Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O Papa encontra os pobres em Assis em 12 de novembro

15/10/2021

Notícias

                                                                                                      Imagem: Assis (Wikimedia Commons)

Um abraço, uma oração, um momento de escuta com os pobres. Este é o centro da visita do Papa Francisco a Assis, em 12 de novembro. Será um momento de preparação para a quinta edição do Dia Mundial dos Pobres instituído por Francisco e programado para domingo, 14 de novembro, com o objetivo de despertar a consciência para o grito dos pobres e sofredores. O tema do Dia Mundial dos Pobres deste ano é “Vocês terão sempre os pobres com vocês”.

A Sala de Imprensa da Santa Sé comunicou a programação do Papa Francisco em Assis:

A chegada
A chegada do Papa está prevista para as 9 horas da manhã de helicóptero. O Santo Padre será acolhido pelas Autoridades locais em seguida os pobres presentes formarão um “abraço” ideal no átrio da Basílica para lhe dar as boas-vindas.
Também será entregue simbolicamente pelos pobres ao Papa Francisco o manto e o cajado do Peregrino, indicando que todos vieram como peregrinos aos lugares de São Francisco, para escutar a sua palavra.

Na Basílica
Seis pessoas pobres (dois franceses, um polonês, um espanhol, dois italianos) farão seu testemunho diante do Santo Padre que em seguida dará a sua resposta.

Às 10h30 da manhã será realizado um momento de pausa no qual será oferecido um lanche para os presentes. Às 11 horas voltam à Basílica para um Momento de Oração. Depois o Papa Francisco distribuirá presentes para todos e fará sua saudação final.

O Papa retorna ao Vaticano de helicóptero enquanto que os pobres serão recebidos para o almoço pelo Bispo de Assis, S.E. Dom Domenico Sorrentino.

Esta será a quinta visita de Francisco ao coração da cristandade franciscana após a primeira visita pastoral em 4 de outubro de 2013, e as sucessivas em 4 de agosto de 2016, no oitavo centenário do Perdão de Assis, em 20 de setembro do mesmo ano para o Dia Mundial de Oração pela Paz, e por fim, em 3 de outubro de 2020 para a assinatura da Encíclica Fratelli tutti.

O Ministro Geral Massimo Fusarelli estará presente em Assis, assim como os Definidores Gerais, entre eles o brasileiro Frei César Külkamp.


Fonte: Vatican News