Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Noviços farão Primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores

03/01/2023

Notícias

Da esq. para a dir.: Frei Francisco, Frei Filipo, Frei Evandro, Frei Samuel, Frei Mateo, Frei Felipe, Frei Miguel e Frei Samuel

Rodeio (SC) – Depois de um ano de formação intensa no Noviciado São José, no próximo dia 10 de janeiro, seis noviços serão admitidos à Profissão Temporária durante a celebração eucarística às 19 horas, na Igreja São Francisco de Assis, em Rodeio (SC). Frei Filipe Zaros Granusso, Frei Filipo Carpi Girão, Frei Francisco Barbosa Mouzinho Junior e Frei Samuel Cavalcanti do Amaral, da Província Franciscana da Imaculada Conceição, emitirão seus votos nas mãos do Ministro Provincial Frei Paulo Roberto Pereira. Já Frei Evandro Siqueira, da Província São Francisco de Assis (RS), professará nas mãos do Ministro Provincial Frei Marino Pedro Rhoden; e Frei Mateo Esteban Martinez Mikulic, da Província Argentina São Francisco Solano, que tem como Ministro Provincial Frei Daniel Alejandro Fleitas Zeni. Esta será a 122ª profissão temporária do Noviciado de Rodeio.

Os noviços angolanos da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola farão a Primeira Profissão no dia 7 de janeiro. São eles: Frei Daniel Bungwe Soma, Frei Dionísio Katengue Tchingui, Frei Eduardo César Himi, Frei Francisco Pedro Kapapelo Tchitacumula, Frei Manuel Franco Mununga, Frei Luís Manuel Mugiba e Frei Pedro Caiombe Samuco.

Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

Este foi o primeiro ano que o Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição acolheu formandos das Províncias do Rio Grande do Sul e da Argentina, como experiência de um Noviciado Interprovincial. Frei Samuel Ferreira de Lima, depois de ser mestre por nove anos, retornou a este serviço neste ano. “Para mim foi uma grande surpresa e um grande desafio ao mesmo tempo, pois o contexto é totalmente outro, mesmo tendo trabalhado com confrades de outras entidades e de Angola. Agora são outros irmãos, outra língua e outra cultura que não conhecia tanto. Mas foi e está sendo um tempo de grande aprendizado e colaboração”, informa Frei Samuel.

Para o mestre, foi um ano muito rico de experiências e missão, ordenações, profissões, partilha, estudo, intercâmbio e colaboração de todos os confrades das três Províncias que formam hoje o quadro de noviços. “Por ser uma experiência nova, estamos em um processo de construção e diálogo para se chegar a um denominador comum”, avalia Frei Samuel.

Segundo Frei Samuel, durante o ano, a turma encontrou a sua identidade em meio à diversidade de idades, origens e experiências eclesiais. “Aos poucos se entrosaram e cada um foi discernindo o caminho a ser feito. Dos treze que iniciaram a caminhada, sete tomaram outros rumos em suas vidas e conseguiram aclarar suas escolhas. A turma que está concluindo o noviciado é mais coesa e amadurecida em sua opção. Estão ansiosos e felizes diante dos novos desafios e da perspectiva de dar continuidade ao seu processo formativo nas novas Fraternidades.

O Retiro de preparação para a Profissão foi feito em dois períodos: de 05 a 09/12, com o pregador Frei Raimundo Justiniano de Oliveira Castro, desta Província, que refletiu sobre a fórmula da Profissão, os Votos e vida Fraterna, e de 18 a 24/12, tendo como pregador Frei João Carlos karling, da Província São Francisco de Assis do Rio Grande do Sul, que abordou a dimensão Bíblica do seguimento e discipulado.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, faz-se nos seguintes termos:  “Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, (do Ministro Provincial), com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.