Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A mística da Porciúncula em Sorocaba

08/10/2017

Notícias

porciuncula_081017_2

Sorocaba (SP) – Depois de um ano e dois meses de trabalho, a Fraternidade Franciscana Bom Jesus dos Aflitos inaugurou neste domingo, 8 de outubro, a réplica da Porciúncula de Assis em Sorocaba. Coube ao pedreiro Aldevino da Silva o privilégio de abrir as portas da igrejinha, construída no claustro do Convento, depois da Celebração Eucarística das 10 horas, que foi presidida pelo pároco Frei Benedito Gonçalves e concelebrada por Frei André Becker, Frei Gilberto Pisticelli e Frei Marcos Antônio de Andrade, mestre na etapa de Teologia em Petrópolis.

porciuncula_081017Frei Gilberto fez a animação litúrgica e uma catequese sobre os símbolos que foram colocados nesta nova Porciúncula. Ele explicou que esta celebração não era uma sagração, porque ela só pode ser feita pelo Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi, que hoje tinha crisma em Cerquilho. Frei Gilberto também informou que o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, não pôde presidir a Celebração devido ao falecimento de sua irmã. Marcaram presença grupos da OFS de Porto Feliz, Santos e Bauru.

Em procissão, alguns símbolos foram apresentados na Missa: a chave da Capela, a relíquia de São Francisco, a chave do Sacrário, a imagem do Menino Jesus e as flores que ficarão no altar. Depois da Celebração Eucarística, foram levados em procissão até o Claustro. Frei Dito, responsável por toda a coordenação artística da obra, ainda no Ato Penitencial, lembrou que a Porciúncula é a porta do paraíso e nos deve lembrar o “amor e a misericórdia de Deus”.

Na sua homilia, para explicar todo o significado histórico e espiritual da Porciúncula para a Ordem Franciscana, Frei Gilberto recordou passagens da vida de Francisco a partir de sua conversão, quando recebeu o chamado para restaurar a Igreja de Cristo em ruínas. “Num primeiro momento, Francisco restaura as igrejas de Assis, como São Damião, São Pedro até encontrar Santa Maria dos Anjos. Ali ele se encantou de uma maneira tão profunda pela Porciúncula porque já tinha um carinho muito grande pela Mãe de Deus, que trouxe ao mundo seu filho de Jesus”, recordou o Guardião da Fraternidade.

Segundo Frei Gilberto, a nova vida de Francisco começa na Porciúncula, quando ali vai morar com alguns dos primeiros companheiros. “Em 1212 é Clara que começa ali uma nova vida e, em 1216, acontece o Perdão de Assis”. A Porciúncula se torna o lugar fontal dos frades. “No dia 3 de outubro de 1126, ele morre na Porciúncula. Tinha que ser ali, onde tudo havia começado”, acrescentou o frade.

porciuncula_081017_4

Além de todo o significado histórico da Porciúncula, Frei Gilberto revelou que na Porciúncula de Sorocaba teve-se a preocupação em oferecer mais símbolos da mística franciscana. “Jamais vamos imitar a Porciúncula. Nós fizemos uma réplica, nas mesmas medidas 7×4 metros, tentando guardar muitas das características dessa igrejinha, mas oferecendo outros símbolos franciscanos que possam aumentar a nossa fé. Três colunas podem resumir a espiritualidade franciscana: a Encarnação, por isso nós teremos o Menino Jesus no altar, os vitrais de Maria e do Anjo, além da pedra do altar que lembra Greccio;  a segunda coluna teológica é o Crucifixo de São Damião, que lembra a Paixão de Cristo. É o Cristo que Francisco diz, ajoelhado e chorando: ‘Meu Deus e Meu tudo’; e a Eucaristia, o Cristo Ressuscitado”, explica Frei Gilberto.

Não bastassem todos esses símbolos, a igrejinha terá no chão a relíquia de São Francisco. “Está relíquia reproduz um hexágono e o piso é tal e qual da capela dos Estigmas do Monte Alverne. Foram quase mil peças de mármore e granito para serem ajeitadas e buriladas para formar este piso”, acrescentou.

“Nós queremos que essa Porciúncula não seja só uma construção, não seja um templo bonito, para que as pessoas digam: ‘Nossa, que coisa bonita que fizeram!”, mas algo que toque o nosso coração, que mude a nossa vida, que proporcione conversão, que proporcione a oração diante de Deus, para que mudemos o nosso modo de viver e aprofundemos o Santo Evangelho”, ressalvou o frade.

“Nós esperamos que essa capela comova muitos corações. Não falo simplesmente do choro externo, mas do choro de abertura do coração, que promova uma nova vida, uma nova atitude, que dê uma nova vida à nossa Paróquia, nossa região, nossa cidade. Que muitas pessoas possam voltar a esta capela do Santíssimo e serem acolhidos por Deus. Que aqui possam sentir o aconchego do amor de Deus”, desejou.

Além de ser agora a Capela do Santíssimo, diariamente os frades farão a oração das Laudes às 8 horas com o povo.

LEIA TAMBÉM O TEXTO DE FREI VITÓRIO

porciuncula_081017_1

 BÊNÇÃO DA NOVA PORCIÚNCULA

Em procissão, o povo deixou a igreja pela rua lateral e se acomodou no claustro do Convento. Os frades abençoaram todos os símbolos, começando pela igreja, que foi aberta pelo pedreiro Aldevino da Silva e Frei Dito abençoou a imagem de São Francisco externa. “A Porciúncula foi construída desde o século VI. Por ali, diz a tradição, São Bento teria passado porque estava sob os cuidados dos monges beneditinos. A imagem externa, antes da construção da Basílica sobre a capelinha, tinha o significado de o santo abençoar Assis”, lembra Frei Gilberto. Depois cada um dos símbolos – chave do Sacrário, relíquia de São Francisco, cruz de São Damião, Menino Jesus – foram abençoados e colocados em seus devidos lugares.

Frei Dito concebeu a capela segundo os moldes da Porciúncula, que foram conseguidos por Frei José Antônio Cruz Duarte quando residia em Roma. Mas a torre é menos barroca e a fachada mantém o vitral da frente, assim como o vitral que fica acima do Sacrário, como era a construção mais antiga de Assis. Por volta de 1739 foi colocado um painel na frente da Porciúncula e fechou esse vitral.

porciuncula_081017_6

No centro, acima do altar, Frei Dito pintou uma grande imagem do Crucifixo de São Damião, que combina com os tijolos rústicos. Foi dele a ideia de construir a igrejinha no centro do Claustro. A Fraternidade abraçou o projeto e as duas Paróquias se envolveram nas campanhas para conseguir viabilizar a construção. “Um dos vitrais foi oferta da Ordem Franciscana Secular e as portas, em cedro, foram doadas pela Família de Frei André Becker. Além disso, o pedreiro foi uma doação da Paróquia Santo Antônio”, explicou Frei Gilberto, ponderando que o material mais custoso foi o piso, em granito e mármore.

Na Celebração, Frei Gilberto agradeceu a todos os frades – lembrou também do falecido Frei Antônio Lopes -, paroquianos e benfeitores que ajudaram a tornar realidade esse sonho em Sorocaba. Frei Dito, por sua vez, tomou a palavra e fez um agradecimento especial a Frei Gilberto, elogiando a sua capacidade de “construtor”.

Segundo Frei Gilberto, agora começa um trabalho de divulgação para conhecer a nova “joia” franciscana. “No próximo mês de novembro nosso clero vai fazer reunião aqui para conhecer essa capela”, adiantou.


Comunicação da Província da Imaculada Conceição