Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Bruno e Frei Ruan fazem a Profissão Solene neste sábado

15/09/2023

Notícias

Na vida religiosa franciscana, a Profissão Solene refere-se ao compromisso definitivo e irrevogável de um membro da Ordem Frades Menores, com os votos de nada de próprio, castidade e obediência. Durante o tempo de profissão temporária, o qual os frades do período da formação inicial renovam, anualmente, os seus votos com a vida religiosa, realizam sua experiência vocacional a fim de um dia confirmar esta adesão por toda a vida.

A profissão solene é uma expressão de total dedicação à espiritualidade franciscana, ao serviço aos outros e à imitação dos ensinamentos de São Francisco de Assis. É um ato solene que marca o compromisso permanente de um frade com a busca da santidade e a missão de viver o Evangelho, sem nada de próprio, em obediência.

É com essa certeza que Frei Bruno Gonçalves Cezário e Frei Ruan Felipe Sguissardi farão a Profissão Solene durante a Celebração Eucarística, que acontecerá na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (RJ), no 16 de setembro de 2023, às 16h15. “Convidamos todos para participarem, e pedimos as vossas orações por esse importante passo que daremos no seguimento de São Francisco de Assis na imitação do Cristo pobre, humilde e crucificado”, acrescentam os professandos. A celebração da profissão poderá também ser acompanhada por meio das redes sociais.

Retiro
A preparação para a Profissão Solene foi no Noviciado de Rodeio (SC). Cinco frades fizeram o retiro para a Profissão Solene. Da Província da Imaculada Conceição, Frei Bruno Gonçalves Cezário, Frei Ruan Felipe Sguissardi e Frei Elias Hebo Luís (FIMDA); pela Província do Santíssimo Nome, Frei Raylan das Chagas e Frei Vanderley e Silva. Vários momentos marcaram esse tempo de preparação, a começar o lugar escolhido: o Noviciado, recordando e revivendo o Ano da Graça de cada professando, a convivência com os noviços e a Fraternidade Permanente, e a experiência no Eremitério Frei Egídio.

A abertura do retiro se deu na manhã do dia 3/7 com Frei João Miguel Silva da Cruz. Seguiram-se as reflexões em grupo e pessoal, terminando com a partilha. Importa lembrar que, durante este tempo, seguíamos o horário do Noviciado.

Os frades da Província da Imaculada fazem a profissão solene no próximo dia 16 de setembro, sendo que Frei Elias professará em janeiro de 2024, em Angola. Os frades da Província do Santíssimo Nome farão a profissão solene no dia 2 de fevereiro de 2024.

O tema
Durante o mês de julho, estávamos em retiro para a Profissão Solene, e entre as muitas reflexões realizadas ao longo daquele mês, o confrade que nos acompanhava em certo dia, Frei Marcos Antônio Andrade, também nosso mestre do tempo da Teologia, ressaltava que este momento para o qual estávamos nos preparando não era “nada mais nada menos do que a confirmação daquela primeira promessa, da primeira profissão que realizamos ao findar o tempo do noviciado”.

Inspirados, portanto, nesta fala retomamos o mesmo tema de nossa primeira profissão: “Outra coisa não desejemos, nem queiramos, nem nos agrade, senão o nosso Criador e Redentor” (RnB 23,27), para que relembrarmos e continuarmos a cultivar esse desejo dia após dia.

A ilustração
É uma releitura do brasão da Ordem dos Frades Menores, porém, com as mãos do Cristo e de São Francisco dadas, cumprimentando-se, firmando um compromisso, expressando a adesão que também nós daremos a esse ideal de vida, agora de modo perpétuo. Ilustrando também está a frase escolhida como lema, como expressão desse desejo de querer caminhar e estar sempre unido a Cristo, tal como São Francisco expressava na oração ao final da Regra não Bulada.

Cristo simbolizado também na cruz, composta em mosaico para destacar o sinal das chagas, presentes também na mão de São Francisco, pois estaremos na véspera da festa da Impressão das Chagas de São Francisco. O mosaico também relembra os muitos irmãos que aderiram/aderem a essa forma de vida.


OS PROFESSANDOS

Frei Ruan Felipe Sguissardi

Filho de Eliane Sguissardi, ambos naturais de Chopinzinho (PR), nasceu em 19 de janeiro de 1998. Frei Ruan possui apenas um irmão mais velho, Glauco. É de uma família bastante católica e ativa na comunidade. Desde a infância, o contato com os frades da paróquia era muito próximo. No final do ano de 2011, foi convidado para participar dos encontros vocacionais que começariam em fevereiro do ano seguinte, em 2012. Em 2013 ingressou no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), cursando o Ensino Médio. Em 2016, fez o Postulantado em Guaratinguetá (SP). Vestiu o hábito franciscano no dia 15 de janeiro de 2017 e fez sua primeira profissão no dia 8 de janeiro de 2018 em Rodeio (SC). Entre os anos de 2018 e 2020 fez o curso de Filosofia morando em Campo Largo (PR). Em 2021, fez o seu Ano Missionário no Postulantado Frei Galvão em Guaratinguetá e ajudou no SAV provincial. Em 2022, foi transferido para Petrópolis (RJ), onde atualmente está no 2º ano de Teologia e vivendo na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus.

 

Frei Bruno Gonçalves Cezário

Filho de Marília e Mauricio Porfírio Cezário, nascido em 20 de julho de 1997, em Rio Pomba (MG), tem um único irmão mais velho: Julio. Prestes a completar um ano de idade, a família se mudou para Nilópolis (RJ), crescendo ali. De família tradicionalmente católica, sempre teve forte participação na vida de fé na Comunidade de São José da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que era assistida, então, pelos frades com quem tinha bastante proximidade. Findando o Ensino Médio, em 2014, já estava decidido a entrar no processo formativo da Ordem dos Frades Menores na Província da Imaculada Conceição. Em 2015, iniciou a experiência do “Vinde e Vede” na Fraternidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC) e no Aspirantado em Ituporanga (SC). Admitido ao Postulantado em 2016, em Guaratinguetá (SP) e, em 2017, ingressou no Noviciado, em Rodeio (SC). Feita primeira profissão em 8 de janeiro de 2018, iniciou os estudos de Filosofia neste mesmo ano, vindo a concluí-lo em meados de 2021. Fez uma experiência missionária junto à Fraternidade Nossa Senhora da Boa Viagem, na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ). Cursa o 2º ano de Teologia e reside na Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus desde 2022.