhas e erros que, porventura, tivessem ocorrido. Lembrou que “hoje ocorria uma virada de página na história desta Paróquia, mas que essa virada ocorre no mesmo livro, um livro guiado e escrito por Deus, e que Ele possa sempre conduzir nossos caminhos e nossa história!”

Em nome da Província Franciscana, falou Frei Gustavo Medella, Vigário Provincial, que fez uma recordação de frades que trabalharam nessa Paróquia e que já estão na eternidade, destacou três: Frei Antônio Moser, Frei Fabio Panini e Frei Alberto Beckhäuser. Agradeceu a compreensão e acolhida do pedido da Província à Diocese e toda a tranquilidade do processo entre ambas as entidades. Chamou Frei Elói e Frei Ludovico Garmus à frente do altar e os agradeceu pelo testemunho que eles deram do carisma franciscano nessa Comunidade junto ao povo de Deus. Houve, da parte de todos, uma calorosa salva de palmas nesse coroamento da presença franciscana na Paróquia Santa Clara de Assis.

Dom Gregório encerrou a celebração com a Bênção final. Logo após, houve uma singela confraternização na qual todos puderam se cumprimentar nesse momento de chegadas e partidas.


Frei João Manoel Zechinatto, ofm