Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O serviço do lava-pés de Frei José Raimundo

25/08/2018

Notícias

“Atraídos por Cristo”, tal e qual ao apóstolo São Bartolomeu, santo que a Igreja celebrou no dia de ontem, 24 de agosto, Frei José Raimundo de Souza juntamente com aproximadamente 30 missionários deram continuidade ao terceiro dia de missões na cidade de Bauru.

Nesse terceiro dia, as missões aconteceram na comunidade Matriz de Santo Antônio, no Colégio São Francisco de Assis, espaço pastoral de atuação da Paróquia Santo Antônio. Simultaneamente, parte dos missionários estavam nas comunidades São Sebastião e São Miguel, da Paróquia Santa Clara de Assis.

Como “sacramento de Salvação para todos os povos, Frei José, juntamente com os leigos nesses três dias, organizaram as missões atendendo às duas paróquias, Santo Antônio e Santa Clara de Assis, atingindo um número considerável de fiéis”.

A santa Missa em que se celebrava o terceiro dia do triduo, teve como tema “Vocação presbiteral, sim ao chamado de Deus”. O presidente foi Frei Vanderlei da Silva Neves, irmão de caminhada formativa de Frei José. A missa foi concelebrada pelos demais confrades da fraternidade provincial.

terceiro_250818_2

Embora sendo a celebração da festa de São Bartolomeu, o Evangelho escolhido para esse terceiro dia foi o do lava-pés (Jo 13, 1ss). Na homilia, Frei Vanderlei recordou que “há um diferencial” na vocação presbiteral do padre franciscano; e esse espirito “foi bem assimilado por Frei José Raimundo”.

E mais, o celebrante disse que o modo de ser de Jesus é marcado pela gratuidade: “O serviço feito sem elogios e sem prestígios nenhum”. Recordando o evangelho do Filho pródigo, Frei Vanderlei falou que o serviço presbiteral deverá ser similar ao Pai desta passagem evangélica: “O presbítero deverá servir a partir de um silêncio acolhedor. Ter a capacidade de acolher a todos. Acolher o pecador com o coração aberto”. “Com a força da acolhedora de Jesus, Ele ressignificava a vida das pessoas […]. “Ter um coração acolhedor como de uma mãe, como de um pai”, continuou.

Motivado por Frei Diego Atalino de Mello, Frei José foi convidado a professar sua fidelidade à Igreja, diante do povo, e tendo como delegado para testemunhar esse momento, o próprio presidente da celebração. Assim, Frei Vanderlei atestou seu compromisso de fidelidade à Igreja, assumindo as verdades referentes a fé da Igreja.

Frei Diego falou que “essa mesma fidelidade professada, é também serviço… Um serviço de lavar os pés”. Com isso, conduziu Frei José para um primeiro exercício: lavar os pés dos pais. E assim o fez.

Em dois momentos, o primeiro antecedendo o ofertório, seus familiares apresentaram os objetos litúrgicos, juntamente com o Santo óleo que será usado na ordenação do frei.

terceiro_250818_1

Em um segundo momento, antes de concluir a celebração, seus pais trouxeram as vestes presbiterais que, a convite do presidente da celebração, todos estenderam as mãos em sinal de piedosa bênção invocando o auxílio de Deus para que suas vestes sinalizassem o Cristo Sacerdote em meio ao povo.

Finalizando essa noite que concluía o Triduo, Frei Vanderlei ainda convidou Frei José Raimundo que, como filho, pedisse a bênção a seus pais. Tal gesto remetia à bênção de todo pai e toda mãe aos filhos.

Por fim, diante da alegre expectativa do povo, Frei Alexsandro Nascimento, vigário paroquial, convidou os fiéis para que se fizessem presente com toda Igreja, Província e familiares neste sábado, 25 de agosto, ma Ordenação de Frei José.


Texto Frei Leandro Costa
Fotos: Pascom da Paróquia Santa Clara