Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Movimento FM: 37 anos de música e entretenimento em Pato Branco

17/04/2019

Notícias

Roberto Rossatti, Jornalista da Rede Celinauta

Em 1982, nascia a Celinauta FM, um sonho franciscano de evangelizar através das ondas do rádio em frequência modulada, tendência que crescia em todo o Brasil. A Frequência Modulada surgiu nos Estados Unidos em 1933, e chegou ao Brasil em 1955, com a “Rádio Imprensa”. Mas foi uma experiência modesta, utilizando a Frequência Modulada apenas para fazer a ligação entre o estúdio e o transmissor de rádio. Foi justamente na década de 1980 que as emissoras “FM” começaram a dominar os “ares” do Brasil. A qualidade superior do “som” transmitido pelas emissoras em frequência modulada “encantavam” os ouvintes em todas as faixas etárias.

Foi neste cenário de expansão da nova modalidade de rádio que a Fundação Cultural Celinauta, sempre à frente de seu tempo, conseguiu a autorização para sua emissora em FM. “Celinauta FM”, migrando para “Stúdio Três FM”, e então “Movimento FM. “Assim como as tecnologias evoluíram, a emissora também seguiu os ares da modernidade, repaginando sua marca no ar”, afirmou o diretor presidente da Fundação Cultural Celinauta, Frei Neuri Reinsch.

A história do rádio no Brasil é marcada por vários momentos de mudanças e de adaptações. Segundo Frei Neuri, tivemos tempos em que se imaginava que o rádio deixaria de existir, e ao contrário ele se fortaleceu. “Novamente nos adaptamos ao mundo moderno, entramos na era digital, e o rádio segue cada vez mais presente na vida das pessoas”. Hoje, em países como os Estados Unidos, 95% da população ouve rádio todos os dias, e no Brasil o índice chega a 92%. Não há dúvidas de que o rádio está consolidado como meio de comunicação, frisou. “A Movimento FM se modernizou, acompanhou as mudanças, e com sua jovem equipe de comunicadores é líder de audiência em sua área de ação, mas não vamos parar por aí, em breve nossos ouvintes terão agradáveis surpresas”, anunciou Frei Neuri. “Quem está de parabéns é a comunidade, que conta com os serviços de informação e entretenimento de uma emissora comprometida com o slogan Francisco, ‘Paz & Bem’”, finalizou.

Comemoração dos 37 anos
Neste mês de abril, entre as ações de comemoração do aniversário com os ouvintes da emissora, foi realizado um coquetel com alguns que foram sorteados durante a programação diária, para representar a legião de ouvintes da Movimento FM. O happy hour aconteceu no Studio 3, novo ambiente de confraternização em anexo aos estúdios da Rede Celinauta de Comunicação. “Studio 3” que foi o segundo nome da Rádio antes de passar a se chamar Movimento FM. A noite começou com o comunicador da emissora Baldoíno Reck comandando um rápido protocolo falando sobre os aspectos históricos da emissora. Na sequência aconteceram as apresentações individuais de cada comunicador. Primeiro Amaury Debona , depois Branco, na sequência a locutora Lisa, as apresentações continuaram com Stan, Estar Sandri, e Edson Honaiser. Amauri, o locutor mais antigo da emissora falou em nome dos colegas e aprovou o momento de proximidade com alguns dos milhares de ouvintes diários da Movimento. Os ouvintes sorteados receberam brindes e testemunharam o carinho com a emissora com sua legião de fãs.