Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Fernando encerra a Novena em honra do Padroeiro do Convento São Francisco

03/10/2022

Notícias

São Paulo (SP) – Terminou nesta segunda-feira, 3 de outubro, a Novena em honra ao Padroeiro do Convento São Francisco, no Centro de São Paulo. O bispo emérito de Santo Amaro, Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, presidiu a Celebração Eucarística, às 15 horas. Frade desta Província da Imaculada, Dom Fernando estava muito à vontade com seus confrades e com o povo que compareceu para celebrar esse momento.

“Estamos aqui comemorando São Francisco de Assis, o Poverello, que significa o Pobrezinho. Ele é o irmão menor de todos e a sua vida reflete quem é São Francisco”, disse o bispo, contando uma passagem na vida do santo que retira do caminho uma minhoquinha para um lugar seguro, evitando que fosse pisoteada pelos transeuntes. “Veja o carinho de Francisco de Assis pela vida”, reforçou o bispo.

“No seu coração, sem dúvida, havia essa sensibilidade de alma que o levava a amar todas as criaturas, quaisquer que fossem elas. Assim, Francisco de Assis tinha esse respeito profundo pela natureza, pelas criaturas, por todos. Uma pergunta vem à nossa mente: e hoje? Será que existe realmente esse respeito pela natureza, pelos irmãos, pelas irmãs, pelas criaturas?”, questionou. Segundo o bispo, muitos realmente têm esse sentimento, mas outros não.

Dom Fernando lembrou que em outra ocasião, ele está trilhando por uma estrada, e envolvido pela poeira, ouve o som de uma campainha. Todos se afastam da estrada, mas Francisco firma seus passos e continua a caminhar: diante dele aparece um hanseniano. “Naquela época não havia a cura, mas hoje temos a cura, graças a Deus. Francisco não titubeia, avança, abraça-o e, mais ainda, beija aquele leproso. Ele se reconhece irmãozinho de todos, também daquele homem e de todos que ele encontra ao longo de sua vida”, explica o bispo.

Segundo ele, como acabamos de ouvir no Evangelho (sobre a parábola do bom samaritano), Francisco se torna o próximo de todos. “Aqueles que nós encontramos na estrada, nas ruas, debaixo das pontes, famintos e abandonados. Assim era Francisco. Ele vivia profundamente este amor. Este amor profundo, verdadeiro, despojado”, acrescentou.

“Nós perguntamos o que o levava a tudo isso, o que permitia que ele vivesse essa realidade? Que ele se reconhecesse próximo de todos. Não se julgava superior às pessoas. Mas ele era o próximo. E cada qual se sentia tão bem na sua presença. É porque Francisco se sentiu interiormente livre. Isso que é o mais precioso. Essa liberdade de coração, essa liberdade interior. E, por isso, Francisco canta a natureza, canta as criaturas, canta a vida. Ele é um cântico! Porque interiormente é livre”, enfatizou.

  (toque nas imagens para ampliá-las)

Segundo o bispo emérito de Santo Amaro, não estar interiormente livre faz com a gente não escute devidamente o outro. “E também não se abra ao diálogo. O diálogo é o caminho que a gente faz, através da palavra, para chegar a um lugar que a gente não pensava chegar. Isso só fazemos se realmente somos de fato livres. Ele é livre e, por isso, ele canta, ele louva, ele sente essa alegria espiritual. Ele fala da alegria perfeita. Chegava lá livre interiormente e se enriquecia com a presença de um irmão que não o recebeu. Sempre livre interiormente. Assim era Francisco de Assis”, destacou Dom Fernando.

“Na festa de hoje e de amanhã, pedimos ardorosamente que sejamos livres interiormente no nosso coração. E, no nosso coração, brote esse louvor, brote essa ação de graças ao Senhor, ao nosso Deus, por tudo quanto está presente na nossa vida. Aí, então, sem dúvida, estaremos nos assemelhando a Jesus, reconhecendo Jesus em cada criatura. É o que nós pedimos. São Francisco de Assis, rogai por nós!”, completou.

 

Neste dia 4, dia de São Francisco de Assis, as celebrações começam com as Laudes às 7 horas. As Missas serão celebradas nos seguintes horários: 8h, 10h, 12, 15, 16h30 e 18h00. Na festa externa, a macarronada, para recordar a terra de São Francisco, é a grande pedida, além do Bolo de São Francisco, dos pães e produtos do Convento.

Os frades darão a bênção dos animais e das pessoas durante todo o dia, inclusive no sistema drive-thru.


Comunicação da Província da Imaculada