Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Celebrações preparam para os Jubileus de três frades em Rodeio

31/08/2022

Notícias

Celebrar um jubileu é celebrar a perseverança e a entrega de um irmão aos projetos do Altíssimo. Esse ano, a Fraternidade do Noviciado de Rodeio tem uma grande alegria de poder celebrar não apenas um jubileu, mas três! Frei João Miguel da Cruz, Frei Claudino Dal’Mago e Frei José Bertoldi celebram respectivamente 25, 50 e 65 anos de vida religiosa consagrada.

Na noite de terça-feira, 30, às 19h, Frei Jeâ Paulo Andrade, Animador Vocacional Provincial, presidiu a Celebração Eucarística que deu início à semana de preparação aos jubileus na cidade de Rodeio com o envio dos missionários e missionárias que visitarão as comunidades e as famílias da Paróquia São Francisco de Assis até o domingo, dia 04, quando serão celebrados os jubileus na comunidade do Rodeio 50.

Em sua homilia, Frei Gabriel Dellandrea partilhou um pouco sobre o Evangelho do dia, sobre Aquele que expulsa os maus espíritos e o faz com autoridade. “Nós também devemos expulsar os maus espíritos da violência, da intolerância, do ódio, do ‘cada um por si’ em nossas comunidades, e devemos fazer isso com a autoridade de cristãos, em nome de Jesus”, disse o frade. “É necessário, portanto, nos colocarmos em movimento, sermos Igreja em saída, para que nós os expulsemos com a mesma autoridade que vem de Cristo”, assinalou Frei Gabriel.

Após a reflexão, motivado pelo espírito missionário, Frei Jeâ chamou à frente do presbitério as Irmãs Catequistas Franciscanas, que também estão celebrando os jubileus de suas irmãs neste domingo, os noviços, demais confrades presentes e os leigos que irão compor o time de missionários em terras rodeenses.

E seguindo uma tradição antiga da Igreja, na qual os anciãos colocavam suas mãos sobre a assembleia, os jubilandos, Frei João Miguel da Cruz, Frei Claudino Dal’Mago e Frei José Bertoldi, impuseram suas mãos sobre os missionários em uma prece silenciosa, mas que fala ao coração de Deus, pedindo sobre eles o Espírito Santo para que os guie na missão.

Da esq. para dir.: Frei Claudino, Frei Miguel e Frei José

Ao final da celebração, todos foram convidados ao pátio da Igreja, para, num gesto marcante, abençoarem a mesma cidade que um dia Frei Bruno Linden, o frade em processo de beatificação,  abençoou. Cada fiel levantou os seus braços em direção às suas casas, tomando para si o papel de portadores das bênçãos do Senhor e abençoou a cidade de Rodeio. Logo após esse momento, foram enviados de volta às suas casas.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM.