Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Depois da tempestade em Rodeio, a bonança da presença do Pastor

13/02/2023

Notícias

O dia 17 de janeiro de 2023 ficará marcado para a história da pequena cidade de Rodeio (SC). Tal inscrição, infelizmente, não é positiva, pois se trata de uma data ligada à forte tempestade que atingiu o local. Estima-se que 80% da área urbana tenham sofrido com inundações. Além disso, na área rural, muitas famílias foram castigadas com deslizamentos de terra, atingindo residências, vitimando 5 pessoas que, infelizmente, tiveram suas vidas interrompidas. Somado a tal realidade há um número inestimável de pessoas que, com mais ou menos intensidade, sentiram-se afetadas psicologicamente pelo medo, pelo luto, pela falta de coragem para voltar a seus lares.

Porém, como um povo lutador que sempre foi, logo os rodeenses começaram a se ajustar para fazer a limpeza e reconstrução necessária. Depois da tempestade veio a bonança da generosidade, da parceria e do carinho. E um dos gestos de reerguimento aconteceu no último sábado (11/02), às 19h, com a presença do Bispo Diocesano Dom Onécimo Alberton: uma missa em solidariedade a todo o povo. A Igreja Matriz estava repleta de fiéis muito emocionados.

Nesta ocasião, lembrou-se das vítimas, das dificuldades, mas também da esperança de dias melhores vindouros. Dom Onécimo externou a sua paterna sensibilidade ao dizer que, por meio de orações e campanhas, esteve sempre ligado ao povo da querida Paróquia. Lembrou que na hora mais difícil não havia divisões: todos precisavam se ajudar e assim o fizeram, minimizando a dor da perda. O bispo, na homilia, frisou que a fé em Deus é acompanhada da certeza que o Senhor caminha com o seu povo. Não é uma disposição apenas preceitual: assumir a dinâmica do crer implica também uma esperança interna de confiança. Em toda a celebração o epíscopo dirigiu ao povo palavras de conforto e entusiasmo, a fim de ajudar toda a comunidade a redescobrir o vigor.

O pároco Frei João Miguel da Cruz, ao final da celebração, agradeceu a presença do bispo e disse que sua celebração foi um grande renovar de esperanças para continuar na reconstrução. O frade ainda incitou à população para que permanecesse fiel aos gestos de bondade e generosidade que foram muito marcantes. “Apesar da dor, cresceram as iniciativas de ajuda ao próximo”.

Antes de despedir o povo, ao final da celebração, o bispo contou uma história: quando era pequeno tinha medo de escuro. Mas venceu este temor graças a seu pai que pedia para ele fechar as construções próximas da casa deles a noite. Mas não fazia isso sozinho. Seu genitor permanecia à porta da casa, conversando com ele. Dom Onécimo disse que Deus também é assim: está conosco! “Nos nossos medos devemos conversar com Ele, manifestar nosso temor, mas nunca parar, pois Ele é presença viva em nossas vidas”. Além de forte representação das comunidades, estavam presentes os irmãos frades Gabriel e Daniel Dellandrea, prestando sua solidariedade a todos os seus conterrâneos. Frei Gabriel também aproveitou a ocasião para anunciar a celebração onde será ordenado presbítero, nesta cidade, no mês de maio vindouro.