Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa Francisco volta a Assis no dia 24 de setembro. Confira as sete “visitas franciscanas”.

11/09/2022

Papa Francisco

         Francisco reza na Porciúncula em 2016 (Foto: Vatican Media)

Foi divulgado, nesta sexta-feira (08/07), o programa das visitas pastorais do Papa Francisco às cidades italianas de Assis e Matera. O Pontífice participa dos eventos de uma Igreja viva que desenvolve e dá vida a iniciativas, das quais podem surgir respostas às crises e emergências que estamos vivendo.

O programa de Assis
Como parte do programa “Economia de Francisco”, o Pontífice estará em Assis no dia 24 de setembro para um evento que olhará de forma particular para os jovens. O Santo Padre chegará à cidade da Úmbria por volta das 9h30 e será recebido por três jovens participantes da iniciativa, pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, pelo arcebispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e bispo de Foligno, dom Domenico Sorrentino, pelas autoridades civis, e pelo economista Luigino Bruni, um dos promotores da Economia de Francesco junto com a irmã Alessandra Smerilli, e a doutora Francesca Di Maolo. Em seguida, no Pala-Eventi de Assis, o encontro do Papa com os jovens. Haverá um momento teatral artístico. Depois, oito jovens contarão suas experiências. Por fim, o discurso do Papa, a leitura e assinatura do Pacto entre Francisco e os jovens. No final da manhã, o Papa retorna ao Vaticano.

CONEXÃO COM O PENSAMENTO FRANCISCANO – TODAS AS VISITAS

É notável que existe uma proximidade entre as ideias do atual Papa com os pensamentos franciscanos, principalmente com São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis que, mesmo em uma época diferente, pregavam o amor e a fraternidade. Veja abaixo as visitas do Papa Francisco e sua conexão com o Pobrezinho de Assis.

2022 – ECONOMIA DE FRANCISCO
O Papa voltará a Assis, no dia 24 de setembro deste ano, para o evento “Economia de Francisco”.

2021 – DIA MUNDIAL DOS POBRES
Por ocasião do Encontro de oração e testemunho da quinta edição do Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco foi a Assis no dia 12 de novembro de 2021. Depois de ouvir os testemunhos de alguns presentes e do momento especial de oração, o Papa dirigiu algumas palavras aos presentes.

2020 – A FRATELLI TUTTI
Sobre o túmulo de São Francisco de Assis, que viu a fraternidade em cada criatura de Deus e a transformou em um canto sem tempo, nasceu nova etapa do Magistério do Papa, que escolheu carregar o nome do Santo da Úmbria. Depois da “Lumen fidei” (2013) e “Laudato Si’” (2015) – que ecoa no título o início do Cântico dos Cânticos – desta vez é a cidade do Pobrezinho que batizará a terceira Encíclica “Irmão todos…”, que o Papa assinou na tarde do dia 3 de outubro de 2020.

2019 – GRECCIO
O Papa Francisco lançou no dia 1º de dezembro de 2019, em Greccio, lugar onde São Francisco fez o primeiro presépio, a Carta Apostólica “Admirabile signum” que retoma a origem, os símbolos e significados presentes no presépio. Greccio, uma pequena cidade italiana com pouco mais de 1.500 habitantes, fica na região do Lazio, na província de Rieti, e a cerca de 60 Km de Roma.

2016 – 800 ANOS DO PERDÃO DE ASSIS
O papa Francisco chegou no dia 4 de agosto de 2016 à terra de São Francisco de Assis, na região italiana da Umbria, onde nasceu e viveu o santo dos pobres e que inspira seu papado. “Vamos pedir a São Francisco que interceda por nós, para que jamais renunciemos a ser sempre sinais humildes de perdão e instrumentos de misericórdia”, acrescentou diante das pessoas aglomeradas ante a basílica de Santa Maria dos Anjos. A peregrinação a Assis durou poucas horas e foi organizada por ocasião dos 800 anos do chamado “Perdão de Assis”, uma indulgência particular obtida por São Francisco.

2016 – DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA PAZ
Em 20 de setembro de 2016, o Pontífice retornou novamente à cidade italiana de Assis – depois de sua visita em 4 de agosto – para participar do encerramento do Dia Mundial de Oração pela Paz, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, em colaboração com as Famílias Franciscanas e a Diocese de Assis.

2013 – VISITA PASTORAL A ASSIS
O Papa Francisco defendeu no dia 4 de outubro 2013, ao chegar em Assis, cidade do santo que inspirou a escolha de seu nome ao ser eleito Papa, no dia 13 de março de 2013, uma igreja solidária com os deficientes e as pessoas marginalizadas, um dia depois da morte de centenas de imigrantes em Lampedusa.