Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fundação Franciscana em Angola celebra Capítulo das Esteiras da Ordem

30/01/2024

Notícias

Kilamba Kiaxi: Fraternidade São Francisco de Assis

Começa, hoje, dia 30 de janeiro de 2024, o Capítulo das Esteiras da Fundação Franciscana da Imaculada Mãe de Deus de Angola. Este encontro nasce como proposta para todas as Entidades da Ordem dos Frades Menores, para celebrar localmente o tempo jubilar da vida de seu Fundador, São Francisco de Assis. Trata-se da celebração do 8º Centenário de momentos importantes da vida do Santo de Assis, em 2024, recordando-se especificamente da impressão dos Estigmas ocorrida no alto do Monte Alverne, na Itália. Todos os frades em território angolano, professos solenes ou temporários, foram convocados à participação.

O Capítulo das Esteiras possui características diversas dos Capítulos ordinários de uma entidade. Não tendo como objetivo tratar de documentações e eleições, ele se torna um rico momento de celebração da vida e da missão dos irmãos. Tomando uma temática como motivação, a partir dela os irmãos dedicam-se a um tempo de formação, reflexão, além e vislumbre de perspectivas e revigoramento para a continuidade de seus trabalhos e testemunho.

Este Capítulo das Esteiras, especificamente, também ocorre em um momento significativo da Fundação. No final do ano de 2023, o Ministro provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, com a aprovação do Definitório provincial, apresentou o pedido ao Ministro geral, Frei Massimo Fusarelli, para que se desse início à transição institucional da Fundação a uma Custódia Dependente da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Um tempo de mudança e transformação, além de abertura de novas perspectivas para a presença da Ordem em Angola.

Que este seja um encontro de rica e renovada alegria da Fundação, recentemente reforçada por oito novos irmãos que professaram seus votos solenes no último domingo, dia 28, em Malange, somando o número de 27 frades solenemente professos de naturalidade angolana, fortalecendo a consolidação da Ordem no país.


Frei Rodrigo da Silva Santos