Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missões: A grande expressão de solidariedade

17/07/2019

Notícias

Rio de Janeiro (RJ) – Reunir 600 jovens de cinco estados no Rio de Janeiro foi uma grande expressão de solidariedade. Esta é a primeira conclusão que Frei Diego Melo tira de todo esse trabalho que começou em agosto do ano passado. Uma ajuda daqui, uma mão dali, um apoio de lá, uma rifa, uma partilha, enfim, estava feita a corrente de solidariedade. Ela garantiu a realização das Missões Franciscanas da Juventude, que começam hoje à tarde no Rio de Janeiro.

Esse apoio começou quando Frei Diego, o animador vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição e coordenador das Missões, fez a proposta destas Missões para os dois Regionais dos Frades da Província (Serra/Baixada Fluminense e Rio de Janeiro). Com a aprovação das oito paróquias franciscanas do Rio de Janeiro, Frei Diego criou a comissão organizadora, que é composta de dois ou três representantes de cada paróquia. “Uma vez por mês, dois ou três vinham aqui para o Convento Santo Antônio participar de uma reunião. Eles fizeram a ponte com as paróquias e prepararam os eventos locais. Nós, como comissão central, pensamos os grandes momentos”, explicou Frei Diego. Isso porque as Missões terão como base, nesta quarta e quinta, a Catedral São Sebastião, que cedeu toda a estrutura para as celebrações, palestras, oficinas, hospedagem, refeições e higiene. O Convento Santo Antônio acolhe outra parte dos jovens na celebração desta noite e na hospedagem.

Na sexta-feira e no sábado, os jovens serão distribuídos em grupos nas oito paróquias e ficarão hospedados em casas de famílias. O retorno para o grande evento das Missões acontecerá domingo com a Missa de encerramento, às 7 horas, na Praia de São Conrado, e a Caminhada pela Paz até a Rocinha, às 11 horas.

“Acho que a missão acontece quando a gente consegue sentar juntos, diferentes paróquias e diferentes realidades eclesiais e sociais, para pensar e caminhar em direção a um objetivo comum. Então, essa Fraternidade que a gente já gerou, esse intercâmbio, essa troca de experiências da comissão central foi a pré-missão com sucesso”, acredita Frei Diego, agradecendo muito o apoio dos párocos franciscanos e do pároco da Catedral, Pe. Cláudio Santos (veja também).

Segundo Frei Diego, os custos para realizar as Missões giram em torno de R$ 75 mil. Todo o dinheiro virá das inscrições (R$ 50,00 para cada jovem), da venda de camisetas nas paróquias e da rifa de uma TV 42 polegadas. “As inscrições não seriam suficientes para pagar tudo e, como não queríamos aumentar o preço, pensamos alternativas para isso. Uma delas foi a rifa do aparelho de TV, doado pela Fraternidade da Porciúncula, de Niterói, e a outra a venda das camisetas franciscanas. Cada paróquia da Província recebeu um número x de camisetas para vender e o lucro foi revertido para as Missões. Então, esse montante deu condições para custear todas as despesas”, detalha Frei Diego. Segundo o frade, os maiores gastos são com a alimentação e com os banheiros alugados.

Frei Diego mostra os chuveiros que foram alugados para estas Missões

Chapéu de palha confeccionado na Bahia

Para as refeições, foi contratada uma Cooperativa de Mulheres da Comunidade da Maré, que se chama “Maré de Sabores”. “Essas mulheres se uniram numa cooperativa e oferecem refeições naturais, orgânicas e não usam nada industrializado. Desse trabalho, tiram a sua subsistência. Contratamos elas por essa questão ecológica e social. No total, vão servir 570 refeições na janta desta quarta e 570 refeições no almoço de quinta”, adiantou Frei Diego.

Outra despesa ficou por conta da contratação de chuveiros e banheiros. “Contratamos dois contêineres com 12 chuveiros cada um e banheiros químicos. Também não estamos usando nenhum tipo de descartável. Mandamos fazer uma caneca, que será usada nos cafés e refeições. Inclusive os chapéus, que vieram de Cocal, na Bahia”, destacou o frade. Os chapéus foram especialmente preparados por mulheres do semiárido brasileiro que fazem parte da Cooperativa Artesãs Filhas do Vento. Trata-se de uma iniciativa nascida no município de Brotas de Macaúbas (BA), cujo objetivo é fazer da palha do Licuri, palmeira nativa da região, uma fonte de renda e de resistência para as famílias locais.

Frei Diego também elogiou e agradeceu a Associação de Ensino Bom Jesus, que doou todas as camisetas do encontro, e a Editora Vozes, que doou a impressão de todos os livretos para essas Missões. “Indiretamente, o Serviço de Animação Vocacional entrou com 10 mil reais, dinheiro que veio da venda das camisetas”, disse o frade.

Grupo de Jovens das cidades de Vila Velha e Colatina, onde a Província da Imaculada está presente.

ÚLTIMOS PREPARATIVOS

Enquanto os grupos de jovens chegavam, outro grande grupo preparou os kits que serão entregues nesta quarta-feira, 17 de julho, a partir das 13 horas. Frei Diego acompanhou o trabalho dos jovens de perto durante a manhã fria e chuvosa no Rio de Janeiro.

Equipe de Comunicação da MJF 

A imagem de São Francisco em uma das portas da Catedral São Sebastião espera os jovens franciscanos.