Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Assis 2022: arte urbana no Sacro Convento espera o Papa Francisco

19/09/2022

Papa Francisco

                                                                                                                      Imagem: Vatican Media

Nove das reproduções mais significativas do artista urbano italiano Mauro Pallotta, conhecido como Maupal, sobre a figura do Papa Francisco: esse é o coração da exposição intitulada “Papal Papal”, apresentada na Sala de Imprensa do Sacro Convento em Assis. A exposição estará em exposição até 6 de novembro no pórtico sul da praça inferior da Basílica de São Francisco.

As obras em exposição incluem: Super Pope (Papa Francisco super-herói), Street Pope (o Papa que joga e ganha com o símbolo da paz), Papa Saviour (o Papa que carrega o planeta Terra sobre ele), Pope and Love, Papal Papal, Exemplum Omnibus, Eco Pope, Pope’s Golf e Via della Pace. Para a ocasião, uma obra inédita inspirada no Santo de Assis, intitulada MURUM, foi doada aos frades da Basílica de São Francisco, que se encontra em exposição no Museu do Tesouro da Basílica.

 (imagens Vatican Media – toque nelas para ampliá-las)

“Papal Papal”: arte urbana em Assis para contar a história de Francisco
O encontro moderado pelo diretor do Departamento de Comunicações do Sacro Convento de Assis, Frei Giulio Cesareo, contou com a presença do Custódio do Sacro Convento, Frei Marco Moroni, do artista Maupal e da curadora da exposição, Azzurra Pizzi.

“Sempre me impressionou a linguagem das obras de MauPal por seu frescor, por sua capacidade de ser imediatamente compreendido, lidando com questões importantes e desafiadoras com uma leveza poética e sorridente, nunca irreverente”, disse Frei Marco Moroni. “Sei que até mesmo o Papa Francisco, que é o sujeito destas obras, aprecia este artista de rua. Temos assim a oportunidade de ver suas obras expostas aqui em um lugar onde na história muitos artistas deixaram sua marca”.

“Tenho seguido o magistério do Santo Padre com grande interesse desde o dia em que ele se tornou Papa, meu objetivo”, disse Maupal durante a coletiva de imprensa, “é interpretar e divulgar seu caminho através de uma síntese gráfica com uma linguagem simples e adequada a todos, inclusive aos não crentes”. O artista que também está presente nas páginas do L’Osservatore di Strada, o jornal concebido e realizado pela comunidade de trabalho do Dicastério da Comunicação para dar voz àqueles que normalmente não são ouvidos, aos pobres, às pessoas feridas pela vida, para participar – diz o artista – com concretude em uma “proximidade” necessária:

“O itinerário da exposição é inaugurado com as criações artísticas mais relevantes por Maupal que desde 2014 trata de temas caros ao Papa Francisco: sustentabilidade, meio ambiente, acolhimento, paz”, disse Azzurra Pizzi.

Fonte: Vatican News (texto de Gabriella Ceraso)


ECONOMIA DE FRANCISCO
As obras fazem parte do amplo programa do evento Economia de Francisco, que o Papa vai participar em 24 de setembro.

Como parte do programa “Economia de Francisco”, o Pontífice estará em Assis no dia 24 de setembro para um evento que olhará de forma particular para os jovens. O Santo Padre chegará à cidade da Úmbria por volta das 9h30 e será recebido por três jovens participantes da iniciativa, pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, pelo arcebispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e bispo de Foligno, dom Domenico Sorrentino, pelas autoridades civis, e pelo economista Luigino Bruni, um dos promotores da Economia de Francesco junto com a irmã Alessandra Smerilli, e a doutora Francesca Di Maolo. Em seguida, no Pala-Eventi de Assis, o encontro do Papa com os jovens. Haverá um momento teatral artístico. Depois, oito jovens contarão suas experiências. Por fim, o discurso do Papa, a leitura e assinatura do Pacto entre Francisco e os jovens. No final da manhã, o Papa retorna ao Vaticano.

TODAS AS VISITAS A ASSIS

É notável que existe uma proximidade entre as ideias do atual Papa com os pensamentos franciscanos, principalmente com São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis que, mesmo em uma época diferente, pregavam o amor e a fraternidade. Veja abaixo as visitas do Papa Francisco e sua conexão com o Pobrezinho de Assis.

2022 – ECONOMIA DE FRANCISCO
O Papa voltará a Assis, no dia 24 de setembro deste ano, para o evento “Economia de Francisco”.

2021 – DIA MUNDIAL DOS POBRES
Por ocasião do Encontro de oração e testemunho da quinta edição do Dia Mundial dos Pobres, o Papa Francisco foi a Assis no dia 12 de novembro de 2021. Depois de ouvir os testemunhos de alguns presentes e do momento especial de oração, o Papa dirigiu algumas palavras aos presentes.

2020 – A FRATELLI TUTTI
Sobre o túmulo de São Francisco de Assis, que viu a fraternidade em cada criatura de Deus e a transformou em um canto sem tempo, nasceu nova etapa do Magistério do Papa, que escolheu carregar o nome do Santo da Úmbria. Depois da “Lumen fidei” (2013) e “Laudato Si’” (2015) – que ecoa no título o início do Cântico dos Cânticos – desta vez é a cidade do Pobrezinho que batizará a terceira Encíclica “Irmão todos…”, que o Papa assinou na tarde do dia 3 de outubro de 2020.

2019 – GRECCIO
O Papa Francisco lançou no dia 1º de dezembro de 2019, em Greccio, lugar onde São Francisco fez o primeiro presépio, a Carta Apostólica “Admirabile signum” que retoma a origem, os símbolos e significados presentes no presépio. Greccio, uma pequena cidade italiana com pouco mais de 1.500 habitantes, fica na região do Lazio, na província de Rieti, e a cerca de 60 Km de Roma.

2016 – 800 ANOS DO PERDÃO DE ASSIS
O papa Francisco chegou no dia 4 de agosto de 2016 à terra de São Francisco de Assis, na região italiana da Umbria, onde nasceu e viveu o santo dos pobres e que inspira seu papado. “Vamos pedir a São Francisco que interceda por nós, para que jamais renunciemos a ser sempre sinais humildes de perdão e instrumentos de misericórdia”, acrescentou diante das pessoas aglomeradas ante a basílica de Santa Maria dos Anjos. A peregrinação a Assis durou poucas horas e foi organizada por ocasião dos 800 anos do chamado “Perdão de Assis”, uma indulgência particular obtida por São Francisco.

2016 – DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA PAZ
Em 20 de setembro de 2016, o Pontífice retornou novamente à cidade italiana de Assis – depois de sua visita em 4 de agosto – para participar do encerramento do Dia Mundial de Oração pela Paz, promovido pela Comunidade de Santo Egídio, em colaboração com as Famílias Franciscanas e a Diocese de Assis.

2013 – VISITA PASTORAL A ASSIS
O Papa Francisco defendeu no dia 4 de outubro 2013, ao chegar em Assis, cidade do santo que inspirou a escolha de seu nome ao ser eleito Papa, no dia 13 de março de 2013, uma igreja solidária com os deficientes e as pessoas marginalizadas, um dia depois da morte de centenas de imigrantes em Lampedusa.