Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Despedida de Frei Ademir Sanquetti em Agudos

31/03/2016

Notícias

Ademir_820

Mais de 1000 fiéis participaram da missa no último domingo.

Isabela Gaspar, especial para este site

No último domingo (27), Páscoa do Senhor, Frei Ademir Sanquetti celebrou sua última missa como pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos. Depois de 12 anos de trabalho em Agudos, o franciscano parte para missão na Paróquia Santo Antônio, em Bauru (SP).

Em sua entrevista de “até breve”, o frade conta um pouco sobre os aprendizados, missões e deixa um recado para o povo agudense.

Pascom – Qual é a diferença do Frei Ademir hoje, para o de 12 anos atrás?

Frei Ademir – Mais velho, mais sábio e mais animado! Aprendi muito, fiz o curso de Psicologia e atendi vários pacientes.

Enfim, foram muitas experiências de vida e convivência. Tudo que falei nas homilias e sermões, em primeiro lugar foram para mim, aprendizagem e espiritualidade. Sempre me preparei, nunca deixei de celebrar nenhuma missa e de preparar-se para celebração. Isto me ajudou a ter mais equilíbrio e harmonia espiritual.

Pascom – Como o senhor classifica o trabalho missionário que foi desenvolvido à frente da Paróquia São Paulo Apóstolo?

Frei Ademir – Quando estava em Nilópolis (RJ), eu vim a esta paróquia para fazer missões no ano 2000. E enquanto pároco, durante este tempo que estive aqui, consegui realizar as missões populares, que são as visitas e bênção nas casas, visita aos doentes. Consegui visitar todas as casas e famílias desta Paróquia. E também colocar um pouco deste espírito nos setores.

Pascom – Nestes 12 anos, o que mais marcou o senhor?

Frei Ademir – O que ainda me marca é a bondade dos fiéis desta Paróquia, pois tudo que planejei fazer, os paroquianos me ajudaram. Foram muitas colaborações: consegui pintar as imagens na igreja, reformar a cozinha e o salão, a pintura da igreja, início da Igreja São Francisco e muitas outras reformas nas capelas. Sou muito grato a todos os membros da Igreja, dos conselhos, das comunidades do CPP e do CAP.

Pascom – O que o senhor leva de aprendizado de tudo que viveu com os paroquianos?

Frei Ademir – Que a vida passa e devemos aproveitar cada momento, cada celebração. Tudo é muito valioso! Devemos colocar tudo nas mãos de Deus. Não deixar de agradecer e rezar, jamais.

Pascom – Qual a mensagem que o senhor gostaria de deixar para todos os agudenses?

Frei Ademir – Continuem sua caminhada enquanto paroquianos, lideranças. Não deixem de fazer parte desta igreja mãe e cultivar todo bem e o amor que vem de Deus. Que Deus abençoe a todos. Paz e bem! Até breve!

Mais

Frei Ademir Sanquetti é natural de Cabrália Paulista (SP), e ficou por 12 anos à frente da Paróquia São Paulo Apóstolo de Agudos, realizando importantes trabalhos missionários e evangelizadores.

No dia de sua homenagem, muitos dos trabalhos implantados pelo franciscano foram destacados, como as turmas de catequeses de adultos para receber o sacramento da Crisma; a Pastoral da Comunicação; mestres de cerimônia; motivação para a Jornada Mundial da Juventude em 2013; Romaria a Aparecida; Missões paroquiais; Pastoral da Acolhida e Grupo de Homens Católicos.