Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento São Francisco completa 374 anos e ganha Ano Jubilar

17/09/2021

Notícias

Na região central de São Paulo, o Convento São Francisco é parte da história viva da maior cidade do país. Neste dia 17 de setembro, festa das Chagas de São Francisco de Assis, é festa também neste histórico monumento de São Paulo e da Província Franciscana da Imaculada Conceição, que completa 374 anos de fundação. O conjunto igreja e convento, contudo, chegam a esta idade reformados e renovados. Em 1647, quando foi fundado, após quatro anos de obras, era o maior prédio construído de São Paulo e, por isso, escolhido para sediar um dos cursos jurídicos instituídos por decreto, por Dom Pedro I, em 1827.

O Santuário São Francisco de Assis, antes uma igreja conventual, tornou-se paróquia em 1940 e santuário em 1997, e faz parte de um complexo localizado no Largo São Francisco. O Convento também foi especial para duas grandes persgonalidades do Brasil: Santo Antônio de Sant’Ana Galvão e Dom Paulo Evaristo Arns.

Frei Galvão, canonizado pelo Papa Bento XVI em 2007, morou durante 60 anos no Convento. Dali, o Santo acompanhou a construção do Mosteiro da Luz, onde morou nos três últimos anos da sua vida, e onde veio a falecer, em 1822.

No dia 6 de junho de 1997, o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, ilustre frade franciscano que passava um dia por semana no Convento quando se tornou emérito, declarou que o Convento passaria a ser também Santuário São Francisco, já que recebe fiéis de toda a Grande São Paulo que aqui chegam para fazer suas orações, pedidos e agradecimentos ao nosso Patrono. Por ser um Santuário, a Igreja fica aberta todos os dias.

Para celebrar os 375 anos, em 2022, o guardião da Fraternidade do Largo São Francisco, Frei Mário Tagliari, anunciou neste dia a criação de um Ano Jubilar, que terá início no dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição e Padroeira da Ordem Franciscana e da Província. “Será um tempo especial para revivermos uma grande história da presença franciscana no coração de São Paulo”, explicou Frei Mário.

Na época que foi inaugurado, era o maior já construído em São Paulo, com dois andares em taipa, o único na cidade. Ocupava todo o espaço que atualmente é da Faculdade de Direito. As fundações chegavam a 3 metros de profundidade e sua construção era em taipas, atingindo até 2 metros de espessura em certos pontos. Destacava-se o imponente claustro, com seus cinco arcos sobre pilastras.

Até meados do século XVII, o frontispício das igrejas da Província era construído em estilo jesuítico, com torre baixa. Desde então, adotou-se o barroco como estilo decorativo. Em 1884, após um incêndio em 1880, a fachada da Igreja foi modificada e aberta a entrada central como hoje é utilizada. No seu interior, adotou-se o estilo rococó. Pinturas na nave e azulejos no altar que representam passagens da vida de São Francisco, foram feitos na década de 1950. Em sua torre encontramos um sino do século XVIII.

O incêndio de 1880 destruiu a antiga capela-mor. Foram salvas as paredes, a imagem de São Francisco, considerada a mais bela das que se encontram nos conventos antigos, e a imagem da Imaculada Conceição, além de mobiliários como as estalas do coro dos frades. O Santuário é tombado como Patrimônio Histórico desde 1982.

A estrutura atual do Convento São Francisco, na parte dos fundos da secular igreja, foi construída em 1941 pelo então guardião Frei Damaso Venker.

Fachada do Convento São Francisco em 1860

Até 2004 foi a sede da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que abrange os estados de Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Ela foi fundada em 15 de julho de 1675.

Concluída a reforma, o Convento é hoje um lugar para encontros e retiros para Ordem Franciscana, por outros institutos e também pela Arquidiocese. Com essa restauração, o novo espaço tem condições de abrigar uma média de 50 pessoas.

O Convento sempre manteve também sua missão social. Desde o início, era conhecido como “Porta dos Pobres”. E, ainda hoje, existe o ‘pão dos pobres’. Na parte térrea do Convento, com saída para a Rua Riachuelo, funciona a Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras), que presta auxílio a cerca de 800 pessoas ininterruptamente. “Nesta pandemia, oferecendo café da manhã, almoço e jantar, além de um chá da tarde, que ficou conhecido como ‘Chá do Padre’”, explica Frei Mário.