Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Primeira Profissão de Frei Augusto e Frei Douglas em Rodeio

03/08/2014

Notícias

professos

Rodeio (SC) – Com grande júbilo, celebramos neste 2 de agosto, festa franciscana de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula, a profissão temporária dos nossos confrades Frei Augusto Luiz Gabriel e Frei Douglas da Silva. E a festa foi completa, pois neste dia celebramos também o aniversário natalício do guardião desta nossa Fraternidade do Noviciado de São José, Frei Valdir Laurentino.

professo1Foi uma Celebração marcante não só para a Ordem, mas também foi um momento de muita alegria para as famílias dos nossos confrades professandos. Foi uma festa com muita intensidade e emoção para os neo-professos, sobretudo nos seus preparativos, acolhida dos familiares e amigos e confrades para o grande momento da celebração.

A Santa Missa foi presidida pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel. Ele nos recordou o significado que a Porciúncula tem para a Ordem Franciscana. A partir desta igrejinha, São Francisco de Assis cultivou uma profunda devoção à Virgem Maria. Francisco a venera como “Filha e Serva do Altíssimo Pai celestial, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e Esposa do Espírito Santo”. Por isso, Maria é para Francisco a “Virgem feita Igreja”. Assim, ela se torna também a advogada da Ordem Franciscana.

Segundo Ministro Provincial, a Porciúncula é um símbolo muito querido do carisma franciscano. “Na verdade, mais do que a igrejinha física, a Porciúncula é a fonte da qual emerge a mais pura e Cristalina mística da nossa espiritualidade Franciscana”, disse Frei Fidêncio.

Frei Gabriel e Frei Douglas emitiram seus votos nas mãos do Ministro Provincia0. Segundo a Ordem dos Frades Menores, o tempo da profissão temporária é o “período durante o qual se completa a formação para viver de modo mais pleno a vida própria da Ordem e melhor cumprir sua missão”. Na Ordem Franciscana, os votos dos professos temporários são renovados anualmente até o momento da profissão solene.

A profissão religiosa na Ordem Franciscana, emitida nas mãos do Ministro Provincial, faz-se nos seguintes termos:

professo2“Para louvor e glória da Santíssima Trindade. Eu, Frei N.N. , tendo o Senhor me dado a graça de seguir mais de perto o Evangelho e os passos de nosso Senhor Jesus Cristo, em tuas mãos, Frei Fidêncio Vanboemmel, com firme fé e vontade, faço voto a Deus, Pai santo e todo-poderoso, de viver por um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade. Ao mesmo tempo, professo a vida e a regra dos Frades Menores, confirmada pelo Papa Honório, e prometo observá-la fielmente segundo as Constituições da Ordem dos Frades Menores. Entrego-me, pois, de todo o coração a esta Fraternidade, para que, pela ação eficaz do Espírito Santo, guiado pelo exemplo de Maria Imaculada, por intercessão de nosso Pai Francisco e de todos os santos, e com a ajuda fraterna de todos, eu possa tender constantemente para a perfeita caridade, no serviço a Deus, à Igreja e aos homens”.

Assim, pedimos ao Pai que nos abençoe sempre para podermos responder com fidelidade à vocação Franciscana e termos os corações sempre enraizados na Porciúncula. É com o mesmo espírito de festa que comemoramos junto com as famílias dos nossos confrades, neste dia inesquecível a Frei Douglas e Augusto, também o aniversario natalício do Frei Valdir Laurentino. Louvamos ao Altíssimo o dom da Vida e da vocação de Frei Valdir, que é um grande exemplo diário de dedicação, zelo e amor para com cada um de nós, especialmente os noviços e a fraternidade.

Que a Mãe de Deus e nossa Mãe nos abençoe com seu manto a todos nós.

Frei Paulino Kamussamba