Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Miguel e Frei Claudino tomam posse na Paróquia São Francisco de Assis de Rodeio

14/02/2022

Notícias

                                       Imagens: Reprodução da transmissão digital

Rodeio (SC) – Neste domingo (13/02), na Celebração Eucarística, às 8 horas, Frei Miguel da Cruz foi empossado pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Rodeio, junto com Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial. Anexo à Igreja Matriz está o centenário Noviciado São José da Província da Imaculada Conceição.

Presidida pelo bispo diocesano de Rio do Sul, Dom Onécimo Alberton, a Santa Missa foi concelebrada pelos confrades desta Fraternidade, como o Mestre dos Noviços, Frei Samuel Ferreira de Lima e Frei James Girardi, que está de férias na sua cidade natal; e o Pe. Arnaldo Allein, Vigário Geral da Diocese. Os noviços garantiram a beleza da celebração litúrgica.

A celebração cumpriu todas as exigências canônicas no rito de tomada de posse, como a leitura da bula de Provisão de nomeação da Diocese, a profissão de Fé e o Juramento e Renovação das Promessas que Frei Miguel fez em sua ordenação. O novo pároco, recebeu as chaves da Paróquia e do Sacrário, o ritual do Batismo, a estola roxa para ser o confessor e o óleo para a unção dos enfermos.

Frei Miguel nasceu em Honório Serpa, PR, no dia 4 de novembro de 1971. Vestiu o hábito no dia 11 de janeiro de 1996 e fez a Primeira Profissão na Ordem dos Frades Menores no dia 10 de janeiro de 1997. Sua Profissão Solene fez no dia 6 de outubro de 2002 e foi ordenado presbítero no dia 1º de julho de 2007.

Dom Onécimo saudou o povo que veio das 16 comunidades da Paróquia, as autoridades civis e especialmente as Irmãs Catequistas Franciscanas.

Na sua reflexão lembrou que o Evangelho deste domingo apresenta um programa de vida e marca o início do Sermão da Montanha. “São Lucas descreve Jesus ensinando, não lá do alto da montanha, mas aqui embaixo, no lugar plano, próximo dos seus discípulos e da multidão. Lucas coloca Jesus junto da comunidade, junto ao seu povo”, observou o bispo.

Dom Onécimo destacou que a autoridade de Jesus se situa na doação, no serviço, na entrega, na proximidade de Deus, que veio para ser Deus conosco. “E tão conosco ele é que caminha conosco, caminha entre nós. Ele é o Filho de Deus entre nós. Viver o ministério sacerdotal é estabelecer esta proximidade. Quanto mais se traz as experiências, as circunstâncias, as situações vividas pelo nosso povo para dentro do coração, mais o amor de Cristo, o Bom Pastor, se tornará visível na pessoa do padre, do frei, que vive e é chamado para viver esta vocação”, ensinou.

“Jesus está no meio de nós, iniciamos esta Eucaristia dizendo isto. Ele está no meio de nós para que, assim, você se sinta sempre acompanhado e procure viver como um bem-aventurado, abraçando sua cruz, seu sofrimento de cada dia porque Jesus, ao chamar para esta fé, para ser um cristão, para eu ser bispo, para ser frei, ele não nos isenta ou pede favores, e muito menos diz assim: ‘agora, não terá nenhum sofrimento; você vai viver uma vida sem dor nenhuma’. Ele não nos enganou. Tão sincero foi e tanto nos amou que disse: primeiro você não é obrigado, quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo e tome a sua cruz de cada dia e me siga”, lembrou.

“Lucas traz Jesus para a parte baixa da montanha, onde realmente ele veio, onde ele se encarnou, onde o Evangelho deve ser vivido e acolhido. Ele traz para junto de nós para dizer que temos as nossas cruzes e sofrimentos. Eu estou contigo e tudo é bem-aventurado porque eu estou contigo. O amor dele é a força que necessitamos para curar as nossas feridas. Que as bem-aventuranças nos ajudem a viver o nosso ministério de forma fiel e coerente com aquilo que Jesus nos ensinou”, completou.

“Devo dizer que me sinto muito feliz pelo momento que estou vivendo com vocês aqui”, contou o novo pároco. “Me sinto realizado. Sei que a tarefa é um tanto desafiadora, mas sei que será gratificante e me coloco inteiramente a serviço de toda a comunidade paroquial, da Diocese, na pessoa do nosso Bispo Dom Onécimo; da Fraternidade, na pessoa do guardião Frei Josemberg Aranha; do Mestre Frei Samuel e dos noviços”, prometeu.

Frei Miguel destacou a longa tradição católica do povo de Rodeio e lembrou do trabalho das Irmãs Catequistas Franciscanas, que no último dia 14 de janeiro celebraram 107 anos de história de fundação da Congregação em Rodeio. “Espero que possamos fazer um trabalho juntos”, disse o pároco.

Frei Miguel também disse que era uma honra para ele ter Frei Claudino como Vigário, ele que foi seu professor no Seminário de Agudos. “Fico muito feliz por ter aceitado trabalhar aqui”, enfatizou.

No final da celebração, Dom Onécimo pediu para cantar “Parabéns” a Frei Claudino, pelo seu jubileu de 50 anos de vida religiosa, e pelo jubileu de 25 anos de vida religiosa de Frei Miguel.