Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Chopinzinho, 50 anos de Paróquia e 110 de missão

01/11/2013

Notícias

Missa-Solene-de-Encerramento-do-Ano-Jubilar-na-Igreja-Matriz

Antes de mais nada, voltemo-nos ao passado, antes da criação da paróquia, e vamos saborear um pouco da história e da caminhada de fé desta comunidade.

– “Pré-história” do Jubileu

Desde a fundação da Colônia Militar do Chopim, em 27 de dezembro de 1882 até 05 de fevereiro, não se tem nenhum relato sobre o movimento religioso ou vida de fé desta Colônia.

– De 1910 a 1912

“Com a emancipação, extinção e retirada dos Militares, provavelmente entre  1910 a1912, a Colônia foi definhando cada vez mais. As casas, como também a capela viraram taperas” (relato de Frei Everaldo) e a capela virou estrebaria de carneiros (relato do Professor Evilásio).

– Ano de 1933

Frei Plácido Rohef,  OFM, demoliu  a capela velha e construiu uma nova.

– Até o ano 1947

Até o mês de janeiro de 1947, este distrito da Colônia Chopim pertencia  a paróquia de Palmas. Os padres, vindo de Palmas, fizeram todas as viagens a cavalo, visitavam as poucas capelas e celebravam, na maioria das vezes, nas casas das famílias. “Os padres que viajaram, naquele tempo à esta Colônia, foram os seguintes: Pe. Aquiles (do clero diocesano); Frei Solono Chmidt, OFM; Frei Osmundo Kenffer, OFM; Frei Pácido Rohef OFM; Frei Filverio Frecher OFM; Frei Evaldo Bamberg, OFM; Frei Casimiro Vicicenz, OFM e Frei Timóteo Krupp, OFM” (relato de frei Everaldo).

– Ano de 1941

Dom Carlos Eduardo Saboia Bandeira de Melo, em Visita Pastoral,  “Promete a Criação de uma Paróquia em 1941 e que realiza, em parte, em 1948, quando cria o curato São Pedro da Vila Chopim.

– Ano de 1948

Em 24/11/48, Decreto da Criação do Curato São Pedro Apóstolo, desmembrado da Paróquia de Pato Branco e nomeação de Frei Everaldo Allkamper como 1º Reitor do Curato.

– Ano de 1956

Foi criada a Paróquia São Roque de Coronel Vivida, desmembrada do Curato São Pedro Apóstolo da Vila Chopim.

– Ano de 1957

Frei Everaldo, OFM foi transferido e chega Frei Vito Berscheid, OFM. “Ao caro Frei Everaldo que durante dezessete anos trabalhou abnegadamente neste canto e aqui sacrificou o melhor de sua vida em prol das almas, os nossos sinceros agradecimentos” (relato de Frei Vito Berscheid, OFM).

Neste mesmo ano , Frei Vito Berscheid, OFM, assume o curato. “O nosso primeiro cuidado foi continuar a construção do colégio iniciado por Frei Everaldo. O problema número um neste curato é: Educar e instruir a sociedade, tanto mais ainda porque as escolas neste município se encontram ainda numa fase bastante primitiva. Em diversas capelas, por falta de escolas, são instruídas as crianças” (Frei Vito Berscheid, OFM em 1957).

Desde a chegada até 2012,  sempre estivemos atuando diretamente na Educação. Neste ano de 2013, continuamos atuando de maneira indireta, através do trabalho com jovens e adolescentes do Projovem e da pastoral da educação.

– Ano de 1959

Foi criada a Paróquia São João Batista, na Vila São João, desmembrada do Curato São Pedro Apóstolo de Chopinzinho.

Ano de 1963

No dia 1º de maio foi Instituída (criada) a Paróquia de Chopinzinho. O Curato São Pedro Apóstolo passa a Ser Paróquia São Francisco de Assis em homenagem aos 60 anos de presença dos frades menores na Prelazia/Diocese de Palmas (desde 03 de Maio 1903).

No dia 29 de Junho, deste mesmo ano, em missa solene, foi instalada a Paróquia e tomada de posse do primeiro pároco que foi Frei Vito Berscheid, OFM.

– De 1963 a 2013 – Párocos

Enumeramos aqui os párocos que prestaram seu serviço nessa paróquia: Frei Vito Berscheid, Frei Olivo Marafom, Frei Valdemir Pedro Resmini, Frei Jorge Schafaschek, Frei José Idair (1ª vez), Frei Pedro da Silva, Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa, Frei Mário José Knapik, Frei Marcelo Paulo Romani e Frei José Idair (2ª vez – atual). O número total de frades que prestaram serviços nesta paróquia/fraternidade foi um total de 32 frades.

– Missões Populares

Presença de missionários em nossa paróquia:

* 1951- Missões Populares com o Frei Cipriano, Capuchinho do Rio Grande do Sul.

* 1965 – Missões Populares com Padres Redentoristas.

* 1987 – Missões com os Frades da nossa  Província.

* 2000 – Missões com os Leigos da paróquia.

* 2003 – Missões com o Frades Capuchinos.

* 2008  – novamente com os Leigos da paróquia.

– Irmãs Franciscanas de Siessen

Destacamos o trabalho incansável das irmãs que chegaram aqui em janeiro de 1956 e ficaram até 2006, trabalhando na educação, na formação de lideranças, na coordenação das pastorais, nas visitas as famílias e comunidades. Quando aqui chegaram e foram apresentadas a comunidade e Frei Everaldo exclamou: “Agora, Senhor podeis levar-me porque consegui o que vos pedi”.

– Os leigos (lideranças)

Ao longo destes cinquenta anos, os leigos, fizeram bonitas experiências de participação nas decisões e na condução da paróquia e de suas comunidades, assumindo coordenações e compromentendo-se na sua manutenção.  Destacamos as experiências de assembleias, conselhos e coordenações em nível paroquial e das comunidades.

Religiosos (as) e Padres, filhos (as) de Chopinzinho

Não podemos esquecer os filhos que as famílias de Chopinzinho ofereceram a Deus e que estão a serviço do Reino: Frei Ângelo Vanazzi, OFM; Frei Atílio Dalla Costa Battistuz, OFM; Frei Osmar Dalazen, OFM; Pe. Franco Somensi (Cavanes), Pe. Claiton Boschi, (Diocesano). Além de sacerdotes e religiosos, Chopinzinho ofereceu à Igreja muitas irmãs religiosas :

a) Irmãs Franciscanas de Siessen: Ir. Irene Duarte, Ir. Maria do Carmo Duarte (+), Ir. Marines de Paula (Neusa), e Irmã Inês Maria Wilmsen.

b) Irmãs de Outras congregações: Irmã Jorney Schneider, Irmã Rita Schneider e Irmã Iris Riedi.

– Mensagem de Abertura do Ano Jubilar (Frei José Idair, OFM – Pároco)

 Ano da Fé e a Graça do Jubileu dos 50 anos de Vida e Missão: Caríssimos irmãos e Irmãs, este ano de 2013 coincide com o Ano da Fé, já em curso (11/10/12 – 24/11/13) publicado pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, com o intuito de “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar, com evidência maior, a alegria e o renovado entusiasmo do encontro com Cristo” (CA/PF 2). Este ano, no entender do Santo Padre, pode nos ajudar “a readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus, transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da vida, oferecidos como sustento de quantos são discípulos de Jesus Cristo” (CA/PF 3).

Para nós da Paróquia São Francisco de Assis de Chopinzinho, em 2013 nos é dado a graça de Celebrar o Ano Santo do Jubileu dos 50 anos da Criação e Instalação da nossa paróquia. São 50 anos de vida e de missão…  Então, 2013 será para  nós, Povo de Deus, com seus pastores e lideranças, um ano para “olhar o passado com gratidão, vivendo o presente com paixão (entusiasmo) e lançando sempre para o futuro um olhar de esperança”. Queremos no mesmo espírito do Grande Jubileu do ano 2000, viver o nosso Jubileu (50 anos de vida e missão) não só como lembrança do passado, mas também como profecia do futuro (CfNMI3). Pois como o profeta Jeremias, somos interpelados, a fazer cessar os lamentos e choros, os prantos e lágrimas dos olhos porque há uma recompensa para o nosso trabalho e uma esperança para o nosso futuro (cf Jr 31,17ª 17); daí a necessidade de colocar marcos ao longo do caminho, fincar algumas estacas para a nossa orientação, sem, contudo descuidar da atenção ao caminho que já foi percorrido (Cf. Jr 31, 21). Feliz Ano Jubilar!

– Ano Jubilar, início na Festa de São Francisco de 2012

O Jubileu dos 50 anos da Criação e da Instalação da paróquia São Francisco de Assis, em Chopinzinho, PR, teve sua abertura em 2012, na Festa de São Francisco de Assis.  Em abril de 2013 ouve Trídio de abertura, na Matriz nos dias 20 e 28 de abril e nos dias 4 e 5 de maio. No dia 1º de maio, nos 13 setores da paróquia, houve celebração Eucarística, no mesmo horário, em Ação de Graças, pelo decreto de criação da paróquia. Neste dia a paróquia contou com frades e padres da região para as celebrações. A tradicional festa da paróquia acontece no mês de maio. Durante o mês de setembro, especialmente na cidade, várias imagens de São Francisco, a cada dia, conduzidas pelos Ministros Extraordinários da Eucaristia, visitavam as casas comercias. Foi um tempo forte de orações e bênção. Todos os eventos que aconteceram durante o Ano foram relacionados com os 50 anos de vida e missão desta paróquia. Mas os festejos não pararam por ali. Foi lançada uma Bíblia com capa comemorativa ao Jubileu, com fotos da matriz, uma mensagem jubilar do pároco Frei José Idair, OFM, fotografias dos 32 frades que já trabalharam e que ainda trabalham na paróquia bem como o nome das 54 comunidades que compõe a paróquia. Além da Bíblia, também pesonalizados,  conceccionou-se o Calendário do Dízimo, a Folhinha do S. C. De Jesus e um adesivo automotivo.

O jubileu trouxe benefícios para a paróquia com reforma da secretaria paroquial e pintura do grande salão e outras melhorias, bem como a reforma da residência dos frades.

– Hino do Cinquentenário(Letra e música de Jennefer Beck)

1. Nossa igreja que  outrora  curato;  Viu  nascer  uma igreja de irmãos;

Que paróquia  tornou- se de fato; Nos convida a  fazer comunhão.

Ref.: Nós cantamos com grande alegria; E a Deus  gratidão  ofertamos;

Nós louvamos  por todos que um dia; Construíram  estes cinquenta  anos.

Nós cantamos com grande alegria; E hoje o céu está  mais  feliz;

Pelos que doaram suas vidas; Como  o  pai  São Francisco de Assis.

2. Anunciar o  Evangelho  é missão; E faz parte  de cinquenta  anos;

Anunciar  Jesus  Cristo  ao irmão; Somos  gratos aos freis franciscanos.

3. Da semente  que  aqui  foi  plantada; Ensinar  e  educar foi   um  marco;

Às irmãs franciscanas  amadas; Recebei   nosso  muito  obrigado.

4. Foram lutas conquistas, vitórias; Quantas  graças  Deus nos concedeu.

Hoje cinquenta   anos de  história; Comemoremos  nosso  jubileu.

5. Por todos os leigos de fé; Que festejam  aqui  ou  no céu;

Que  ao  trabalho  puseram-se  em pé; Deus compense ó povo  fiel.

– Ano Jubilar, encerramento na Festa de São Francisco de 2013

Festa de São Francisco de Assis, neste ano, teve um sabor todo especial. Diríamos um “sabor jubilar”. O Tríduo de encerramento iniciou-se no dia 30 de setembro, primeiro dia, teve como enfoque São Francisco e a Juventude. No dia 1º de outubro foi abordado o tema São Francisco e a Paróquia Renovada e, no 3º dia do Tríduo São Francisco e a Nova Evangelização. Na celebração do terceiro dia do Tríduo, foi feita uma singela e merecida homenagem ao Frei João Spohn, OFM, pois dos 50 anos de criação da paróquia, ele dedicou 47 anos de sua vida. Frei João recebeu homenagens, presentes, e muitos abraços, especialmente da família da Jennefer Beck outora do hino do Jubileu.

Durante os dias do Tríduo, toda a comunidade paroquial estava envolvida e, de modo especial as lideranças, os jovens, os colégios, crianças da catequese e suas famílias. No dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, foram celebradas duas missas solenes, às 8h e às 19h, em honra do Padroeiro da paróquia e que, também, marcaram o encerramento do Ano Jubilar. Durante o dia houve exposição e bênção do Santíssimo. O almoço comemorativo aconteceu no centro comunitário e foi muito concorrido. Percebeu-se que toda essa movimentação resultou numa maior participação de todos. Deus seja louvado pela paróquia com suas comunidades. “Entre as comunidades eclesiais, nas quais vivem e se formam os discípulos missionários de Jesus Cristo, sobressaem as paróquias” (doc Aparecida nº 170).

– Mensagem de encerramento do Ano Jubilar (Frei José Idair, OFM – Pároco)

Gostaria, em nome de todos de encerrar este ano Jubilar entregando esta paróquia, com suas 54 comunidades, à bondade de nosso Deus que se revela em nosso Senhor Jesus Cristo. Que nossas comunidades sejam comunidades de discípulos e missionários de Jesus Cristo! Que nossas pastorais, movimentos e serviços sejam espaços de encontro com Ele e de serviço a Ele! Que sua presença acompanhe a nossa vida e toda a nossa missão.

Com este gesto, pomos ante seus olhos todos os frades, as religosas que por aqui passaram; todos os leigos que participam da vida e da missão desta igreja. Todas as familias, também os doentes e os idosos impedidos de participar. Cada um que está aqui nesta Igreja: os ministros, nossas catequistas, nossos coordenadores de pastorais e movimentos, os conselheiros e todos os homens e mulheres de boa vontade. Muito obrigado a todos. Deus vos abençoe, paz e bem”!

A Ano Jubilar despetou  uma alegria muito grande nos irmãs e irmãs  e um amor corresponsável pela Igreja. Além das atividades já realizadas, o Ano Jubiloar inspirou a comunidade a montar uma Exposição de Presépios que será inaugurada no início do Advento, com 31 presépios. Os gurpos, as pastorais e os movimentos da paróquia São Francisco de Assis exercitarão sua arte e criatividade na montagem da exposição. 

Frei Vitalino Piaia