Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral visita o Noviciado franciscano em Rodeio: Gratidão pela nossa vocação

03/02/2023

Notícias

Aconteceu no dia 2, em Rodeio, um encontro com o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores com os frades dos Regionais do Vale Leste Catarinense e regional Frei Bruno. Frei Massimo Fusarelli fez um pequeno encontro com os confrades do regional Vale Leste Catarinense e, em seguida, com os noviços.

O maior encontro foi no final da tarde com todos os confrades presentes. Frei Germano Guesser dirigiu breves palavras para o Ministro Geral, agradecendo sua presença: “ Essa casa centenária é o berço da vida franciscana de muitos frades. Aqui, nos reunimos hoje para acolhê-lo com a mesma alegria que os primeiros frades sentiram ao encontrar-se com São Francisco”. Em seguida foi dada a possibilidade de um frade de cada Fraternidade apresentar sua missão, bem como as alegrias e tristezas das suas Fraternidades.

Frei Massimo trouxe alguns pontos para reflexão, afirmou que “esta Província possui bastante frentes de missão. Há bastante trabalho. Mas é preciso conciliar a vida franciscana com as nossas atividades”. Com maior ênfase disse que “ precisamos conciliar nosso carisma com nossas vidas”.

Ao falar sobre formação franciscana, o Ministro Geral destacou a importância da formação permanente para todos os frades. Disse que “precisamos ter gratidão pela nossa vocação como irmãos e menores”. Também chamou a atenção para não esquecer o que o Capitulo Geral afirmou sobre a evangelização e missão no espirito de minoridade: “Nossa proposta é de uma vida evangelizadora em fraternidade”.

Ao falar sobre os irmãos que deixam a vida fraterna franciscana, Frei Massimo disse que “é muito triste ler as cartas dos confrades que desistem e ver os irmãos numa vida muito solitária e isolada”. Afirmou que “vivemos num mundo de múltiplas culturas e de desintegração social”, lembrando que o carisma é essencial para enfrentar as dificuldades.

Em seguida, deu-se a possibilidade para os confrades fazerem perguntas ao Ministro Geral. Frei César Külkamp lembrou temas que estão em discussão na Ordem, sua reestruturação, novas formas de evangelização e resgate da identidade de frades menores. Por fim, Frei Gilson Kremer agradeceu o momento de conversa e diálogo em nome de todos os frades e encerrou o momento com a oração da Ave-Maria.

Após algumas fotos, os frades foram para a igreja para a celebração da Eucaristia com o povo de Rodeio. A celebração estava marcada para as 19 horas na Igreja matriz. Na homilia, Frei Massimo tratou de temas sobre a festa que estava-se celebrando.  Afirmou que “ a celebração da apresentação do Senhor deve nos estimular para levar a Cristo onde quer que formos enviados”.

No final da celebração, Frei Massimo recebeu presentes e agradecimentos dos confrades e do povo de rodeio. Houve também uma entrega de um presente para cada frade. O Ministro geral entregou um Tau e a Regra franciscana juntamente com um abraço e uma mensagem de ânimo para cada confrade.

Após a celebração, a Fraternidade do Noviciado ofereceu um coquetel para todos os confrades. Encontro marcado por uma conversa fraterna e sincera, os freis que atuam em diversas frentes de evangelização no Paraná e em Santa Catarina puderam renovar sua comunhão com o sucessor de São Francisco. Paz e Bem!


Frei Junior Mendes