Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Odilo convida para missa do Jubileu Franciscano

26/01/2026

Notícias

Em carta do dia 25 de janeiro de 2026, Solenidade da Conversão de São Paulo, o Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Paulo, convoca os fiéis a celebrar o Jubileu Franciscano na Arquidiocese. Para marcar a adesão da proposta nesta Igreja Particular, será celebrada missa solene no Santuário São Francisco, no Largo São Francisco, 133, Centro, no dia 21 de fevereiro às 10h. No convite, o Cardeal recorda a promulgação do Ano Jubilar Franciscano pelo Papa Leão XIV, com a graça da indulgência plenária extensiva aos lugares franciscanos de todo o mundo. 

“Por isso, com grande alegria, uno-me às comunidades religiosas, paróquias e casas franciscanas da arquidiocese de São Paulo na celebração desse Ano Jubilar Franciscano. E faço o convite a toda a Arquidiocese para também se unir à Família Franciscana nos exercícios do Jubileu Franciscano, em vista da obtenção das graças reservadas a este Jubileu”, escreve o cardeal.

A coordenadora do Regional de São Paulo da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), Irmã Nadia Maciel da Silva recebeu com muita alegria e gratidão o convite: “É um gesto de comunhão da Igreja Particular de São Paulo com a Igreja em todo o mundo. Tenho certeza de que este Jubileu será ocasião de muitas bênçãos para a Arquidiocese de São Paulo e para todo o Estado. Celebrar o amor de São Francisco a Jesus Cristo e a sua solidariedade com os pobres certamente nos tornará mais amorosos e solidários”, declarou.

Irmã Nadia também reforçou o convite do cardeal e se comprometeu a mobilizar a Família Franciscana e todo o povo de Deus para comparecer na Missa jubilar: “No dia 21 de fevereiro, nossa Prociúncula será o Santuário São Francisco”, disse, fazendo referência à pequena Capela de Santa Maria dos Anjos, em Assis, conhecida como Porciúncula e que foi o berço do Movimento Franciscano.

Para o guardião do Convento São Francisco, Frei Gustavo Medella, a escolha do local denota um reconhecimento histórico das raízes franciscanas na Arquidiocese. “A Igreja de São Francisco, nosso Santuário, completa 380 anos em 2027. Celebrar o jubileu franciscano neste lugar é uma imensa alegria para nossa Fraternidade e também nos chama à responsabilidade para darmos testemunho da herança de nosso Seráfico Pai nesta metrópole cheia de belezas e com muitos desafios”, recordou. Frei Gustavo também comentou da satisfação da Fraternidade Franciscana e da comunidade de fé do Santuário em acolher esta celebração. “Estaremos de portas e corações abertos para bem receber a todos neste dia tão especial”, adiantou o frade.